ESEIG - CI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro
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Recent Submissions
- Políticas de informação para bibliotecas digitais: conceitos e componentesPublication . Terra, Ana LúciaNuma reflexão sobre o tema das políticas de informação nas bibliotecas digitais, torna-se fundamental um esclarecimento prévio do conceito operatório, de modo a evitar equívocos derivados da superficialidade terminológica e conceptual. Estes aspetos terão necessariamente influência sobre o âmbito de aplicação e sobre o conteúdo da expressão “políticas de informação”. Assim, para uma abordagem mais profícua sobre um domínio micro das políticas de informação, no caso específico da biblioteca digital, importa considerar o contexto mais geral das políticas de informação, numa breve resenha do seu percurso evolutivo, na sua configuração enquanto campo de estudo e âmbito de ação. É neste cenário teórico macro que se inscreve e de onde derivam as políticas de informação formuladas e/ou praticadas nas bibliotecas digitais. De seguida, iremos procurar identificar e analisar a posição de alguns autores a propósito deste conceito operatório, expondo a nossa proposta do que devem ser os elementos constituintes do universo da política da informação da biblioteca digital e as suas componentes de acordo com um modelo processual, de índole sociotécnica.
- O e-mail: aspetos da gestão da correspondência organizacional digitalPublication . Terra, Ana LúciaA partir de final da década de noventa, do século passado, o e-mail trouxe importantes alterações nos fluxos info-comunicacionais das organizações, com efeitos (positivos e negativos) em termos de expetativas, rapidez de respostas, tomadas de decisão, impacto nos custos comunicacionais, descentralização da origem da comunicação, no exercício da autoridade, no aumento das trocas comunicacionais, além de aspetos mais direcionados para as questões de produção, organização, difusão, uso e preservação da informação no decurso das atividades organizacionais. O presente texto aborda estas temáticas associadas ao e-mail numa perspetiva ancorada na Ciência da Informação. Iremos procurar caracterizar o e-mail enquanto informação com origem orgânico-funcional, no contexto organizacional, seguindo-se uma análise não exaustiva de alguns temas e problemas que lhe estão associados, com especial ênfase para as questões da política de gestão do e-mail através de uma análise comparativa das orientações emanadas das autoridades arquivísticas de três países (Brasil, Canadá e Reino-Unido) para a definição de princípios e procedimentos associados ao uso desta modalidade info-comunicacional.
- A auditoria de informação: fonte de conhecimento e base de ação nas organizaçõesPublication . Terra, Ana LúciaNa sociedade atual, as organizações têm de saber lidar com um meio-ambiente muito instável e concorrencial, vivendo em constante adaptação/mudança interna e externa. Nesse cenário, a informação apresenta-se como um elemento fundamental para o delineamento da estratégia organizacional que vai permitir enquadrar e apoiar o processo de tomada de decisão bem como definir o caminho a trilhar no médio e longo prazo. A gestão da informação tem-se apresentado como contributo imprescindível para um máximo aproveitamento das potencialidades da informação, fazendo uso de métodos e técnicas específicas e apropriadas, contribuindo para a competitividade e para o sucesso organizacional. Desde a década de oitenta do século passado, a auditoria de informação tem sido apresentada como um método adequado à identificação, avaliação e gestão da informação no sentido de criar alicerces necessários para o aproveitamento de todo o potencial estratégico que esse recurso apresenta para as organizações. Assim, partindo de uma breve reflexão acerca do valor da informação para as organizações, faremos uma revisão do conceito e das metodologias de auditoria da informação, de modo a explicitar uma proposta de identificação das componentes do universo de análise da auditoria da informação, considerando as bases teóricas e metodológicas da Ciência da Informação.