Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Para uma caracterização de formas de organização e de dispositivos pedagógicos de educação e formação de adultos
    Publication . Rothes, Luís; Marques Da Silva, Olivia; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia; Rocha, Maria
    Este livro que agora se publica resulta de trabalhos de investigação conduzidos em Portugal, a partir de 1997, sobre iniciativas de educação de adultos., de tipo não escolar. realizadas em contextos não associativos.
  • Reconhecer e validar para incluir
    Publication . Rothes, Luís
    The New Opportunities Center (NOC), of the Center for integrated Education and Vocational Training, involve, in their work, many adults with intellectual disabilities and developed, with the Oporto School of Education, an action research project, wich took major concerns for reflection, training and monitoring of educative practices. Thus, through a consistent process of reviewing the work done, we had the opportunity to reflect on the practices of recognition and validation of competences acquired by adults throughout their lives, especially considering the demands and challenges faced by the NOC that are involving people with limited cognitive functioning.
  • Educação/Formação e Cidadania
    Publication . Rothes, Luís
    A educação de adultos vem assumindo, também em Portugal, uma crescente centralidade nos debates técnicos e políticos sobre a educação. A consciência crescente do papel do conhecimento como factor de desenvolvimento económico e da necessidade de valorizar a relação entre educação e cidadania tem contribuído para afirmar o carácter indissociável dos processos de educação de adultos e dos de desenvolvimento e democratização. A produção e distribuição mais equitativa de recursos, o alargamento da participação na vida cívica e política, a construção de uma sociedade inclusiva, a valorização da diversidade cultural passam, assim, a estar no cerne das preocupações educativas.
  • Um Século em Histórias
    Publication . Rothes, Luís; Marinho, António; Cardoso, Fernando
    Um século em Histórias
  • "Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina": perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar
    Publication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro; Rothes, Luís; Diogo, Fernando
    A educação e formação de adultos não se restringe, hoje, a práticas educativas que se definem por relação a um qualquer sistema escolar (ou profissional). Ainda assim, e sendo a aprendizagem transversal às várias dimensões da vida humana e passível de acontecer em distintos contextos sociais, é legítimo que se questionem, por via de um inquérito, 32 adultos analfabetos ou com baixos índices de literacia sobre a perspectiva que perfilham quanto à organização escolar. Porque alguns deles experienciaram essa realidade e precocemente a abandonaram, porque outros têm familiares mais novos a frequentarem a escola, porque todos vivem num espaço/tempo onde tal instituição detém um papel de realce para cada um e para a comunidade. Além disso, com recurso à associação de palavras ou a respostas relativamente breves a partir de questões específicas, torna-se possível ler as representações construídas face ao assunto em discussão –o significado e importância da escola–, por indivíduos com idades compreendidas entre os 28 e os 69 anos, assumindo que as suas dificuldades de literacia serão mais um problema social do que uma deficiência individual.
  • A promoção de competências de literacia de adultos em Portugal: fatores críticos de sucesso analisados à luz de iniciativas locais
    Publication . Queirós, João Pedro; Rothes, Luís; Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
    Competências de literacia de adultos em Portugal. Consideram-se elementos decorrentes da análise extensiva de tendências e necessidades observáveis neste âmbito no país, bem como informações recolhidas junto de protagonistas do campo da educação e formação de adultos implicados no desenvolvimento de iniciativas locais de alfabetização de pessoas adultas e de promoção de competências de literacia e outras competências essenciais para a vida. A síntese de resultados proposta foca, por um lado, as principais limitações e constrangimentos colocados atualmente ao desenvolvimento e sustentabilidade deste tipo de iniciativas e, por outro lado, os fatores que tipicamente são apresentados como cruciais para a criação, consolidação e sucesso das mesmas (Rothes, Queirós, & Moreira, 2019). Através do detalhe analítico proporcionado pela exploração de um conjunto de ações atualmente em curso na Área Metropolitana do Porto, esta comunicação destaca a centralidade de dimensões como as que se referem à vinculação ao território e à implantação e articulação local; à adequação, inovação e flexibilidade das estratégias educativas e princípios metodológicos adotados; à preparação, estabilidade e caráter multidisciplinar das equipas formativas mobilizadas; e ao enquadramento macropolítico, institucional e financeiro indispensável à consolidação e garantia da sustentabilidade destes projetos locais (Rothes, 2019; Rothes, Queirós, & Moreira, 2019; Pinheiro e Queirós, 2018).