Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAMPublication . Dos Santos Dos Santos, José Manuel; Silveira, Astrigilda; Trocado, AlexandreNo sentido se implementar uma abordagem STEAM incluindo o uso da tecnologia, nomeadamente o uso do software de matemática interativa o GeoGebra, nas aulas de matemática, no espaço lusófono, foram concebidos os materiais que aqui se apresentam, a implementar numa primeira fase junto dos professores. Posteriormente, com as necessárias adaptações, estas tarefas serãoaplicadas junto dos estudantes. As tarefas abordam situações de modelação, em problemas geométricos a duas e três dimensões, com o intuito de aplicar o software GeoGebra na sua análise de modo a ilustrar as suas capacidades. São utilizadas as diferentes janelas deste software, nomeadamente as janelas 2D e 3D, janela CAS, folha de cálculo e as janelas bidimensionais extra de modo a estudar planos de corte em sólidos e algumas superfícies. As tarefas são apresentadas para que qualquer utilizador, independente do grau de conhecimento que tenha do software, as possa acompanhar, suportando-se em roteiros com algumas indicações das ferramentas e comandos a usar. Pensadas para o ensino e aprendizagem da Matemática, a partir de uma abordagem STEAM, estas tarefas permitem conexões com outras Ciências e as Artes, e propiciam o desenvolvimento de projetos utilizando e consolidação conteúdos matemáticos relevantes. Estas tarefas integram as propostas de atividades dos participantes dos Cursos de Formação de Formadores em GeoGebra para os Países de Língua Oficial Portuguesa, que a partir de 2019 têm incidência na abordagem STEAM. Estes cursos são realizados com o alto patrocínio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dado o interesse que as tarefas tem para os utilizadores do espaço ibérico, bem como a sua disseminação a nível global, os materiais que inicialmente foram elaborados em língua portuguesa serão adaptadas para os falantes de língua castelhana e inglesa.
- Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra PortugalPublication . Dos Santos Dos Santos, José ManuelAtualmente o uso da tecnologia na sala de aula de Matemática ainda constitui um desafio a descobrir e a aprofundar. Assim, é importante continuar a refletir sobre o modo como a integramos para promover uma aprendizagem sólida da Matemática, desenvolvendo competências de literacia computacional, mas simultaneamente promovendo a criatividade, a autonomia individual e a autoregulação das aprendizagens matemáticas. Nos últimos anos o uso do GeoGebra tem ajudado a que a utilização da tecnologia seja uma realidade nas salas de aula numa rede internacional significativa e numa perspetiva inter- disciplinar, especialmente, relacionada com a robótica e com outras áreas criativas, numa abordagem designada por STEAM. Concretamente, este VII Dia do Geogebra está orientado para as exigências curriculares atuais das Aprendizagens Essenciais da Matemática propostas pelo Ministério da Educação, designadamente, o Pensamento Computacional, com a partilha de projetos e experiências investigativas realizadas em sala de aula com o Geogebra, em diferentes níveis de ensino. Para aprofundar este debate contamos ainda com a presença do algebrista Abraham Arcavi, de renome internacional, para refletirmos sobre a importância da Álgebra no desenvolvimento do raciocínio algébrico e do pensamento computacional e compreender, ainda melhor, a opção curricular deste domínio surgir autonomamente, no Ciclo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da Matemática.