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ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2018 (Nº 22)

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Recent Submissions

Now showing 1 - 6 of 6
  • Equipamentos de rede: Equipamentos passivos e ativos
    Publication . Ramos, Sérgio Filipe Carvalho
    O termo redes de computadores está cada vez mais em desuso com a crescente introdução de novas tecnologias e dispositivos, ligadas à internet pública. Todos esses dispositivos não são unicamente compostos por computadores (torres os portáteis) mas cada vez mais por uma grande panóplia de equipamentos, tais como smartphones, sistemas de automação residencial ou industrial entre outros aparelhos eletrónicos. Estes dispositivos são criteriosamente interligados e percorrem um caminho que passa por enlaces de comunicação (cabos, ondas rádio, fibras óticas, etc.) e também por comutadores de pacotes (Switches, Hubs, Routers, etc.). O primeiro é o meio físico responsável pela transmissão em si (equipamentos passivos), enquanto o segundo faz o encaminhamento dos pacotes aos seus destinos (equipamentos ativos). Assim, o presente artigo visa, mesmo que de um modo muito sucinto, efetuar a distinção entre equipamento passivo e ativo, bem como caraterizar alguns dos principais equipamentos e dispositivos que os integram.
  • Instalações de ligação à terra
    Publication . Gomes, António Augusto Araújo
    Uma instalação de ligação à terra consiste num conjunto de um ou de vários elétrodos de terra interligados e dos condutores de proteção e de terra correspondentes. Os objetivos principais de uma eficaz e segura ligação à terra são: Assegurar que as pessoas nas proximidades de instalações ligadas à terra não estejam expostas ao perigo de eletrocussão ; Providenciar meios para conduzir correntes elétricas para a terra sob condições normais ou em situações de defeito sem exceder os limites operativos dos equipamentos ou afetar a continuidade de serviço.
  • Power transformers diagnosis: Status evaluation
    Publication . Nogueira, Teresa; Lopes, Carlos; Felgueiras, Carlos; Quadrado, Jose Carlos
    The reliability of the electrical grid depends on the availability and performance of crucial components such as power transformers. A failure in these expensive devices threatens supply energy warranty and system overhaul reliability. As transformers approach their end of life, the failure rate tends to increase and, therefore, both equipment diagnostics and working condition assessment are important to detect oncoming faults. In this work, we develop a state assessment methodology, able to evaluate power transformers health condition. The study is about the transformer operation analysis and the associated status index calculation. This index value classifies the transformer general operation, according to the information of five partial indexes, reflecting the work conditions of most critical equipment: insulating oil and paper, winding and bushings. This contribution also presents an extensive transformer state analysis, backed up by in-service equipment.
  • Características Básicas do Motor de Relutância Comutado
    Publication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa
    O motor de indução trifásico continua a ser a principal opção nos sistemas de força-motriz, mas outros tipos de motores têm vindo a conquistar espaço. O motor de relutância comutado é uma alternativa possível em certas aplicações. Trata-se de uma máquina não convencional, simples e robusta, com capacidade de funcionar em altas velocidades. O seu funcionamento é caracterizado por binários pulsantes e ruído acústico, sendo os principais inconvenientes desta máquina. Este artigo pretende ser uma introdução ao MRC, focando-se em algumas das suas características construtivas básicas e princípio de funcionamento. A modelização e dificuldades inerentes são abordadas, sendo apresentado um modelo linear.
  • Motores elétricos para aplicações especiais
    Publication . WEGeuro Indústria Eléctrica
    O esforço global para a redução de emissões poluentes a que hoje assistimos, tem despoletado o estudo de alternativas e soluções para a conversão elétrica de aplicações que, outrora, eram exclusivamente associadas a máquinas térmicas e hidráulicas. O objetivo é não só reduzir as emissões associadas ao princípio de funcionamento destas máquinas, mas também fazer uso das potencialidades da variação de frequência nos motores elétricos - com vista à redução dos elementos da cadeia de transmissão (caixas de velocidades e outros equipamentos auxiliares).
  • Simulador de carregamento para veículos elétricos
    Publication . Trindade, Aldo dos Anjos Faria Pestana
    Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos utilizadores de veículos elétricos, e perceber qual o impacto que a variação dos preços da energia elétrica tem sobre os mesmos. Pretende-se entender se optar por tarifas dinâmicas possa ser compensatória em comparação com uma tarifa fixa constante. Para atingir este objetivo foi desenvolvido uma ferramenta que simula viagens de veículos elétricos e o carregamento destes, considerando alguns comportamentos dos seus utilizadores. Os resultados demonstram que optar por uma tarifa dinâmica pode revelar-se compensatório para os utilizadores.