ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Permanent URI for this community
O ISCAP é uma escola de ensino superior politécnico que tem por missão específica a formação, a investigação, a criação e difusão da cultura e do saber e a prestação de serviços na área das ciências empresariais.
Browse
Browsing ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto by Field of Science and Technology (FOS) "Finanças"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital onlinePublication . Barros, César Oliveira Sousa Lapa; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Torres, Ana IsabelO objetivo do presente estudo é verificar se a adoção de uma estratégia de pricing Pay What You Want pode ser mais adequada para o mercado de distribuição de conteúdo digital online. Verificámos que uma estratégia de pricing é tão mais adequada quanto maior for o seu potencial para, entre outros aspetos, proporcionar uma receita superior às empresas. Para verificar a adequação da estratégia Pay What You Want foi aplicado um inquérito online a uma amostra de conveniência para avaliar a intenção de compra e o preço de reserva para um conjunto de produtos digitais. Isto permitiu verificar que, em determinados casos, esta estratégia pode conduzir a resultados superiores através de uma redução dos montantes individuais pagos, que é compensada por um aumento no número de compradores. Este estudo vem salientar a importância para o controlo de gestão de analisar o impacto das decisões sobre políticas de preço.
- Determinantes da procura da BitcoinPublication . Regalado, João Miguel dos Santos; Machado, Celsa Maria de CarvalhoA Bitcoin é uma moeda digital descentralizada criada em 2009 mas que só a partir de meados de 2010 começou a ser usada de forma mais generalizada e crescente. A ideia inovadora da Bitcoin trouxe uma nova perspetiva ao que conhecemos atualmente como moeda. A sua complexidade e aceitação a nível mundial fazem dela um fenómeno interessante de ser estudado. Os estudos científicos sobre a Bitcoin são ainda escassos e centram-se sobretudo no comportamento do seu preço e volatilidade do mesmo. A presente dissertação pretende contribuir para um conhecimento mais aprofundado das determinantes da utilização da Bitcoin estimando uma função procura, em que se têm em conta as determinantes tradicionais da procura de moeda mas também as variáveis relevadas pela literatura empírica sobre a Bitcoin, no período de julho de 2010 a dezembro de 2014, através de um modelo ARDL. As estimações realizadas mostraram que as determinantes tradicionais da procura de moeda também explicam a procura da Bitcoin mas que existem outras determinantes igualmente importantes. Efetivamente, as variáveis usadas como proxies do rendimento e da taxa de juro revelaram afetar com o sinal esperado e significativamente o volume estimado de transações em bitcoins, no longo e no curto prazo, enquanto a taxa de câmbio BTC/USD influencia significativamente e negativamente, igualmente no curto e no longo prazo. Também o interesse demonstrado pela Bitcoin na internet revelou influenciar positivamente o uso desta moeda, no curto e no longo prazo, enquanto a percentagem dos custos de transação o faz negativamente, ainda que só no curto prazo.
- Sistema financeiro e crescimento económicoPublication . Barbosa, Luís Carlos; Ribeiro, Maria Clara Dias PintoOs resultados que a atual crise, iniciada em 2008, de cariz inicialmente financeira mas que teve, e tem, importantes repercursões na economia real a nivel mundial, tornaram protagonista a discussão sobre a possível relação entre o Sistema Financeiro e o Crescimento Económico. Os varios países afetados, em particular os países da União Europeia, têm reunido esforços para reformular as políticas económicas e financeiras como forma de recuperar as economias e evitar futuras crises. Os custos e efeitos da crise fizeram emergir vários estudos que põem em causa a correlação assumida como sempre positiva entre o desenvolvimento da vertente financeira e o crescimento da economia real que até aqui era tida como certa. O principal objetivo desta dissertação é analisar a forma como o rápido crescimento e uma sobredimensão do Setor Financeiro, motivado essencialmente pela desrugulação financeira e pelo boom financeiro registado a partir dos anos 90, podem influenciar o crescimento da economia real, fazendo emergir a tese da existência de um limiar a partir do qual o efeito das finanças no crescimento económico pode ser perverso. A literatura sobre a relação entre o Sistema Financeiro e o Crescimento Económico não é unívoca quanto ao sinal entre as duas vertentes, hevendo uma leitura recente em que a taxa de crescimento e a excessiva dimensão financeira, desviando demasiados recursos dos outros setores da economia, podem ser um entrave à sustentação do crescimento da economia real. Tentando confirmar ou infirmar a existência de um limiar de crescimento da economia real decorrente da vertente financeira (transmitido, sobretudo, pelo crédito ao setor privado e pelo emprego financeiro), foi feita uma análise econométrica, com dados em painel com base nos países da União Europeia no período de 1990 a 2010. Os resultados obtidos apontam para a confirmação da hipótese da existência de um limiar de crescimento, em particular a relação “parabólica” existente entre o Financiamento e o Crescimento. Adicionalmente, o estudo revela uma influência negativa dos gastos públicos sobre o crescimento.