Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Contribuição da ISO 9001: 2000 na Criação e Implementação de Quantificadores de Desempenho para as Pequenas e Médias Empresas
    Publication . Ávila, Paulo; Putnik, Goran; Lopes, Manuel; Afonso Fernandes, António; Cavaco, Ismael
    A maioria das pequenas e médias empresas não têm ou não possuem adequadas medidas de desempenho para se auto-avaliarem. Com certeza que valores relacionados com alguns parâmetros contabilísticos normalmente são conhecidos, e.g., volume de faturação, resultado líquido, etc. Contudo, nos nossos dias não bastam apenas esses parâmetros e o empresário deve perceber que os desempenhos financeiros dependem de outras medidas de desempenho, i.e., os primeiros são consequência dos segundos. Com a implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ), segundo a norma NP EN ISO 9001: 2000, nas pequenas e médias empresas, pensamos que é uma importante oportunidade para perceber, criar e implementar medidas de desempenho, de forma racional e com acréscimo de valor ou de importância para a empresa. Isto significa, a criação de medidas de desempenho que podem ser úteis e não para criar mais “papeis” que nunca serão utilizados no quotidiano da empresa, e que nalguns casos, apenas servem para impressionar os auditores da qualidade ou para decorar as paredes da empresa. A oportunidade criada com a implementação da norma ISO 9001: 2000 ocorre da necessidade de implementar o SGQ inserido no contexto duma estrutura de processos que interagem entre si (através de entradas e saídas de cada processo) e com o exterior (clientes e fornecedores) e que descrevem as principais atividades no seio da empresa que são importantes para assegurar a qualidade do sistema. Para cada um dos processos pertencentes ao SGQ é necessário, entre outros requisitos da norma, descrever os seus mecanismos de controlo, i.e., as suas medidas de desempenho. A descrição dessas medidas de desempenho, que ficam a cargo de cada empresa, são de crucial importância para a aplicação do círculo de Deming (plan do check act – PDCA), quer no seio de cada processo quer para o todo do SGQ implementado dentro da empresa. O propósito deste artigo passa primeiro por chamar a atenção das empresas para a oportunidade de definirem medidas de desempenho úteis aquando da implementação dum SGQ. Em segundo, mostraremos um conjunto de processos tipo para pequenas e médias empresas da indústria metalomecânica e para cada processo definiremos algumas das medidas de desempenho que poderão ser utilizadas pelas mesmas, para quantificarem o desempenho de cada processo e simultaneamente do todo da empresa.
  • Planeamento e contolo da produção: uma visão integrada
    Publication . Ávila, Paulo; Bastos, João; Cavaco, Ismael
    Este livro é o resultado do arranjo e compilação de textos didáticos produzidos ou adaptados pelos seus autores para apoio a unidades curriculares dos mestrados em Engenharia Mecânica - Gestão Industrial e Engenharia Eletrotécnica e Computadores – Sistemas de Planeamento Industrial, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto. Esses textos foram revistos e reorganizados, com vista, não só a manterem a função original de ajuda à formação de estudantes afetos a esta área do conhecimento, como também a constituírem uma referência de conhecimentos para quem deseje iniciar-se nestes temas; procuram ainda ser uma base de consulta e informação para engenheiros ou outros profissionais com funções na gestão da produção. O livro percorre os marcos mais significativos da trajetória histórica da gestão da produção, com particular foco no planeamento e controlo da produção, procurando interpretar e tornar compreensível a sua evolução, e relevando, sempre que oportuno, a influência da tecnologia nos modelos de gestão, e sua interligação. Começa por uma referência à tipologia dos sistemas de produção no capítulo I e aborda, no capítulo II, as principais funções do planeamento, programação e controlo da produção em contexto MRP, normalmente considerada uma visão mais clássica do tema. Outras duas aproximações com expressividade, a Teoria das Restrições e o JIT/Lean, são abordadas nos capítulos III e IV respetivamente. No capítulo V, o livro finaliza o seu conteúdo com uma breve referência a sistemas de informação empresariais, particularmente vocacionados para contextos de produção. Os autores expressam o seu agradecimento a todos os colegas, alunos e editor, que, com os seus contributos, permitiram chegar ao documento que agora disponibilizamos. Esperamos que lhe seja útil, prezado leitor, que suscite em si a mesma satisfação que o seu longo processo de compilação nos proporcionou, e que possa vir a ser, em próxima revisão, enriquecido com as valiosas críticas, sempre bem-vindas, que haja por bem dedicar-lhe.
  • Metodologia de Análise do Fluxo de Processo e sua Aplicação
    Publication . Ávila, Paulo; Cavaco, Ismael; Fernandes, A.Afonso; Ferreira, António
    A metodologia abrangente de analise do fluxo de processo que se pretende apresentar em IDEFo, pretende contribuir para uma sequênciação lógica e eficiente do estudo do fluxo do processo, podendo ser aplicada a qualquer tipo de sistema de produção. O presente trabalho contempla a sua aplicação parcial ao estudo dum sistema de produção real do tipo multi-produto com procura constante.