ISEP - Departamento de Engenharia Civil
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEP - Departamento de Engenharia Civil by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- 1º Ciclo de Palestras de Engenharia CivilPublication . Departamento de Engenharia Civil; Lopes, Duarte Barroso; Fontão, Eunice VilaverdeRealizou-se o I Ciclo de Palestras no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto, sobre os seguintes temas: Revestimentos em Edifícios - dia 17 de Outubro de 2001 Zonas Costeiras - dia 14 de Novembro de 2001 Betão Reforçado com Fibras - dia 12 de Dezembro de 201 De que resultaram os textos das comunicações agora compilados. Na escolha dos temas considerou-se a sua actualidade e o facto de completarem os assuntos das aulas do curso de Engenharia Civil. No futuro prevê-se a realização de novos ciclos com temas diversos proporcionando a divulgação de conhecimentos e criando um espaço de diálogo com técnicos e investigadores. Não deve deixar de se referir, que estas palestras reflectem o empenho de docentes do DEC na actualização de conhecimentos em áreas científicas de elevado potencial e interesse para uma escola de engenharia de grandes tradições.
- Mestrado em Engenharia Civil: 2024: Dissertação, projeto, estágioPublication . Vários; Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Santos, Ricardo Pereira; Neto, Teresa Carvalho(Excerto do prefácio) Concluído o ano letivo 2023/2024 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção.
- Projeto integrado: Trabalhos em ambiente empresarial: Licenciatura em engenharia civil: 2023-2024Publication . Departamento de Engenharia Civil; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Neto, Teresa Carvalho(Prefácio) No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2023-2024. No total foram realizados 31 trabalhos, dos quais 28 decorreram em ambiente empresarial e 3 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 32 estudantes, 16 docentes e 25 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 22 empresas/instituições (MatosinhosHabit, ACE, Enescoord, VN2R, Cerne Projeto e Consultoria, Exactusensu, Buildgest, Chryso, Metalongo, Eleven Steps, Garcia e Garcia, JFA Engenharia, Diligentprojects, Techonis, Montaco, A400, Telhabel, CIVI4, Metalogalva, Geolatitude, Fevin, e Penrea), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
- Publicações BIM: IV pós-graduação em Coordenação BIMPublication . Martins, Adriana; Monteiro, Ana; Carvalho, André; Melo, Bruna Beppler; Siqueira, Carolina Gavron; Teixeira, Diogo; Gomes, Edson; Nunes, Fábio; Barbosa, Hélder; Assunção, Luiza; Castro, Madalena; Mota, Nuno; Vieira, Rui; Cabral, Sara; Marques, Sara; Ribeiro, Diogo; Vaz, Jorge Vieira; Pinto-Faria, José; Santos, Ricardo; Gavina, Rui(Excerto Prefácio)Os trabalhos aqui compilados têm origem nos relatórios apresentados pelos autores — enquanto estudantes— na unidade curricular de Projeto Integrador, da quarta edição do Curso de Pós-Graduação “Coordenação BIM” (Building Information Modelling) promovido pelo ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), pela ESAP (Escola Superior Artística do Porto) e pela BIM Academy de Barcelona, em 2023. Na sua génese, os relatórios foram o resultado de trabalhos de grupos, com a dotação temporal de cinco semanas, apresentados e defendidos publicamente, sobre temas relevantes escolhidos pelos próprios estudantes, no âmbito da Coordenação de Processos BIM. A escolha livre dos temas, nesta última unidade curricular do curso, mostra-se muito diversificada, desde a aplicação sobre um case-study, e de um modo mais ou menos sincrético, das aprendizagens adquiridas nas anteriores unidades curriculares, até à exploração de temas muito concretos com origem nos interesses específicos dos estudantes, sejam eles de âmbito profissional, académico ou pessoal. A organização deste livro reflete a organização sucessiva dos temas, tendo em conta a sua temática restrita, partindo dos elementos básicos de modelação, passando pela organização dos processos de coordenação e a sua aplicação em contextos específicos, como a eficiência energética ou a reabilitação do edificado, assim: