ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
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Browsing ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo by Subject "4 and 5 star hotels"
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- Actions and strategies on hotel websites: case study of 4- and 5-star hotels in Porto and Northern PortugalPublication . Costa, Elga; Ferreira, Fernanda A.; Ribeiro, Joaquim; Meneses, DanielaThe investigation focuses on the identification of actions and strategies that hoteliers apply on their websites, to capture direct bookings versus their dependence on the OTA, to evaluate the importance and function of the websites of the 4- and 5-star hotels in Porto and Northern Portugal. Online distribution is a necessity for a hotel, either to reach the largest number of customers or to give visibility to the brand. Hotel websites, however, allow greater proximity and communication with the customer, potentiating hotels’ possibility to increase direct bookings. It is therefore necessary to understand which actions and strategies hoteliers must consider for capturing direct bookings. Thus, the main objective of the study is to identify the hoteliers’ dependence on the OTA and the consequent actions and strategies they apply on their websites to capture direct bookings. In the present investigation, the quantitative methodology was chosen, and the data collection instrument was a questionnaire survey, applied in a total universe of 150 hotels, 4- and 5-star hotels in the Region of Porto and Northern Portugal, where 55 responses were obtained. The data obtained were treated and analysed using the SPSS software. The results obtained confirm the existence of actions and strategies in hotels to capture direct reservations; hotels consider these strategies as an essential condition for increasing direct bookings. Limitations have arisen in the collection of questionnaires due to the Covid-19 pandemic. Most hotels closed due to lack of customers and consequently, the sample for the present study is limited in the diversity of the typology of respondents. It is intended with this work to understand what actions and strategies hotels apply on the website, as well as to understand if hotels follow the new technological trends, in what the contact and communication with the client concerns.
- Distribuição em hotelaria: a influência das Online Travel Agencies nas unidades de alojamentoPublication . Meneses, Daniela Beatriz Barros Gonçalves de; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaA temática da presente investigação incide sobre a influência das OTA nas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região do Porto e Norte de Portugal. A distribuição online é uma necessidade das unidades hoteleiras, quer seja para alcançar o maior número de clientes quer seja para dar visibilidade a marca. A necessidade de estar presente nas OTA pode originar uma dependência por parte dos hoteleiros nestes intermediários, convém assim, entender qual a influência que as OTA detêm sobre os hoteleiros, assim como perceber se os hoteleiros possuem estratégias para captar as reservas diretas. Objetivo — O objetivo principal do estudo consiste em compreender qual a influência das OTA nas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região do Porto e Norte de Portugal. Metodologia — Na presente investigação optou—se pela metodologia quantitativa e o instrumento de recolha de dados foi inquérito por questionario, enviado para 150 unidades hoteleiras, onde se obtiveram 55 respostas. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software SPSS versão 26. Este programa permite testar as hipóteses de investigação pré—definidas. Resultados — os resultados obtidos confirmam a importância das OTA nas unidades hoteleiras; as unidades hoteleiras consideram as OTA essenciais para a maximização da ocupação e receita e como forma de alcançarem mais clientes; a localização do hotel tem influência no número de OTA com que trabalham. Limitações e implicações — Surgiram limitações na recolha dos questionários devido a pandemia do Covid—l9. A maioria das unidades hoteleiras fecharam devido a falta de clientes e, por consequência, a amostra para o presente estudo encontra—se limitada na diversidade das tipologias dos respondentes. Implicações práticas — pretende—se com o presente trabalho perceber qual a influência que as OTA exercem sobre os hotéis, assim como perceber qual a importância que as unidades hoteleiras lhes atribuem na estratégia de distribuição online. Originalidade/valor — existem estudos sobre a temática, contudo não existe nenhum que incida o seu estudo sobre os hotéis de 4 e 5 estrelas da Região do Porto e Norte de Portugal. Existe, assim, a necessidade de investigar sobre a temática. O apuramento resultante do presente estudo poderá servir para futuros trabalhos de comparação da influência das OTA pela distribuição geográfica da realidade hoteleira nacional.