ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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- Motivos de evasão de discentes adultos ativos no ensino superiorPublication . Goi, Cíntia Beatriz; Rothes, Luís Maria Fernandes ArealO ensino superior é o sonho de muitos adultos, por perceberem que através da qualificação existe a possibilidade de se realizarem profissionalmente e obter melhores condições de vida. Muitos discentes ingressam e não conseguem permanecer por muito tempo cursando. Esse estudo avaliou os motivos potenciais para a evasão de discentes adultos ativos dos cursos superiores de uma Instituição Federal. Trata-se de estudo quantitativo, delineamento transversal e questões com aspectos qualitativos. Foram entrevistados 103 discentes adultos, desses 98 caracterizados como não tradicionais. O perfil foi constituído pela maioria do sexo masculino, brancos, casados, na faixa etária de 25 a 34 anos, recebem 2 a 3 salários mínimos e são responsáveis por toda a renda familiar. Dos participantes, 45,71% apresentaram motivos fortes e muito fortes para evasão relacionados à falta de suporte com maior representatividade. O sexo masculino apresentou maior risco de evasão quando relacionado ao fator de desempenho acadêmico; e o feminino, à autonomia. Os discentes entre 45 a 54 anos apresentaram maior risco devido ao fator interpessoal. Em relação aos cursos, esse estudo demonstra que a evasão está diretamente relacionada ao fator vocacional e desempenho acadêmico. Os discentes que estudam no turno da noite apresentaram maior risco devido ao fator vocacional e desempenho acadêmico, e as variáveis estar trabalhando, cursar o sexto e terceiro semestre apresentaram maior risco para evasão devido ao desempenho acadêmico. Esse estudo fornece subsídios aos gestores da instituição estudada para traçar estratégias de permanência do discente não tradicional e com isso minimizar os índices de evasão.