ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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- A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências NaturaisPublication . Nascimento, João Fernando Teixeira Flores do; Barbot, AntónioVários estudos indicam que as atividades experimentais permitem aos alunos, uma maior envolvência no processo ensino-aprendizagem. Também se constata que apesar de se achar um excelente instrumento didático, por vezes, são pouco utilizadas no contexto de sala de aula/laboratório. Assim, pretendemos com este estudo, nomeadamente com um questionário realizado a docentes do grupo 230 – Matemática e Ciências Naturais, confirmar o anteriormente dito, ou seja, se realizam atividades experimentais nas suas aulas e quais as suas razões para a utilização ou não utilização deste instrumento didático. Ao longo de dezoito anos de docência, constatei que os alunos nem sempre se satisfazem com a teoria, levando o professor a testar o que é dito. Isso acontece, essencialmente, quando o professor introduz experiências laboratoriais, e eles constatam que são um bom recurso para complementar a parte teórica. Esta investigação centrou-se no uso do Arduino e sensores, para analisar a sua aplicabilidade, nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, e se é exequível para o estudo das trocas gasosas nas plantas. Foram realizadas diversas experiências, desde abril de 2016 até outubro do mesmo ano. As mesmas eram iniciadas com um protocolo “Explorando”, levando os alunos a fazerem uma pesquisa sobre a temática a estudar. De seguida, os mesmos expunham para a turma o levantamento dos dados pesquisados e passavam para a parte experimental. Após este processo, os alunos desenhavam e concluíam sobre o observado, e finalmente, em grande grupo, eram feitas as conclusões finais. Para consolidação de todo este processo, foi utilizada a plataforma Kahoot! onde os alunos respondiam a questões, via telemóvel, e visualizavam vídeos e imagens sobre o tema em estudo. Também recorremos ao quadro interativo e à Escola Virtual. Esta investigação, recorrendo às atividades experimentais com o Arduino e sensores, o Kahoot! e o quadro interativo com a Escola Virtual, levou a um entusiasmo elevado nas aulas de Ciências Naturais, testando assim que todos estes instrumentos são exequíveis nesta faixa etária e que são úteis para observarem algumas trocas gasosas nas plantas.