ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by Subject "Areas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que se apresenta tem como finalidade aferir de que modo o desenvolvimento de tarefas escolhidas criteriosamente poderá contribuir para o envolvimento de um grupo de alunos do quinto ano de escolaridade na disciplina de matemática e facilitar a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao conteúdo “Áreas e Perímetros”. Para tal elaborou-se uma sequência organizada de oito tarefas exploratórias. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que não só as tarefas que são apresentadas, como a forma como são apresentadas pelo Professor aos alunos, são aspetos fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual, para a sua motivação e consequente sucesso a nível da disciplina de Matemática. Este estudo permitiu ainda concluir que tarefas abertas de múltiplas soluções ou de múltiplas estratégias de resolução permitem aos alunos ser criativos, revelando fluência, flexibilidade e originalidade. Assim sendo, o modo de melhorar a compreensão concetual da Matemática deve focar-se em torno de tarefas matematicamente desafiantes, promotoras do pensamento flexível, raciocínio e resolução de problemas.