ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Subject "Ansiedade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A ansiedade no desempenho das atividades orais e escritas em Formação Musical: estratégias e posturas para uma performance de excelênciaPublication . Correia, Inês de Almeida; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaEste Relatório de Estágio reflete sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, proporcionando um espaço para a realização da investigação, no capítulo final. Faz parte do trabalho desenvolvido no Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical das escolas Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma breve introdução do papel do estágio na formação docente, passando pelo papel do professor contribuindo para o conhecimento do aluno. Segue-se contextualização do Polo de estágio, abordando as características de toda a comunidade escolar. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada descrevendo-a a partir das etapas que a caracteriza: a observação, a planificação, a lecionação, reflexão e avaliação. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação que visa refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas na Formação Musical e a ansiedade que a realização das mesmas provoca nos alunos. Para a concretização desta investigação foram realizados inquéritos tanto aos alunos como aos docentes. Assim, com a presente investigação pretende-se entender como é que a ansiedade influencia as práticas de Formação Musical, tanto em contexto de sala de aula como em contexto de avaliação, apresentando várias estratégias que possam ser úteis para futuras aulas de Formação Musical, recorrendo-se, neste caso, à opinião dos alunos e à ótica dos docentes, utilizando a metodologia de estudo de caso.