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Prova para obtenção do título de especialista | 5.6 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho teórico insere-se no âmbito dos termos e efeitos previstos no Decreto-Lei n.º 206/2009,
de 31 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, e no Despacho n.º 14093/2011,
DR n.º 200, 2ª Série, de 18 de outubro, que confere a atribuição do Título de Especialista na área de
Música, 212 Artes do Espetáculo, variante de composição. O tema escolhido para esta “apresentação,
(…) de um trabalho de natureza profissional no âmbito da área em que são prestadas as provas,
preferencialmente sobre um trabalho ou obra constante do seu currículo profissional;” (alínea b) do Art.º
6º do Despacho n.º 14093/2011 de 18 de outubro), é o Microtonalismo. A razão principal da escolha
deste tema é porque trespassa toda a minha vida como compositor e é realmente a minha temática de
investigação.
O interesse por este tema começou logo desde muito cedo, quando no Conservatório de Música do
Porto, onde estudava Flauta Transversal, ouvi o Prof. Luís Meireles tocar uma obra microtonal, chamada
Beaut-Faul do compositor Cândido Lima. Fiquei automaticamente “paralisado”. Esta obra era muito
diferente de todas as outras referências musicais que conhecia. Remetia para um “novo mundo sonoro”.
Constatei de imediato que me sentia muito próximo desta estética e desta linguagem muito mais do que
de qualquer outra, tanto a nível cognitivo, como sensorial. Surgiu de imediato um enorme desejo de
conhecer mais sobre esta “nova música” que me foi apresentada de forma tão intensa e catalisadora. [...]
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Microtonalismo Harmonia Ritmo Forma Composição
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