Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Políticas de inclusão, permanência e sucesso académico: os casos de Portugal e BrasilPublication . Marinho-Araujo, Claisy; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Caldeira, Amélia(Excerto da introdução) Anualmente aumenta em quantidade e diversidade a população estudantil que frequenta o Ensino Superior (ES) na grande maioria dos países, nomeadamente nos países em processo mais recente de desenvolvimento social e económico. As instituições sociais, e em particular as empresas, requerem quadros profissionais mais capacitados do ponto de vista técnico e científico, assim como um conjunto mais alargado de competências. Jovens e adultos, muitos destes buscando especialização e atualização, sentem o desafio da qualificação como forma de responderem proativamente a estas demandas atuais e futuras da sociedade. Os governos e as instituições são chamados à definição de políticas e implementação de medidas que favoreçam o ingresso, a permanência, a conclusão dos cursos e a empregabilidade dos diplomados. Neste quadro, o ES se caracteriza como um sistema de ensino complexo na sua missão e práticas. (...)