ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais: Ciências da Educação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Quando é que 25 é igual a 1? - Projeto de intervenção psicossocial em contexto escolarPublication . Gonçalves, Nuno André Ribeiro; Bertão, AnaO presente relatório resultou do projeto de Educação e Intervenção Social “Quando é que 25 é igual a 1?”, que teve como finalidade desenvolver relações saudáveis em contexto escolar, entre os participantes do projeto, alunos de uma turma do segundo ano de escolaridade de uma escola básica cabo-verdiana, na ilha de Santiago, em período de pandemia. Este projeto teve por base a metodologia de investigação-ação participativa, tendo sido indispensável construir uma relação entre o professor-investigador e os participantes desenvolvida através do diálogo, da interação, para criar momentos de confiança, empatia, reflexão e partilha. Para a resolução dos problemas identificados de forma participada (limitação nas interações e diminuição de contactos entre os alunos, dificuldades ao nível da comunicação na sala de aula e dificuldade de aceitação das diferenças individuais, lixo acumulado nas ruas e falta de consciencialização da comunidade educativa e da turma para os problemas ambientais e de saúde associados à acumulação de lixo e utilização de plásticos) foram planeadas duas ações: “Momentos de partilha” e “Vamos sensibilizar/alertar para a situação do lixo”, que proporcionaram condições para ultrapassar os problemas identificados e, assim, promoveram uma mudança efetiva no quotidiano dos participantes. Este projeto revelou-se como positivo e importante para os participantes, uma vez que permitiu crescimento e transformação, enquanto alunos integrados num grupo-turma na escola e numa comunidade, no que concerne a questões ligadas às relações interpessoais e ambientais.