ESMAD - DM - Media Digitais Interativos
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Browsing ESMAD - DM - Media Digitais Interativos by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Artbook animado com realidade aumentadaPublication . Abraão, Henrique Miranda; Marques, HorácioEste projeto teve como objetivo explorar como a integração de realidade aumentada pode melhorar a experiência proporcionada por artbooks, fortalecendo a relação entre o leitor e o processo de criação das obras representadas. Para tal, foi desenvolvido um artbook que integrasse elementos digitais de forma complementar, estabelecendo uma ligação conceptual entre meio artístico, a animação, e os elementos multimédia sobrepostos digitalmente, animados. O processo adotado não visou substituir o objeto físico nem fragmentar o seu conteúdo em camadas distintas, mas ampliar as possibilidades de apresentação do processo criativo através de uma articulação clara e complementar com o meio digital. Foi elaborado um inquérito para comparar a experiência de leitura do artbook no seu formato convencional e aumentado, avaliando o potencial da realidade aumentada aplicada estes objetos editoriais. Os resultados evidenciam vantagens e desvantagens, a integração de realidade aumentada proporcionou uma experiência mais envolvente e inovadora, mas implicou algumas limitações de usabilidade.
- Gerador de azulejos: inteligência artificial para a reprodução da estética patrimonial portuguesaPublication . Leal, Gustavo Ventorim Glória; Lima, JorgeEste trabalho tem por objetivo a criação de um software gerador de imagens utilizando Inteligência Artificial. O output esperado desta aplicação será um módulo inspirado nos padrões da azulejaria portuguesa. Para isso, será criado um conjunto de dados a partir de fotografias captadas da superfície das casas e edifícios portugueses. Esta informação será formatada e utilizada para treinar um algoritmo de inteligência artificial. Para chegar ao resultado, este projeto passa por uma explicação sobre o design de superfície, conceituando-o. Descreve a azulejaria portuguesa como fator de identidade do povo português e representante cultural de identidade, bem como seus padrões de estrutura e forma de arte. Por fim, destaca a inteligência artificial, com foco em redes neurais, suas técnicas de processamento, estruturas e algoritmos. Ressalta a importância do aprendizado de máquina e faz uma explicação sobre as redes adversárias generativas, técnica utilizada para a realização deste projeto. Na metodologia está descrito as etapas executadas para a criação do dataset e os passos necessários para o desenvolvimento da aplicação. A seguir é detalhado o desenvolvimento da aplicação e posteriormente uma apresentação dos resultados e análise, terminando com uma conclusão sobre o resultado gerado pelo software.
