ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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- (Des)igualdades de gênero e(m) reprodução social: atitudes e representações sociais das estudantes do curso Técnico em Estética do PROEJAPublication . Camargo, Daniela; Couto, Ana IsabelA presente pesquisa debruçou-se sobre a temática da reprodução social do machismo e das (des)igualdades de gênero tomando como foco empírico as estudantes do curso Técnico em Estética PROEJA, com as turmas do 1º, 2º e 3º anos, do ano de 2018. No Brasil, os índices de violência contra a mulher são gritantes e assiste-se, na atualidade, a diversas tentativas de retrocessos nos direitos das mulheres brasileiras. Este conjunto de fatores ajudam a explicar a relevância de pesquisas centradas em temáticas da cultura machista, violência e desigualdades de gênero. Os principais objetivos da presente pesquisa foram: (i) mapear as principais representações que as estudantes do curso Técnico em Estética PROEJA têm sobre o machismo, (ii) identificar e caracterizar as situações de machismo vivenciadas pelas estudantes (iii) e identificar as representações sobre os efeitos e consequências do machismo vivenciado e da desigualdade de gênero nos seus quotidianos. Definiu-se uma estratégia metodológica eminentemente qualitativa e eclética que privilegiou os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Para a entrevista, optou-se pela técnica de história oral de vida, tendo como objetivo a narrativa das experiências de vida das estudantes. A análise apontou que as representações foram ancoradas e objetivadas em teorias sociais, morais e biológicas que ainda sustentam os mitos do machismo e da desigualdade de gênero. Também que essas representações estão em constante reelaboração, conforme a vivência de cada mulher.
- Educação de Adultos no Brasil: O caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)Publication . Guasso, Laura Zucuni; Silva, Ana Isabel Couto daEsta dissertação enquadra-se na linha de pesquisa Educação e Formação de Adultos, do Instituto Politécnico do Porto. Pretende-se analisar a inserção dos egressos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) lecionados no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no mercado de trabalho, bem como as contribuições dessa formação em seus trajetos profissionais e pessoais. O Pronatec foi criado em 2011, tendo como principais objetivos a expansão, a democratização e a interiorização da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Desde a sua implementação, o IFFar dedicou-se ao bom desempenho do programa, investindo e buscando o êxito dos alunos nos cursos. Contudo, não existe um acompanhamento do programa que permita auscultar as contribuições do Pronatec nas trajetórias profissionais e pessoais dos seus egressos. Dessa forma, esta pesquisa pretende colmatar este vazio de conhecimento, tendo como objetivo geral a identificação e compreensão dos principais contributos do programa nas vidas dos egressos. Procurou-se investigar, por meio de pesquisa qualitativa aplicada a um estudo de caso, os benefícios do Pronatec nas trajetórias profissional e pessoal dos egressos, privilegiando-se três dimensões específicas de análise: motivações para a realização dos cursos, percepções individuais em relação ao Pronatec e representações sobre os contributos do programa para a inserção no mercado de trabalho. Para a prossecução de tais objetivos, desenhou-se uma metodologia qualitativa, assente na realização de entrevistas, de cariz semidiretivo, a um conjunto relevante e diversificado de atores-chave do programa, no período de 2014 a 2016, nomeadamente: egressos dos cursos Pronatec do IFFar das modalidades FIC (Formação Inicial e Continuada) e técnico concomitante ao ensino médio (15 entrevistados); professores que lecionaram no programa (10 entrevistados); e coordenadores do Pronatec (5 entrevistados). Na análise e discussão dos resultados, recorre-se à técnica de análise de conteúdo, procurando-se um olhar cruzado e holístico das representações dos atores-chave em relação às dimensões analíticas privilegiadas na pesquisa.
- A perspectiva da educação profissional na fronteira sul do Brasil diante do problema do abandono escolarPublication . Ribeiro, Daniel Delfini; Mendes, Ivaneide Dias PereiraO presente estudo apresenta uma análise do fenômeno da evasão escolar ocorrida na turma do Curso Técnico de Informática binacional do Instituto Federal Farroupilha, ofertado a alunos brasileiros e uruguaios no Centro de Referência de Quaraí/RS, no período compreendido entre 2015 e 2017, na modalidade subsequente. Esta pesquisa justifica-se pela característica singular do tema evasão escolar apresentado nesta instituição, por ter havido a desistência de todos os alunos brasileiros, em contraste com os alunos uruguaios que permaneceram até o término do curso, considerando que foi ofertado o mesmo número de vagas para ambas nacionalidades. Utilizando a metodologia qualitativa, esta pesquisa foi conduzida através de estudo de caso. Entre os instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, consulta bibliográfica e documental. A revisão teórica discutida ao longo deste trabalho delineia-se na compreensão das relações do sujeito adulto, na relação entre o trabalho e a educação técnica binacional na fronteira sul face à evasão escolar. Também discorre sobre as motivações causadoras do fenômeno da evasão, revelando que estas estão direcionadas por questões internas e externas à instituição, em que se destaca o desconhecimento sobre a área de formação, logo, a não identificação do curso, a pouca demanda local na área de formação, a falta de capacitação docente, a localização da instituição e os recursos humanos insuficientes. Considera-se, entretanto, a necessidade de ampliação da discussão sobre o tema apresentado na busca de nortear planos e ações com forte atuação para a permanência e êxito do aluno na educação binacional.
- Representações dos estudantes adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sobre as comunidades indígenas da região sul brasileiraPublication . Philippsen, Débora Cristina Speroni; Queirós, João Pedro LuísO presente estudo teve como propósito investigar a representação dos Estudantes Adultos do IFFar sobre as comunidades indígenas, através da sua auscultação direta e da apreciação da sua interação com os conteúdos curriculares e as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas na Instituição, considerando a obrigatoriedade da Lei 11.645, que dispõe sobre a inclusão no currículo oficial da rede de ensino da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Mobilizou-se no desenvolvimento deste estudo uma metodologia de caráter misto, promovida no quadro da concretização de um estudo de caso. Com o objetivo de recolha de dados no terreno, foram utilizados dois intrumentos de pesquisa, concretamente dois questionários, um aplicado junto dos alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e outro aplicado junto dos alunos do ensino médio integrado PROEJA dos campi de Santo Augusto e Panambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os servidores em educação, Diretores de Ensino, Coordenadores dos Cursos pesquisados, Coordenadores das Ações Inclusivas e membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI) dos referidos campi, havendo ainda lugar, na pesquisa, a recolha e análise de documentos relevantes (Projetos Pedagógicos dos cursos pesquisados). O estudo foi teoricamente suportado em literatura científica considerada de referência e relevante para o enquadramento da problemática visada. Os resultados obtidos refletem que, apesar da obrigatoriedade da Lei nº 11.645/2008 e da implantação dos NEABI nos campi do IFFar, a falta de formação docente específica na área repercute-se numa significativa dificuldade para abordar a temática indígena nas ações e práticas pedagógicas da Instituição, o que tem implicações na representação que os estudantes fazem das comunidades indígenas.