ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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- Representações dos estudantes adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sobre as comunidades indígenas da região sul brasileiraPublication . Philippsen, Débora Cristina Speroni; Queirós, João Pedro LuísO presente estudo teve como propósito investigar a representação dos Estudantes Adultos do IFFar sobre as comunidades indígenas, através da sua auscultação direta e da apreciação da sua interação com os conteúdos curriculares e as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas na Instituição, considerando a obrigatoriedade da Lei 11.645, que dispõe sobre a inclusão no currículo oficial da rede de ensino da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Mobilizou-se no desenvolvimento deste estudo uma metodologia de caráter misto, promovida no quadro da concretização de um estudo de caso. Com o objetivo de recolha de dados no terreno, foram utilizados dois intrumentos de pesquisa, concretamente dois questionários, um aplicado junto dos alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e outro aplicado junto dos alunos do ensino médio integrado PROEJA dos campi de Santo Augusto e Panambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os servidores em educação, Diretores de Ensino, Coordenadores dos Cursos pesquisados, Coordenadores das Ações Inclusivas e membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI) dos referidos campi, havendo ainda lugar, na pesquisa, a recolha e análise de documentos relevantes (Projetos Pedagógicos dos cursos pesquisados). O estudo foi teoricamente suportado em literatura científica considerada de referência e relevante para o enquadramento da problemática visada. Os resultados obtidos refletem que, apesar da obrigatoriedade da Lei nº 11.645/2008 e da implantação dos NEABI nos campi do IFFar, a falta de formação docente específica na área repercute-se numa significativa dificuldade para abordar a temática indígena nas ações e práticas pedagógicas da Instituição, o que tem implicações na representação que os estudantes fazem das comunidades indígenas.
