ESEIG - DM - Engenharia e Gestão Industrial
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Browsing ESEIG - DM - Engenharia e Gestão Industrial by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias"
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- Transporte marítimo deep-sea: estudo do frete marítimo do Extremo Oriente para a EuropaPublication . Nunes, José Carlos; Pereira, TeresaO transporte marítimo de carga contentorizada afirma-se como um método de transporte de baixo custo, com uma cobertura à escala mundial, capaz de responder às necessidades de uma economia globalizada, suportando assim redes de abastecimento intercontinentais integradas. Neste contexto, o Extremo Oriente afirmou-se, de modo consistente e duradouro, como um polo logístico e de produção de muitos dos produtos consumidos no Ocidente. Apesar deste facto, a componente de custo logístico correspondente ao fluxo marítimo intercontinental (frete), vê muitas vezes a sua negociação descurada por parte dos importadores. Até há poucos anos boa parte da contratação do frete marítimo era assumidamente rígida, fixando-se valores por períodos longos, que muitas vezes iam até um ano. Com a crescente volatilidade que assolou este mercado a partir de 2008, verificou-se uma procura crescente de fretes spot, o que obrigou a um maior conhecimento das particularidades do mercado e maior disponibilidade dos responsáveis logísticos. Ao mesmo tempo, surgiram, e maturaram-se, índices de preços para os fretes de transporte marítimo em contentores. Verificada a sua representatividade, estes índices acabaram por permitir o desenvolvimento de modelos de contratação alternativos com fretes indexados aos índices mencionados (ILCC). Estes modelos possibilitaram aos importadores acompanhar as variações dos valores do mercado de forma mais sustentada, e com um menor esforço negocial (sem a necessidade de contratação caso a caso – spot, uma vez fechados os contratos indexados). O importador tem assim garantias que o frete pago acompanha os valores do mercado, dado a indexação a índices de valores spot. Nesta dissertação desenvolve-se um modelo de apuramento de fretes marítimos indexado. Procede-se à verificação da sua validade prática em contexto real através de um caso de estudo, tendo-se simulado diferentes valores de coeficientes do modelo, verificando- se que valores permitem uma poupança efetiva, e quantificado esse ganho. O trabalho desenvolvido é, assim, também um contributo importante para médios e grandes importadores cujas importações têm características que permitam a negociação de fretes sustentada por modelos semelhantes ao apresentado. São ainda sugeridos trabalhos futuros com vista à garantia de que o modelo se mantém ajustado a eventuais alterações nas condicionantes do mercado, bem como à sua inclusão num modelo logístico integrado. São ainda sugeridas eventuais alterações e adaptações do modelo apresentado.