ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Abordagem emocional"
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- Entre sonhar e exercer: a viagem pelo aprender a serPublication . Rebelo, Maria Inês Teixeira; Maia, CristinaO presente Relatório de Estágio documenta o percurso da mestranda no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um documento cujo principal objetivo se encontra relacionado com a reflexão sobre aspetos legais, teóricos, pedagógicos e didáticos inerentes à profissão docente, dando conta das aprendizagens realizadas e desafios superados ao longo do último ano de formação inicial da mestranda. Aclara-se, por isso, que o processo de colaboração e intervenção nos contextos educativos evidencia um crescente desenvolvimento profissional da professora em formação, sustentado numa progressiva construção da sua identidade docente. Esta surge ao serviço de uma Educação hodierna, de qualidade, pautada pelo reconhecimento das emoções do professor e do aluno e, principalmente, reflexiva, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas. Este Relatório abarca, ainda, uma dimensão investigativa na qual se procurou indagar a relevância da abordagem emocional da área disciplinar de História e Geografia de Portugal no desenvolvimento da empatia histórica numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, suportada numa análise mista dos dados recolhidos através das narrativas dos alunos, da observação direta e do inquérito por questionário, tornou-se possível atestar o potencial da abordagem referida no desenvolvimento da empatia histórica, sendo, contudo, reconhecidas as limitações do estudo
