Repository logo
 

ESMAD - Provas de Título de Especialista - Design

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 6 of 6
  • Projeto de desenvolvimento de produto para a ACUR by MCT
    Publication . Vaz, Hugo Miguel Soares da Costa
    Este trabalho visa apresentar uma proposta de design para uma coleção/linha de torneiras de banho, documentando todo o processo pelo qual o projeto passou, desde a apresentação dos intervenientes no processo e o briefing inicial, às metodologias de projeto usadas pelo designer, assim como todo o seu processo de fabrico. A Torneira é um objeto de extrema importância no dia-a-dia do Homem, pois é responsável por controlar o fluxo de água em diversos ambientes, como casas de banho, cozinhas e áreas externas. Este controlo é essencial para atividades básicas, como higiene pessoal, preparação de alimentos, limpeza e irrigação. O seu design  tem um papel importante na influência da experiência de utilização por parte do usuário. Uma torneira bem projetada deve ser fácil de usar, limpar e manter, para além de ser esteticamente agradável. Também pode contribuir para a economia de recursos hídricos, através do desenvolvimento de tecnologias e novas formas de uso, que permite  um controlo mais eficiente do fluxo de água. A escolha de materiais de alta qualidade também é fundamental para garantir a durabilidade da torneira, evitando trocas frequentes e, deste modo, contribuindo para a sustentabilidade. Esta proposta visa responder a todas as premissas supramencionadas.
  • Capacete modular com protecção balística
    Publication . Simões, Paulo David da Silva
    O projecto AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, e onde participei através da minha posição de gestor de projecto na empresa Sciencentris, teve como objectivo o desenvolvimento de equipamentos inovadores de protecção individual avançados, para utilização militar pelos diferentes ramos das Forças Armadas, com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração, tendo como base conceitos de biomimética, estruturas auxéticas avançadas e nanotecnologia. [...]
  • Causeway
    Publication . Sousa, Pedro
    É do conhecimento geral que a maior parte do trabalho que desenvolvi até à presente data está relacionado com a indústria do mobiliário e, mais concretamente, com um nicho de mercado muito particular e parte integrante dessa indústria. Contudo, não é sobre este tipo de produto que pretendo centrar esta dissertação, mas sim sobre um dos trabalhos que realizei dentro de um âmbito mais pessoal e independente ou se quisermos um “design como fazedor ou produtor”. Importa, em primeiro lugar, explicar esta opção, ou seja o que me levou a selecionar esta peça em detrimento de qualquer outro trabalho por mim realizado. Apesar de muitos acreditarem que peças como Diamond, D. Manuel, Soho ou Mondrian serem mais representativas do meu trabalho (talvez mais difundidas e, por isso, mais reconhecíveis), decidi falar sobre outro projeto, uma peça que desenhei, de forma independente, em 2010, à qual chamei Causeway. Um dos principais motivos desta escolha prende-se com o facto desta vertente mais independente trazer, inegavelmente, uma dimensão mais pessoal ao design, como oposição a projectos desenvolvidos com um programa pré definido e que, quase sempre, se inscrevem dentro ou em colaboração com uma empresa. No grosso destes casos tenho desenvolvido um trabalho suplementar de criar uma identidade para uma marca, ou seja uma nova filosofia e personalidade ou alma, se desejarmos. Apesar disso, os trabalhos daí resultantes são sempre condicionados, com maior ou menor expressão, quer pelo Briefing, quer pelos programas definidos pelo cliente. [...]
  • Conexões entre o conhecimento do design, a investigação em design e a sua prática
    Publication . Félix, Maria João
    O objetivo deste trabalho prende-se com a relevância de considerar que existe um trabalho urgente a fazer pela área científica do design, que é o de construir o seu conhecimento, a sua estrutura científica e dedicar esforços para a construção de um corpo de conhecimento que sustente as atividades produtivas e estéticas. Para tal, devemos harmonizar a atividade docente no ensino superior, com a prática do Design, procurando adaptar os programas pedagógicos aos novos desafios e às novas exigências do mercado, pois deverão existir conexões entre a investigação em design, o conhecimento do design e a sua prática.
  • Auditório Ilídio Pinho
    Publication . Tavares, Abel
    Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 11.º do Despacho n.º 14093/2011, Diário da Republica, 2.ª Serie – N.º 200 - 18 de outubro de 2011, conjugado com o Anexo ao Despacho IPP/P-064/2013, constitui o presente documento a apresentação de um relevante trabalho de natureza profissional no âmbito da área do Design, classificação 214 (Classificador Nacional de Áreas de Educação e Formação/CNAEF), em particular nas designadas subáreas do Design Industrial e Design de Interiores. A seleção do projeto aqui apresentado - Remodelação do Auditório Ilídio Pinho, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2009-20011 - resulta da seriação do conjunto dos projetos e obras, com base numa avaliação quantitativa, aplicando os seguintes critérios e respetivas classificações: i) projeto elaborado últimos 10 anos (01 valor), ii) projeto elaborado nos últimos 5 anos (01 valor), iii) projeto com particular incidência na área do Design (06 valores), iv) projeto construído (02 valores), v) projeto de complexidade reduzida (01 valor), vi) projeto de complexidade média (03 valores) e vii) projeto de complexidade elevada (06 valores). A valoração dos critérios de seleção privilegiou os projetos cuja área de maior incidência e o Design (CNAEE - 214) e de complexidade elevada. Da aplicação desta matriz classificativa resultou um conjunto de projetos com avaliações muito próximas, e dos quais se destacam: Comunicação do Conhecimento e da Imaginação (p. 10 do Curriculum Vitae), Indicador de Traçado (p. 14 CV), Casa Isabel Barca (p. 15 CV), Porta de São João do Campo (p. 16 CV), Ponte de São Miguel e Arranjos Exteriores (p. 19 CV), Casa do Latim (p. 20 CV) e a Galeria dos Miliários (p. 21 CV). O projeto de Remodelação do Auditório Ilídio Pinho (pontuação mais elevada) é o mais representativo das questões pertinentes relativamente a transferência de conhecimento da prática profissional para a prática docente. Todos os demais projetos e obras foram enriquecedoras experiências profissionais, técnicas e humanas, pelo que a sua exclusão do presente documento não lhes retira o mais pequeno valor para a experiência profissional do candidato, nem o relevante contributo para a sua atividade académica e em particular para a docência no curso de Licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto. O projeto de Remodelação do Auditório Ilídio Pinho, do qual o presente Candidato a Título de Especialista é coautor, coordenador e titular da responsabilidade do projeto de Design de Interiores e Design de Mobiliário, ilustra de forma inequívoca o seu domínio disciplinar do design em contexto de prática profissional.
  • Royal coleção de mobiliário MAB (Móveis Alberto Dias Barbosa)
    Publication . Barbosa, Luciana Isabel Moreira
    O processo de criação e desenvolvimento da coleção de mobiliário Royal resulta de um lançamento de proposta informal vindo pela parte da direção da empresa MAB (Moveis Alberto Dias Barbosa), com o objetivo de reforçar e consolidar os produtos já comercializados no mercado Inglês de gama média-alta. Este “pitch” surge em contexto de gabinete design interno e sobre estas diretrizes foram desencadeados um conjunto de ferramentas e métodos com o objetivo de melhor compreender e adequar os produtos a serem propostos. O tipo de peças a serem desenvolvidas não foram identificadas, mas sendo a empresa reconhecida como criadores e produtores de produtos de mobiliário domestico com exceção de cozinhas e casas de banho, foram considerados a normal tipologia e funcionalidades inerentes á filosofia interna. Iniciou-se o processo com pesquisa com o objetivo de se formular um “moodboard” e encontrar as “key features” que sustentaram o desenvolvimento da colecção. Com a elaboração do “moodboard” pretendeu-se reunir a melhor perceção e definição do público-alvo em questão, apresentando assim imagens e pequenos recortes dos elementos que fazem parte do dia-a-dia, “lifestyle”, hábitos de consumo e até do tipo de produtos, materiais, cores e texturas que este tipo de consumidor se rodeiam e valoriza. A partir deste foram encontradas as “key features” que foram o ponto de partida para o desenvolvimento dos produtos.