Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-09"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- An Arthrospira maxima based biorefineryPublication . Santos, Carolina Ascenso; Karmakar, Rachan; Caetano, Nídia[Abstract] With growing global concern over resource depletion, climate change, and waste management, the development of sustainable biorefineries has become crucial. Arthrospira maxima, a cyanobacterium commonly denominated Spirulina and known for its high nutritional content and rapid growth, presents a promising bioresource for such systems. This study explores a biorefinery model for Spirulina that maximizes resource utilization through innovative extractions and waste valorization approaches. By cultivating Spirulina using industrial waste media and recirculating growth resources, the model demonstrates significant reductions in water and nutrient use, aligning with circular economy principles. High-value compounds like phycocyanin and lipids were extracted using green methodologies, which reduce environmental impact compared to conventional methods. Additionally, residual extracted microalgal biomass was redirected to applications such as bioenergy and soil amendment, creating a zero-waste approach. The proposed model supports a transition towards sustainable bioeconomy practices, addressing both environmental and economic challenges. Future research may focus on genetic engineering and technological advancements to further enhance Spirulina’s biorefinery potential.
- O papel do professor de instrumento no bem-estar e motivação do alunoPublication . Mendes, Ana Rita Magalhães Lopes; Alves, Jorge Miguel da Costa; Miranda, Ana Luísa; Cortez, SílvioO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especialização em Instrumento (Viola), apresenta um resumo de todas as atividades da Prática de Ensino Supervisionada e incluí o meu projeto de investigação. O trabalho está dividido em três capítulos principais. No primeiro capítulo, contextualizo a escola onde o estágio foi realizado, dando uma visão detalhada sobre o seu funcionamento, com especial atenção à classe de viola. Neste capítulo, exponho os conteúdos programáticos e as matrizes curriculares da classe. No segundo capítulo, é feita a descrição de toda a Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo incide sobre o meu projeto de investigação - "O Papel do Professor de Instrumento no Bem-Estar e Motivação do Aluno" - que se foca na importância da relação professor-aluno. A escolha deste tema surge de diversos comportamentos e da falta de empatia por parte de alguns professores, que observei ao longo dos anos do meu percurso escolar. Alguns dos comportamentos que fui observando foram diretamente comigo, outros em relação a outros colegas e, na minha experiência, sempre comprometeram de alguma forma o desenvolvimento dos alunos. Neste projeto de investigação, exploro os aspetos mais importantes na relação professor-aluno e investigo o trabalho de autores da psicologia da educação que se dedicaram à pesquisa de uma boa e proficiente conduta do professor na aula de instrumento. Para incentivar a autoconfiança e o bem-estar, incluo a criação de um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor.