ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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- Portefólio digital como instrumento privilegiado de avaliação de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Isabel Campos; Lencastre, José AlbertoO mundo educativo procura persistentemente inovação nas formas de ensinar, de aprender e de avaliar as aprendizagens dos alunos. Se antes da pandemia provocada pelo COVID-19 já se procurava inovação, agora isso é imperativo. O facto de um dia para o outro nos termos visto em ensino à distância, fez com que todos os agentes de ensino tivessem que trabalhar com ferramentas digitais onde pudessem, não só contactar, mas também ensinar os conteúdos, motivar para a aprendizagem e avaliar o desenvolvimento das competências dos alunos. De repente, tudo mudou. Esta dissertação, que inicialmente tinha como propósito o portfólio físico, também mudou. Devido ao ensino à distância, o objeto de estudo passou a ser o portfólio digital, pois todo o trabalho de escola passou a ser realizado digitalmente. Quisemos saber se o portfólio digital pode ter um lugar priveligiado na avaliação das aprendizagens do aluno. Iniciamos com uma revisão narrativa de literatura sobre os portefólios para o nosso quadro teórico. Seguiu-se uma revisão sistemática, da qual resultaram estudos que utilizámos para confrontar com os nossos dados empíricos. A opção metodológica é qualitativa, pois pretendeu explorar dados recolhidos no ambiente do participante e compreender o significado e a importância da complexidade de uma situação. Os resultados permitiram concluir que o portfólio digital é um instrumento de avaliação completo, porque através dele conseguimos uma informação mais clara sobre o progresso dos alunos na sua aprendizagem. É, também, um instrumento contextualizado, pois está ligado às situações práticas do dia-a-dia onde decorrem as aprendizagens e a reflexão dos alunos sobre as suas próprias dificuldades, fazendo com que participem na construção de estratégias para as superar.