ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Escola Superior de Educação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Surdez e Síndrome de Down em ambiente educativo - desafios e redes de suportePublication . Ascenção, Elsa Ferreira de Castro; Sousa, Susana Barbosa deSegundo Kozma (2008), a Síndrome de Down consiste na presença de uma cópia extra no cromossoma 21, sendo que ao invés da normal duplicação do mesmo, ocorre uma triplicação. As caraterísticas ligadas a esta síndrome são várias, sendo que as suas feições são a mais conhecida. O facto de apresentarem uma estrutura facial mais pequena leva a que, por exemplo, as suas orelhas e estruturas auditivas sejam também mais pequenas, existindo assim uma maior possibilidade de ocorrerem problemas auditivos, o que está diretamente relacionado à percentagem elevada de casos de surdez nesta patologia (Kozma, 2008). A surdez é uma alteração no sistema auditivo e/ou nas vias auditivas que reduz ou impede o acesso aos estímulos sonoros (Nunes et al., 2015). Surge então o presente estudo que tem como objetivo estudar esta realidade da Síndrome de Down, em ambiente educativo. O estudo consiste na observação de uma aluna surda que apresenta Síndrome de Down, estudante numa Escola de Referência para a Educação e Ensino Bilingue do Norte do país, em que o objetivo primordial é explorar os seus padrões de participação/interação no seu contexto escolar e ainda identificar as estratégias de suporte à sua participação. Para a recolha dos dados, são utilizadas grelhas de observação e entrevistas efetuadas aos profissionais que acompanham o dia a dia da aluna na sua escola. Os resultados apresentados demonstram que a aluna deste estudo tem níveis de interação e inclusão escolar bastante positivos, uma vez que as adaptações adequadas estão a ser realizadas pelos profissionais que, diariamente, trabalham junto da aluna.