ESMAD - Provas Públicas Estatuto Carreira Docente
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Browsing ESMAD - Provas Públicas Estatuto Carreira Docente by Subject "Composição"
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- O MicrotonalismoPublication . Vieira, Filipe Carlos Ribeiro DiasEste trabalho teórico insere-se no âmbito dos termos e efeitos previstos no Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, e no Despacho n.º 14093/2011, DR n.º 200, 2ª Série, de 18 de outubro, que confere a atribuição do Título de Especialista na área de Música, 212 Artes do Espetáculo, variante de composição. O tema escolhido para esta “apresentação, (…) de um trabalho de natureza profissional no âmbito da área em que são prestadas as provas, preferencialmente sobre um trabalho ou obra constante do seu currículo profissional;” (alínea b) do Art.º 6º do Despacho n.º 14093/2011 de 18 de outubro), é o Microtonalismo. A razão principal da escolha deste tema é porque trespassa toda a minha vida como compositor e é realmente a minha temática de investigação. O interesse por este tema começou logo desde muito cedo, quando no Conservatório de Música do Porto, onde estudava Flauta Transversal, ouvi o Prof. Luís Meireles tocar uma obra microtonal, chamada Beaut-Faul do compositor Cândido Lima. Fiquei automaticamente “paralisado”. Esta obra era muito diferente de todas as outras referências musicais que conhecia. Remetia para um “novo mundo sonoro”. Constatei de imediato que me sentia muito próximo desta estética e desta linguagem muito mais do que de qualquer outra, tanto a nível cognitivo, como sensorial. Surgiu de imediato um enorme desejo de conhecer mais sobre esta “nova música” que me foi apresentada de forma tão intensa e catalisadora. [...]