ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Subject "(Meta)linguistic reflection"
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- Observar, criar e vivenciar: as experiências e reflexões de uma professora em formação nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Barros, Alexandra Filipa Costa de; Lopes, Ana Sofia do CarmoO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constitui um requisito para admissão à prova pública e, consequentemente, para a obtenção do grau de Mestre. Ademais, tem como principal objetivo oferecer uma visão abrangente e reflexiva das experiências vivenciadas pela mestranda ao longo do seu percurso de formação inicial, evidenciando a construção dos conhecimentos científico e científico-pedagógico. Assim, conforme se constata, de imediato, pelo próprio título do relatório, confere-se destaque aos processos de observação e de reflexão, sublinhando a relação entre a teoria e a prática, que contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente. Ressalta-se, também, a importância da formação inicial e contínua de professores, da supervisão pedagógica e do trabalho colaborativo no atual contexto de contínuas mudanças, que pauta o século XXI. Além disso, por meio da análise das experiências educativas vividas, discutem-se aspetos essenciais da prática pedagógica, fundamentados em pressupostos teóricos relevantes no ensino. Logo, assumindo uma postura reflexiva, essencial no caminho para o crescimento profissional de qualquer docente, a mestranda evidencia os desafios, as potencialidades e as competências desenvolvidas (e a desenvolver) no período de prática educativa supervisionada. Neste relatório, graças à sua componente investigativa, procura-se, de igual forma, destacar que um docente deve ser, também, um investigador, ao criar uma relação entre a teoria e a prática, através da adoção da metodologia de investigação-ação. Deste modo, salientam-se os contributos da metodologia laboratório gramatical para o desenvolvimento da competência ortográfica de alunos do 1.º CEB, realçando-se a preponderância da aprendizagem pela descoberta e da reflexão (meta)linguística nos processos de ensino e de aprendizagem.