ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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- Um Estudo de Caso sobre os trabalhos de casa (TOC): o olhar dos alunosPublication . Correia, Marina Andreia Nogueira Mendes; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira; Silva, Maria João de Jesus DuarteO tema, Trabalhos de Casa já é debatido há vários anos, em Portugal, no entanto, ainda não existe legislação que o regulamente e cabe aos professores e à família tomarem decisões e criarem condições para o apoio na realização destas tarefas. Contudo, continuamos a ter poucos estudos sobre esta problemática principalmente em contextos TEIP. No presente estudo fizemos uma revisão bibliográfica e abordámos os trabalhos para casa numa perspetiva histórica. Apresentamos alguns tipos de TPC, os fatores que podem influenciar a sua realização, alguns objetivos a atingir com a concretização do TPC e características como o tempo e a frequência com que estes trabalhos devem ser propostos. De seguida, aplicámos, num contexto TEIP, seguindo uma planificação didática, cinco propostas de TPC, cuja implementação foi sendo analisada, seguindo uma metodologia qualitativa, inserida num estudo de caso. A entrevista foi também utilizada no sentido de melhor compreender a perspetiva do aluno. Pela análise dos dados, podemos verificar que os TPC, são vistos pela maioria dos alunos entrevistados como uma mais valia no seu processo de aprendizagem e que a motivação é um fator fundamental para o sucesso da sua realização. As propostas de TPC, que implicavam dar uso à criatividade, motivaram mais positivamente os alunos do que outros factores em análise. Os alunos participantes preferem realizar os TPC sozinhos. Este estudo visa contribuir para a compreensão do que pensam e sentem os alunos relativamente aos TPC e conhecer alguns dos fatores que podem influenciar a realização ou não realização dos mesmos.
- A família, uma estratégia para o sucesso escolar. Um estudo de caso com alunos do 2.º ano do 1.º CEBPublication . Monteiro, Manuel António Marques; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO estudo que aqui apresentamos tem como objetivos estudar: o impacto do acompanhamento dos pais ou Encarregados de Educação no Estudo Autónomo e na realização dos Trabalhos de Casa, nos resultados escolares e na motivação para a escola e aprendizagens; ainda as necessidades sentidas pelos pais ou Encarregados de Educação ao fazerem este acompanhamento Neste estudo elaboramos seis propostas que planificamos, analisamos e, do seu desenvolvimento, tiramos as respetivas conclusões. As propostas foram dinamizadas pelo professor de turma e investigador em pequenas sessões/reuniões de esclarecimento com os pais ou Encarregados de Educação sendo quatro delas aplicadas num 2.º ano de escolaridade e as outras duas a um 3.º ano. Nas propostas do 2.º ano foram trabalhadas as frações e as estratégias de cálculo mental bem como foi dinamizado o projeto “Clube de Pais Leitores” e o “Concurso de Espantalhos” também aberto à comunidade educativa. Nas propostas do 3.º ano de escolaridade abordamos as propriedades da multiplicação, sua utilização no cálculo mental, a consolidação da operação divisão através do jogo do 24 e orientações para o Estudo Acompanhado e Trabalhos de Casa para auxiliar os pais ou Encarregados de Educação. Com a implementação destas tarefas, apresentamos os tipos de envolvimento parental solicitado por cada atividade, os benefícios para a família, aluno e professor, os sistemas envolvidos no processo de desenvolvimento da criança e os fatores que influenciaram negativamente na realização destas atividades. A implementação destas atividades foi feita seguindo uma metodologia qualitativa, inserida num contexto de um estudo de caso. Os participantes no estudo foram entrevistados com o objetivo de completar o estudo realizado através do seu feedback. Neste estudo fizemos uma revisão bibliográfica e abordámos o envolvimento dos pais ou Encarregados de Educação e famílias na escola numa perspetiva cronológica, a tipologia de envolvimento parental na escola, os sistemas que influenciam o desenvolvimento da criança e ainda uma referência aos benefícios para a comunidade educativa do envolvimento parental e familiar na escola. Através dos dados obtidos, pudemos verificar que o acompanhamento dos pais ou Encarregados de Educação no Estudo Autónomo e Trabalhos de Casa e nos projetos de turma traz bastantes benefícios para todos os elementos da comunidade educativa, sendo o aluno o mais beneficiado, e influenciado primariamente pela família em articulação com a escola e comunidade. Também verificamos que os pais ou Encarregados de Educação têm necessidades de estarem informados sobre conteúdos escolares e serem conhecedores das estratégias utilizadas na sala de aulas pelo que, sem isto, apresentam dificuldades em acompanharem os seus educados em casa. A realização deste estudo visa contribuir para a compreensão das necessidades sentidas pelos pais ou Encarregados de Educação no acompanhamento do Estudo Autónomo e Trabalho de Casa e as formas de dinamizar a cooperação entre o professor da turma e a família, promovendo o sucesso e a motivação escolar. Palavras-chave: Cooperação; Envolvimento; Família; Alunos; Escola.