ISCAP - DM - Gestão do Turismo
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Browsing ISCAP - DM - Gestão do Turismo by Subject "Aplicações móveis"
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- Rotas turísticas e sistemas de recomendação no norte de Portugal uma análise do perfil do visitantePublication . Araújo, Sara Filipa da Silva; Brandão, Ana FilipaAtualmente, o turismo de massas está a ser desafiado por tipologias mais individualizadas. Num contexto de elevada concorrência entre destinos, a aposta na individualização constitui uma forma adequada de reagir às mudanças nas preferências do consumidor. A segmentação surgiu como uma ferramenta poderosa para comercializar bens e serviços para mercados e grupos segmentados. Uma forma emergente de serviço turístico pode ser fornecida através de sistemas de recomendação móveis que, considerando as preferências dos viajantes, pretendem guiá-los, recomendar lugares para visitar e apresentar rotas turísticas. As aplicações móveis podem fornecer um apoio no processo de planeamento de rotas, combinando, numa rota, os produtos turísticos mais adequados. O estudo propõe-se demonstrar que as características específicas dos turistas exercem influência na estruturação de rotas. Pretende-se caracterizar o perfil do visitante do Norte de Portugal, no que se relaciona com a realização de rotas e utilização de sistemas de recomendação. O trabalho inicia com um referencial teórico-concetual, elaborado com base na revisão de literatura, que serviu de suporte à construção do modelo analítico, a partir do qual se formularam as hipóteses de investigação. Estas foram testadas a partir de uma metodologia quantitativa, que implicou o recurso à construção de um questionário, aplicado sob a forma de inquérito online, aos visitantes da região. Os dados primários recolhidos foram sujeitos a tratamentos de análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados deste estudo permitiram traçar um perfil dos visitantes e demonstrar que as características distintas influenciam no tipo de rotas e ferramentas utilizadas. O conhecimento das características específicas dos turistas que visitam a região permite que os gestores turísticos concebam produtos e serviços turísticos e desenvolvam estratégias em conformidade, destinadas a alvos específicos. Também fornece uma base para que os destinos desenvolvam produtos e serviços turísticos inovadores capazes de proporcionar experiências memoráveis e que marcam pela autenticidade.