ISEP - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEP - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de um sensor ótico para a deteção do biomarcador de cancro MMP7Publication . Oliveira, Pedro Miguel Carneiro; Marques, Maria ArcelinaA doença oncológica tem mostrado uma tendência crescente nas últimas décadas, tornando-se um problema de saúde pública. A falta de meios práticos e clinicamente confiáveis para a monitorização do cancro representa um desafio no acompanhamento da doença em pacientes que sofrem ou já sofreram desta condição. Para preencher essa lacuna, há a necessidade de se desenvolverem novas estratégias sensoras para a deteção de biomarcadores associados a esta doença. Um dos biomarcadores selecionado para o desenvolvimento deste trabalho, foi a metaloproteinase de matriz 7 (MMP7, do inglês matrix metalloproteinase 7), conhecida por ser expressa no cancro de pâncreas. Neste contexto, desenvolveu-se um sensor biomimético denominado MIP@PQs, que consiste na conjugação de polímeros molecularmente impressos (MIPs, do inglês, molecularly imprinted polymers), com pontos quânticos (PQs). A construção do sensor utilizou PQs de telureto de cádmio com emissão alaranjada, funcionalizados com ácido 3-mercaptopropiónico (CdTe@MPA), que foram conjugados aos MIPs e utilizados na deteção do biomarcador MMP7 em soro humano liofilizado diluído a 1% em PBS (do inglês, phosphate buffer saline). Os MIP@PQs apresentaram uma ampla faixa de deteção abaixo do valor de corte clínico para MMP7, boa praticidade e seletividade em amostras de soro diluídas, o que indica o seu potencial para várias aplicações biológicas. Considerando o desempenho promissor do sensor biomimético em solução, planeia-se fazer a sua deposição em suporte sólido e avaliar a resposta analítica ao biomarcador MMP7, constituindo uma potencial linha de investigação para a continuação deste estudo.
- Estudo numérico sobre reservatórios de energia térmicaPublication . Graça, João Maria Correia Gagliardini; Rego, Rui Filipe Neves de AraújoO presente estudo investiga a otimização do desempenho de tanques de armazenamento térmico, com foco na operação de carga, descarga e stand-by. O estudo aborda a influência de diversos parâmetros operacionais e geométricos sobre a eficiência e a estratificação térmica dos tanques. As análises foram realizadas utilizando simulações CFD através do software OpenFOAM. A investigação inclui a avaliação de diferentes razões entre a altura e diâmetro, ou seja, relações de aspeto (AR), caudais de entrada e saídas de água, bem como o impacto da temperatura inicial e do isolamento, através dos número de Péclet, Richardson, MIX e das eficiências energéticas e exergéticas. A análise dos resultados revela que um aumento na diferença de temperatura de trabalho e uma redução no caudal contribuem significativamente para uma melhor estratificação térmica e eficiência energética. O estudo também destaca a importância da posição das portas de admissão e extração, com a utilização de cotovelos para melhorar a eficiência de armazenamento. Além disso, a análise do comportamento térmico durante o stand-by mostrou que o tanque possui uma boa capacidade de isolamento, mantendo temperaturas internas superiores à do ambiente mesmo após longos períodos de perda de calor. Os resultados obtidos confirmam que a otimização dos parâmetros operacionais e geométricos, juntamente com uma análise cuidadosa do isolamento, é crucial para o desenvolvimento de sistemas de armazenamento térmico mais eficientes. As simulações CFD foram essenciais para explorar e testar essas variáveis, proporcionando uma ferramenta eficaz para a análise e otimização de sistemas térmicos antes da construção de protótipos reais
- Immune profiling of a peptide/hyaluronan injectable matrix for intervertebral disc therapyPublication . MAGALHÃES, INÊS RIBEIRO; Ribeiro, Maria Cristina CastroLumbar disc herniations (LDH) are a leading cause of chronic low back pain, resulting from intervertebral disc degeneration. Conventional treatments focus on symptom relief and are often associated with high recurrence rates and long-term complications. In this context, regenerative medicine offers alternative strategies that aim to restore tissue function and promote healing. This study aimed to evaluate the immune response of human monocyte-derived macrophages in contact with hyaluronic acid (HA)-based injectable matrices. Human monocytes were isolated from healthy donors, differentiated into M0 macrophages, and polarized into M1 (proinflammatory) and M2 (anti-inflammatory) phenotypes. These cells were put in culture with various biomaterials, including HA of different molecular weights, peptide-functionalized HA, and peptides synthetised. Biocompatibility, viability, proliferation, and macrophage phenotype were assessed through fluorescence imaging, cytometry, and ELISA. Results showed that the tested biomaterials were non-cytotoxic and influenced macrophage behaviour by promoting regenerative profiles. This work supports the potential of peptide/HA-based biomaterials as injectable immunomodulatory systems for intervertebral disc repair, offering promising prospects for minimally invasive therapies targeting LDH.
