ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1st and 2nd Cycles of Basic Education"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinarPublication . Costa, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da; Maia, CristinaServe o presente Relatório para mostrar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Por isso, a mestranda seguiu cinco passos essenciais a uma boa prática educativa: observou o contexto educativo, planeou as regências em conformidade com o conhecimento científico-pedagógico, agiu e pôs em prática as atividades planeadas, avaliou os alunos a partir de instrumentos de trabalho adequados e refletiu sobre as suas ações pedagógicas. Aliado a este trabalho enriquecedor, desenvolveu um Projeto de Investigação de natureza qualitativa, alicerçado em fundamentação teórica, e que promoveu, nos alunos, o gosto e o respeito pelo Património Imaterial Local. A prática pedagógica foi o momento mais esperado deste Mestrado, na qual se pretendeu evidenciar a ponte entre a teoria e a prática, visto que se tratou da oportunidade ideal e única para pôr em marcha o conhecimento aprendido, que apenas foi refletida, melhorada e aperfeiçoada a partir das reflexões críticas e construtivas das Professoras Supervisoras e dos Professores Cooperantes. Do diálogo, da reflexão e da leitura de informação teórica, foi possível a construção da profissionalidade docente. Um professor, que tem de promover o perfil humanista, responsável e autónomo nos alunos, percebe que um trabalho de articulação, de flexibilidade e autonomia curricular, de responsabilidade e acompanhamento obriga a uma formação contínua, inesgotável e aliada aos dias de hoje. Logo, o fomento de oportunidades variadas, ativas, envolventes e integradoras permite a motivação, o gosto e a vontade para aprender, provocando o desenvolvimento de aprendizagens significativas.