Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-20"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Investigação clínica – Aspectos globaisPublication . Adubeiro, NunoO campo da investigação na saúde é inerentemente uma área de extrema compexidade, com muitas particularidades, mas cujo aporte é fulcral pra que se possam tomar decisões baseadas na evidência.
- Editorial: Biomass, Bioenergy and Biofuels for Circular BioeconomyPublication . Caetano, Nídia S.; Xu, Suyun; Banu, Jeyakumar Rajesh; Sani, Rajesh K.; Karthikeyan, Obulisamy ParthibaThe huge demand for energy and products, mostly based on fossil fuels, have caused severe environmental impacts, that are based on pollution, greenhouse gas (GHG) emissions, and finally of climate changes. While energy can be supplied from different renewable sources, such as solar, wind or hydro energy, they are intrinsically impossible or hard to control, or dependent on climatic conditions that are becoming more and more unpredictable. In this context, biomass has come, once more, as one of the potential solutions to add to the renewable energy mix.
- Combining lean and green practices to achieve a superior performance: The contribution for a sustainable development and competitiveness—An empirical study on the Portuguese contextPublication . Teixeira, Pedro; Coelho, Arnaldo; Fontoura, Pedro; Sá, José Carlos; Silva, Francisco J. G.; Santos, Gilberto; Pinto Ferreira, LuísThis research assesses the lean and green (LG) practices' impact on the competitive advantage (CA) of organizations, through sustainable performance, considering lean maturity as the moderator. A structured questionnaire was used to collect data from a cross-sectional sample of 261 companies operating in Portugal. Hypotheses are tested through structural equation modeling and multigroup analysis to examine the lean maturity moderating role. Results demonstrate a positive impact of LG practices on sustainable development and that their three dimensions of CA, with lean maturity boosting most relationships. This research highlights the impact of LG practices on organization's competitiveness and helps them underpin the importance these practices when comes to enhance their sustainable performance and their CA with help of environmental policy and also stakeholder engagement. Future studies should address these relationships upon a specific dimension, namely the correlation between environmental performance and CA, as it was not dealt in this study.
- Controlo radiográfico de dispositivos médicos em neonatologiaPublication . Reis, Raquel; Rebelo, Sofia; Pereira, José Manuel; Pereira, José ManuelA gestão clínica dos recém-nascidos nas unidades de cuidados intensivos neonatais implica a colocação de diversos dispositivos médicos invasivos que necessitam de controlo radiográfico. O principal objetivo deste trabalho consistiu em realizar uma revisão narrativa sobre as boas práticas a adotar na aquisição de imagens radiográficas, em unidades de cuidados intensivos neonatais, para o controlo de dispositivos médicos de acordo com a literatura publicada e a experiência dos autores. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura. Recorreu-se às bases de dados científicas PubMed; Science Direct; Google Scholar e Portal RCAAP, para a recolha de documentos de análise. Foram, ainda, consultados livros das coleções particulares dos autores. A revisão narrativa incidiu sobre 39 documentos, dos quais 26 artigos científicos, quatro guidelines/consensos/recomendações e nove livros/capítulos de livro. A colocação de cateteres intravasculares, sondas nasogástricas e tubos endotraqueais são procedimentos interventivos habitualmente utilizados na prestação de cuidados a recém-nascidos prematuros internados nas unidades de cuidados intensivos neonatais. O posicionamento preciso destes dispositivos é essencial e a radiografia do tórax e abdómen desempenha um papel de extrema relevância no controlo e monitorização da colocação destes dispositivos. Os desafios técnicos inerentes à realização destes exames radiográficos assumem uma exigência suplementar atendendo aos ajustes ao posicionamento e parâmetros de exposição em relação à população adulta. Os parâmetros de aquisição, bem como o pós-processamento da imagem, deverão ser otimizados de forma a permitirem visualizar o trajeto dos dispositivos médicos em toda a sua extensão e demonstrarem inequivocamente a posição da sua extremidade distal. Ao mesmo tempo a imagem terá de apresentar leitura anatómica suficiente para a monitorização de eventuais lesões iatrogénicas. O célere reconhecimento radiográfico de dispositivos incorretamente colocados, assim como, as complicações que podem originar, é essencial para uma rápida intervenção que permita a prevenção do agravamento do estado clínico do recém-nascido.
- Análise de repetição de exames em radiologia convencionalPublication . Freitas, Artur; Pereira, José Manuel; Pereira, José ManuelA Radiologia Convencional é o método de primeira linha no diagnóstico de diversas patologias e avaliação da anatomia. A repetição de exames relaciona-se com o não cumprimento de critérios de boa realização que resultem em ausência/insuficiência de valor diagnóstico. A diminuição da taxa de repetição representa um fator importante na área da radiologia e da saúde comunitária, contribuindo para a diminuição da dose recebida pelos doentes e profissionais de saúde. O objetivo principal deste estudo foi determinar os exames de radiologia convencional mais suscetíveis de serem repetidos pelos técnicos de radiologia, e causas associadas. Realizou-se um estudo analítico, observacional e transversal. Os dados foram colhidos através da aplicação online de um inquérito por questionário aos participantes no estudo. A população em estudo consistiu em técnicos de radiologia portugueses, licenciados em radiologia ou imagem médica e radioterapia, a exercer funções em Portugal ou no estrangeiro. Para o estudo de associações entre variáveis, utilizaram-se os testes estatísticos de Correlação de Pearson e Qui-quadrado da independência. A amostra foi constituída por 228 participantes, dos quais 176 (77,2%) do sexo feminino, com média de idade de 33.93 (±10.37) anos e tempo médio de experiência profissional de 10.58 (±10.34) anos. O exame ao joelho (61%) foi considerado pelos participantes como o mais provável de ser repetido, seguido do tórax (29.4%) e ombro (24.6%). Os participantes apontaram como erro técnico mais comum o posicionamento incorreto, sendo a não colaboração do doente, o principal fator preditor de erro técnico. Observou-se uma correlação negativa de fraca amplitude entre o tempo de experiência dos profissionais e a frequência com que repetem exames radiológicos. Os exames realizados ao joelho, ombro e tórax, são aqueles que apresentam maior taxa de repetição, sendo o erro mais comum o posicionamento incorreto do doente. O fator que mais contribui para o erro é a não colaboração do doente. Os participantes realçam a necessidade do desenvolvimento de programas de formação contínua e a introdução de pequenas pausas durante os turnos.