A carregar...
9 resultados
Resultados da pesquisa
A mostrar 1 - 9 de 9
- Impacto da pandemia COVID-19 na qualidade de imagem na radiografia do tórax em Unidade de Cuidados IntensivosPublication . Freitas, Davide; Silva, Cristiana; Pereira, José ManuelA imagem nas Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) desempenha um papel crucial na assistência ao paciente, sendo a radiografia ao tórax o exame mais requisitado aos pacientes COVID-19 em contexto de UCI. O elevado risco de exposição ao vírus poderá influenciar a qualidade de execução dos exames. O objetivo deste estudo é comparar o cumprimento dos critérios de boa realização em radiografia do tórax em UCI, antes e durante a fase crítica da pandemia COVID-19. Avaliaram-se 32 imagens, 16 realizadas antes da pandemia e 16 a doentes COVID-19, de acordo com uma escala de 8 itens, com pontuação entre 8 e 25 pontos, inversamente proporcional ao grau de cumprimento. Não se observaram diferenças significativas ao nível dos valores médios entre os grupos, exceto na presença de artefactos, constatando se que os exames realizados a doentes COVID-19 cumpriram melhor/mais eficazmente este critério. Os resultados sugerem que, apesar do acréscimo de stress derivado à exposição ao novo vírus, se mantém o padrão de qualidade na realização de exames em UCI.
- Ombro dolorosoPublication . Pereira, José Manuel R.Os pacientes recorrem frequentemente às instituições de saúde com queixas de dor e limitação funcional ao nível do ombro, sem traumatismo associado, condição a que se dá o nome de ombro doloroso.
- Estudo de lesões degenerativas e tumoraisPublication . Pereira, José ManuelA região da cintura escapular é das mais afetadas por lesões tumorais musculosqueléticas, só suplantada pela região anatómica que rodeia o joelho. A localização preferencial das lesões tumorais ósseas situa-se ao nível do terço proximal do úmero, observando-se, ainda, cerca de 20% na omoplata e 10% na clavícula.
- Burnout among portuguese radiographers during the COVID-19 pandemicPublication . Pereira, José Manuel; Silva, C.; Freitas, D.; Salgado, A.The COVID-19 pandemic has had a global impact, including in health services, placing health professionals under enormous tension, pressure, and stress. Professionals involved in the care, diagnosis, and treatment of COVID-19-infected patients have been subject to emotional and physical distress that can potentially enhance the development of occupational diseases. The aim of this study was to assess the impact of the COVID-19 pandemic on the incidence of burnout among Portuguese radiographers. This was a cross-sectional, quantitative study. Burnout levels were estimated using the Mas lach Burnout Inventory-Human Services Survey, composed of 22 questions. Specific questions were developed to characterize the socio-demographic situation and the impact of the pandemic on the radiographers. Data were descriptively analyzed and ManneWhitney and KruskaleWallis tests were used for correlation analysis. The study sample comprised 386 radiographers, 68.7% of whom where female and 31.3% male. The mean sample age was 36.3 (±9.1) years. A total of 43.5% and 45.5% of subjects had a high level of emotional exhaustion and depersonalization, respectively, and 59.8% experienced low personal accom plishment. Altogether, 23.3% of study participants were at high risk of burnout in the three dimensions assessed and 77.2% in at least one. Study results showed that radiographers were at high risk of developing burnout in the COVID-19 pandemic setting. Health institutions should actively monitor these professional's mental health and develop restorative strategies that enable their emotional wellbeing, preventing absenteeism and increasing patients' quality of care. Implications for practice: Burnout of health professionals has a strong impact on health services orga nization, resulting in increased absenteeism and error probability, frequent work delays, low productivity and job satisfaction, inter- and intra-professional conflicts, high job turnover, high job quit, and decreased quality of care perceived by users.
- Risco de burnout nos técnicos de radiologia das unidades de saúde do PortoPublication . Silva, Cristiana Alexandra Vieira da; Pereira, José Manuel RodriguesO burnout é descrito como uma síndroma que envolve exaustão emocional, física e mental e que resulta da exposição continuada ao stress laboral. É caracterizada por elevada exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Este estudo procurou avaliar o risco de burnout nos técnicos de radiologia que exercem funções em instituições de saúde da região do Porto, Portugal. Os níveis de burnout foram estimados através do Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey composto por 22 questões. A amostra foi constituída por 122 indivíduos, provenientes de sete instituições de saúde, públicas e privadas, em que 61,5% eram do sexo feminino, com média de idades e desvio-padrão de 38,3 (±9,3) anos. Na análise relacional entre as variáveis sociodemográficas e os resultados do MBI-HSS foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, conforme a percentagem de células com contagem menor que 5 era menor ou maior que 20% para as variáveis qualitativas. Para as variáveis quantitativas realizaram-se os testes ANOVA ou Kruskal-Wallis, conforme a homogeneidade da variância entre grupos. A interpretação dos testes estatísticos correlacionais foi efetuada com base no nível de significância de α=0,05 com intervalo de confiança de 95%. A análise dos níveis das dimensões do burnout revelou valores médios de 21,73 (±11,37) para a exaustão emocional, de 7,42 (±5,40) para a despersonalização e de 32,79 (±8,46) para a realização pessoal, o que se coaduna com níveis moderados para as duas primeiras dimensões e baixos para a última. Deste grupo de técnicos, 39,3% e 29,5% exibem elevados níveis de exaustão emocional e despersonalização, respetivamente. A baixa realização pessoal é experienciada por 48,4% dos inquiridos. As mulheres são mais afetadas pela exaustão emocional (51%), bem como os profissionais com tempo na função entre os 11 e os 30 anos. Em serviços compostos por 20 a 40 técnicos observa-se um nível mais elevado de exaustão emocional (63%). A maioria dos inquiridos afirma que o trabalho afeta a sua autoestima, vida familiar e social, nomeadamente de forma negativa, o que posteriormente se relaciona com alguns valores elevados de exaustão emocional e despersonalização e baixos de realização pessoal. A ocorrência de burnout nos técnicos de radiologia é relevante e estes resultados alertam para a necessidade de intervir no sentido de melhorar as condições de trabalho, formação contínua e implementação de medidas de suporte emocional dos profissionais de saúde, de forma a garantir a qualidade do serviço prestado aos utentes e o bem-estar pessoal destes profissionais.
- Análise da influência do apoio podálico em radiografias de face dos joelhos em cargaPublication . Silva, Sandra; Pereira, José ManuelIntrodução – A articulação do joelho é das mais complexas do corpo humano e das mais afetadas pela osteoartrose uma vez que sustenta a maior parte do peso corporal. As alterações do alinhamento dos seus componentes podem conduzir ao desequilíbrio biomecânico e promover a redução do espaço articular. Apesar de outras modalidades de imagem serem utilizadas, neste contexto a radiologia convencional constitui, ainda, um instrumento indispensável na avaliação imagiológica do joelho. Contudo, não é consensual qual o protocolo mais adequado para a sua avaliação. Objetivos – O objetivo principal deste estudo centrou-se na análise da influência do apoio podálico, bi ou mono, na imagem radiográfica resultante da incidência de face do joelho em carga. Material e métodos – Realizou-se um estudo institucional, observacional, transversal e retrospetivo, incidindo sobre indivíduos, adultos, submetidos a um exame radiográfico de face dos joelhos em carga, com apoio bipodálico e monopodálico no mesmo episódio de exame. Foram aplicadas técnicas de medição do espaço articular e do ângulo femorotibial em todas as imagens recolhidas e comparadas as medições entre as imagens com apoio monopodálico e bipodálico. Resultados – A amostra foi composta por 30 indivíduos (63,3% do género feminino) com uma média de idades de 60,9 anos (±10,4 anos). A partir desta amostra foram constituídos dois grupos, um composto pelos joelhos direitos (n=21) e o outro pelos joelhos esquerdos (n=27). O espaço articular do compartimento medial apresentou-se como o mais diminuído em ambos os grupos. Comparando as médias das medições do espaço articular nas imagens adquiridas com apoio monopodálico e bipodálico observaram-se diferenças com significância estatística quer no joelho direito (p<0,001) quer no esquerdo (p<0,001). Observaram-se ainda diferenças na amplitude do ângulo femorotibial entre as imagens com apoio mono e bipodálico. Conclusão – Os resultados obtidos apontam para que a incidência de face em carga do joelho realizada com apoio monopodálico promove uma redução do espaço articular do compartimento afetado e, consequentemente, o aumento do espaço articular do compartimento contralateral.
- Controlo radiográfico de dispositivos médicos em neonatologiaPublication . Reis, Raquel; Rebelo, Sofia; Pereira, José Manuel; Pereira, José ManuelA gestão clínica dos recém-nascidos nas unidades de cuidados intensivos neonatais implica a colocação de diversos dispositivos médicos invasivos que necessitam de controlo radiográfico. O principal objetivo deste trabalho consistiu em realizar uma revisão narrativa sobre as boas práticas a adotar na aquisição de imagens radiográficas, em unidades de cuidados intensivos neonatais, para o controlo de dispositivos médicos de acordo com a literatura publicada e a experiência dos autores. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura. Recorreu-se às bases de dados científicas PubMed; Science Direct; Google Scholar e Portal RCAAP, para a recolha de documentos de análise. Foram, ainda, consultados livros das coleções particulares dos autores. A revisão narrativa incidiu sobre 39 documentos, dos quais 26 artigos científicos, quatro guidelines/consensos/recomendações e nove livros/capítulos de livro. A colocação de cateteres intravasculares, sondas nasogástricas e tubos endotraqueais são procedimentos interventivos habitualmente utilizados na prestação de cuidados a recém-nascidos prematuros internados nas unidades de cuidados intensivos neonatais. O posicionamento preciso destes dispositivos é essencial e a radiografia do tórax e abdómen desempenha um papel de extrema relevância no controlo e monitorização da colocação destes dispositivos. Os desafios técnicos inerentes à realização destes exames radiográficos assumem uma exigência suplementar atendendo aos ajustes ao posicionamento e parâmetros de exposição em relação à população adulta. Os parâmetros de aquisição, bem como o pós-processamento da imagem, deverão ser otimizados de forma a permitirem visualizar o trajeto dos dispositivos médicos em toda a sua extensão e demonstrarem inequivocamente a posição da sua extremidade distal. Ao mesmo tempo a imagem terá de apresentar leitura anatómica suficiente para a monitorização de eventuais lesões iatrogénicas. O célere reconhecimento radiográfico de dispositivos incorretamente colocados, assim como, as complicações que podem originar, é essencial para uma rápida intervenção que permita a prevenção do agravamento do estado clínico do recém-nascido.
- Análise de repetição de exames em radiologia convencionalPublication . Freitas, Artur; Pereira, José Manuel; Pereira, José ManuelA Radiologia Convencional é o método de primeira linha no diagnóstico de diversas patologias e avaliação da anatomia. A repetição de exames relaciona-se com o não cumprimento de critérios de boa realização que resultem em ausência/insuficiência de valor diagnóstico. A diminuição da taxa de repetição representa um fator importante na área da radiologia e da saúde comunitária, contribuindo para a diminuição da dose recebida pelos doentes e profissionais de saúde. O objetivo principal deste estudo foi determinar os exames de radiologia convencional mais suscetíveis de serem repetidos pelos técnicos de radiologia, e causas associadas. Realizou-se um estudo analítico, observacional e transversal. Os dados foram colhidos através da aplicação online de um inquérito por questionário aos participantes no estudo. A população em estudo consistiu em técnicos de radiologia portugueses, licenciados em radiologia ou imagem médica e radioterapia, a exercer funções em Portugal ou no estrangeiro. Para o estudo de associações entre variáveis, utilizaram-se os testes estatísticos de Correlação de Pearson e Qui-quadrado da independência. A amostra foi constituída por 228 participantes, dos quais 176 (77,2%) do sexo feminino, com média de idade de 33.93 (±10.37) anos e tempo médio de experiência profissional de 10.58 (±10.34) anos. O exame ao joelho (61%) foi considerado pelos participantes como o mais provável de ser repetido, seguido do tórax (29.4%) e ombro (24.6%). Os participantes apontaram como erro técnico mais comum o posicionamento incorreto, sendo a não colaboração do doente, o principal fator preditor de erro técnico. Observou-se uma correlação negativa de fraca amplitude entre o tempo de experiência dos profissionais e a frequência com que repetem exames radiológicos. Os exames realizados ao joelho, ombro e tórax, são aqueles que apresentam maior taxa de repetição, sendo o erro mais comum o posicionamento incorreto do doente. O fator que mais contribui para o erro é a não colaboração do doente. Os participantes realçam a necessidade do desenvolvimento de programas de formação contínua e a introdução de pequenas pausas durante os turnos.
- Contributo para o estabelecimento de níveis de referência de diagnóstico em eletrofisiologia de intervenção: estudo de um centro em PortugalPublication . Videira, Sara; Pereira, José Manuel; Pereira, José ManuelA maioria dos procedimentos eletrofisiologia de intervenção necessitam de fluoroscopia expondo à radiação ionizante todos os intervenientes. O recurso a níveis de referência de diagnóstico (NRD) pode ser uma ferramenta profícua para promover a otimização de dose. O principal objetivo deste estudo consistiu em investigar as doses de exposição, determinando os NRD.
