ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Subject "1.º ciclo"
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- Educating for climate awareness at a primary school level settingPublication . Caldeira, Luis Filipe Pereira; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloWe live in a global world surrounded by constant changes, and it is urgent to make children aware of their role in the society in which they are inserted, increasingly aware of their macro-system. Using English, the global language, and by varied resources and a multidisciplinary approach, it was sought to teach a group of 4th grade students topics related to our planet’s sustainability, respect, and appreciation of its diversity. This project aims to foster in students a taste for the nature that surrounds them, demonstrating that life as we have known it for centuries depends on its yields to endure, and that humans, to a large extent, display an integral part towards its proper functioning. Thus, this study, based on a didactic intervention project developed in a 4th year primary school education class, aimed to understand how, and to what extent, it is possible to educate for global citizenship, namely through teaching about climate change and environmental awareness in an English as a foreign language class setting. Through the use of a mixed methodology, data was created allowing to conclude that pupils showed to be receptive and highly motivated to learn about the proposed themes, usually not tackled inside a primary school context, always demonstrating positive attitudes and willingness to participate, thus being able to develop new knowledge, achieving set learning outcomes, both on the topics discussed, and, naturally, developing skills in the target language used simultaneously throughout the project.
- Potenciar o sucesso escolar dos alunos do 1.º ciclo, a partir dos resultados obtidos nas Provas de Aferição, na área da Matemática - Estudo de casoPublication . Pinto, Alice Anabela Silva Valente; Romão, PaulaA avaliação externa realizada aos alunos do 2º ano por via da aplicação das provas de aferição doravante (PA) têm, como propósito acompanhar o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas, fornecer informação detalhada às escolas, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos sobre o seu desempenho de modo, a permitir intervenções pedagógicas atempadas, durante o percurso de aprendizagem dos alunos. Permitem ainda, estas provas, dar uma visão de conjunto de como os alunos estão a aprender em cada escola e a nível nacional. Com este estudo de caso, aplicado na área da matemática, numa turma do 3º ano pretende-se perceber, a partir dos resultados obtidos nas PA se a aplicação de forma incisiva e estratégica de metodologias a utilizar na dinâmica de sala de aula, na área da matemática, contribuíram para colmatar de forma eficiente e eficaz as lacunas que ficaram do ensino à distância, neste determinado contexto, e que foram reveladas nas provas de aferição realizadas, e se toda a implementação deste trabalho ao longo do ano, contribuiu para que esses alunos alcançassem o sucesso educativo. A primeira parte deste projeto compreende a parte teórica e a segunda, a parte prática. Para isso, recorremos a uma metodologia mista com maior predominância da componente quantitativa sobre a qualitativa. Analisámos a informação dos resultados das provas de aferição das duas turmas que realizaram a prova e com base nesse trabalho definimos dois grupos de estudo (um grupo experimental e um grupo de controlo). O grupo de controlo compreendeu os alunos do 3.º ano A (22 alunos) e o grupo experimental, os alunos do 3.º ano B (12 alunos). Para a escolha do grupo experimental, considerou-se o grupo que evidenciou maiores fragilidades nas aprendizagens. Depois de analisados os dados, realizou-se um trabalho de recuperação de aprendizagens, no grupo experimental, incidindo sobre as fragilidades encontradas. No final do mês de maio aplicou-se novamente a prova de aferição de 2021/22. Analisaram se os resultados finais do grupo de controlo e do grupo experimental comparando-se os seus resultados iniciais com os resultados obtidos na repetição da prova, assim como a sua evolução ao nível da avaliação formativa. A análise feita aos resultados obtidos pelo grupo de controlo e grupo experimental permitiu aferir que houve uma maior evolução no grupo experimental quer nos resultados da PA quer nos resultados da avaliação formativa, permitindo chegar à conclusão que é possível estabelecer um plano de ação a partir dos resultados das provas de aferição, que não sendo o único, se apresenta como mais uma possibilidade de trabalho que não deve ser descurada nas escolas