Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Controlo de qualidade na indústria dos plásticos flexíveisPublication . Alves, João pedro Duarte Martins; Esteves, Maria Teresa Martins Sena; Ribeiro, Maria Margarida MarquesO controlo e gestão da qualidade é um processo fulcral em qualquer empresa, e assume um papel cada vez mais significativo nos dias de hoje, permitindo não só uma maior satisfação dos clientes, potenciando maiores lucros, mas também a redução de despesas e desperdícios oriundos de não conformidades. Para além disso é uma atividade em constante evolução impulsionada pelo contínuo surgimento de novas técnicas e metodologias que acompanham o desenvolvimento das indústrias. O trabalho apresentado neste documento debruçou-se sobre o estudo de metodologias de controlo e gestão de qualidade e a sua aplicação na indústria dos plásticos flexíveis no sentido de melhorar os indicadores de qualidade da empresa acolhedora (Plastirso – Fábrica de Plásticos S.A.). No decorrer do estágio foram recolhidos dados relativos às reclamações recebidas pela empresa no espaço de 5 anos, compreendendo o período entre os anos de 2019 e 2023, que foram posteriormente tratados e analisados através da aplicação de metodologias recolhidas da literatura, nomeadamente, diagramas de Pareto e Diagramas de Ishikawa, tendo-se determinado as principais oportunidades de melhoria a resolver no sentido de reduzir as não conformidades e reclamações e, consequentemente, melhorar os indicadores de qualidade da empresa. Todas as atividades foram realizadas em proximidade com o Departamento de Qualidade da empresa, tendo o trabalho culminado na criação de um plano de ação e implementação de medidas que procuram dar resposta às oportunidades de melhoria identificadas. Determinou-se ainda que a implementação destas medidas tem potencial para reduzir o número de reclamações em cerca de 27% e os custos relacionados com o tratamento de não conformidades e reclamações em cerca de 14%.
- Produção de carbonizados a partir da biomassa: viabilidade do seu uso no melhoramento de solosPublication . Verde, Valentim Luís; Ribeiro, Albina Maria de Sá; Pimenta, Maria Paula Moreira de Carvalho Amorim Neto; Silva, Felipe Thalles MoreiraNo trabalho desenvolvido, realizaram-se ensaios de pirólise, em leito fixo, para duas biomassas lenhocelulósicas residuais: a casca de noz (Juglans regia) e a casca de amêndoa (Prunus dulcis). O objetivo principal foi a produção de carbonizados e o estudo do efeito da temperatura de pirólise nas características dos mesmos, com vista à sua aplicação para remediação de solos. Fez-se variar a temperatura de pirólise entre 474 e 756 ºC, fixando a rampa de aquecimento a 20 ºC/min, o tempo de pirólise a 40 min, o caudal de azoto a 2,1 g/min e o tamanho de partícula a 1-4 mm. Foram avaliados os rendimentos de cada produto e o poder calorífico superior (PCS) do gás produzido. O rendimento do carbonizado diminuiu com o aumento da temperatura para ambas as biomassas, tendo-se obtido valores entre 32,15% e 28,12% para a casca de noz, e entre 31,24% e 27,72% na casca de amêndoa. O PCS do gás foi crescente com a temperatura, com os valores obtidos situados entre 2,26 e 4,14 MJ/Nm3 para a casca de noz e entre 2,88 e 5,25 MJ/Nm3 para a casca de amêndoa. Na análise próxima dos carbonizados, para ambas as cascas, verificou-se um aumento quer no teor de cinzas quer no carbono fixo, com a temperatura. O teor de cinzas situou-se entre 2,82% e 3,43% para a casca de noz e entre 3,20% e 4,15% para a casca de amêndoa. O carbono fixo subiu de 80,92% para 91,10% na casca de noz e de 81,77% para 91,18% na casca de amêndoa. Já o teor de voláteis foi decrescente com o aumento da temperatura, com valores entre 16,26% e 5,47% para a casca de noz e entre 15,03% e 4,67% para a casca de amêndoa. Os valores do PCS dos carbonizados foram praticamente constantes, entre 31,11 e 32,23 MJ/kg. Os carbonizados eram todos alcalinos e o seu pH subiu com o aumento da temperatura de pirólise. Obteve-se valores para a casca de noz entre 8,10 e 9,45 e, para a casca de amêndoa, entre 8,48 e 10,25. Quanto à condutividade elétrica os valores variaram de 421 até 1114 μS/cm na casca de noz e de 470 até 1743 μS/cm na casca de amêndoa. Relativamente ao potencial de calagem, os carbonizados foram todos classificados como classe 1. Desta forma, concluiu-se que tanto o carbonizado como o gás de pirólise provenientes destas biomassas podem ser utilizados como combustíveis. Para além disto, e tendo em vista a remediação de solos, os carbonizados apresentaram valores interessantes para este âmbito. Estes podem ser úteis no tratamento de solos ácidos, pelo seu pH alcalino e, tendo em conta o potencial de calagem e a condutividade elétrica, estes poderão ter alguma ação de melhoria na capacidade de troca de catiões dos solos, o que poderá favorecer a manutenção e reposição de minerais e nutrientes no solo.
- Evaluation of the anticancer potential of the macrofungus Pisolithus arhizusPublication . Costa, Graça Germana Santos da; Oliveira, Rui S.; Martins, Rosário; Vieira, MónicaMicrofungi produce bioactive compounds that can greatly enhance health. Pisolithus arhizus is a species of fungus belonging to the phylum Basidiomycota. It is mainly found in association with the roots of some trees, establishing a mutualistic relantionship with them, facilitating the absorption of nutrientes from the soil in Exchange for carbohydrates produced by the host plant. This microfungus has aroused great interest due to its promising therapeutic properties and bioactive effects. This work aimed to evaluate the anticancer potential of a dichloromethane:metanol (2:1) extract. Crude extracts were prepared from the mycelium and culture médium of P. arhizus. The extracts were subsequently separated into 9 fractions using vacum liquid chromatography. The fractions were tested for cytotoxicity against the colon adenocarcinoma cell lines RKO, human neuroblastoma SH-SY5Y and 3T3-L1 fibroblasts. Cell viability was assessed using the 3-(4,5-dimethyl-2thiazolyl)-2,5-diphenyl-2H-tetrazolium bromide (MTT) reduction assay. The results reaveled cytotoxicity against the RKO cell line in several fractions, with little or no activity in 3T3-L1 cells. The obtained results support previous conclusions that P. arhizus is a promising source of compounds with anticancer activity. However, more in-depth studies are needed to analyze the chemical compounds originating from the various parts of P. arhizus and investigate their biological and toxicological activities. Exploring the bioactive potential of P. arhizus is critical to developing a complete unerstanding of its therapeutic beneficts.
- Avaliação da eficácia de hidratação de quatro produtos cosméticosPublication . Pinto, Cláudia Rodrigues; Vaz, Ana; Vieira, MónicaA pele é a interface entre o meio ambiente e o nosso organismo, constituindo uma barreira protetora que impede a evaporação de água. Contudo, existe sempre uma pequena evaporação de água da pele, que ocorre como parte do seu metabolismo normal. A utilização de hidratantes permite a manutenção da hemeostase da pele, apesar das alterações do meio externo, permitindo que a pele mantenha uma hidratação adequada. O regulamento (EU) Nº655/2013 estabelece critérios comuns para garantir a fiabilidade das alegações anunciadas nos produtos cosméticos, sendo fundamentadas através de ensaios clínicos. As Boas Práticas Clínicas consistem num conjunto de critério éticos e científicos necessários ao “planeamento, condução e monitorização dos ensaios clínicos”. Este relatório de estágio descreve um ensaio clínico de avaliação da eficácia de quatro produtos cosméticos que acompanhei durante o meu estágio na Inovapotek. A avaliação da eficácia de hidratação foi realizada com base em fotografias e na avaliação da integridade da barreira cutânea, hidratação da pele, suavidade/rugosidade da pele, descamação da pele e ação calmante. No final do estudo foi realizado um questionário de avaliação subjetiva. No geral, os produtos foram bem tolerados pelos participantes, sendo que nenhum referiu ter sentido qualquer sintoma ou sensação de desconforto.
- Processos de implementação de metodologias de gestão de projeto no contexto de indústrias de Coding & MarkingPublication . Cunha , Diogo Filipe Martins da; Freitas, Carlos Jorge PereiraA presente tese aborda a implementação de metodologias de gestão de projetos na indústria de Coding & Marking, com foco na empresa MARQUE TDI DOMINO PRINTING SCIENCES. Este documento, expõe os desafios relacionados com falhas de organização e conhecimento dos projetos em curso, bem como a falta de visibilidade dos projetos já entregues e a incapacidade de cumprir os prazos estabelecidos com os clientes. A solução proposta envolve a implementação de uma estrutura no software JIRA, com o intuito de melhorar a organização e monitorização dos projetos em andamento. Além disso, é também desenvolvida uma estrutura no software CONFLUENCE para adversar a falta de visibilidade e conhecimento dos projetos após o encerramento dos mesmos. Complementarmente, propõe-se a adoção de uma metodologia híbrida, Waterfall e Agile, com o objetivo de melhorar as estimativas de tempo fornecidas ao cliente e também para proporcionar uma maior flexibilidade durante a execução dos projetos. Com a adoção destas metodologias, existem duas desvantagens encontradas, nomeadamente a complexidade de implementação, onde a integração das ferramentas JIRA e CONFLUENCE podem exigir um investimento significativo de tempo e recursos, o que nos leva à segunda desvantagem, que consiste na necessidade da equipa ter formações para conseguir utilizar eficazmente estas novas ferramentas, o que pode impactar a produtividade inicial. Para garantir a conformidade, a estruturação dos projetos no JIRA foi validada através de revisões periódicas com o responsável, assegurando que todas as fases, entregas e tarefas estavam claramente definidas e atribuídas. A avaliação de desempenho da solução será realizada através da estrutura criada em JIRA, onde será possível acompanhar os projetos em tempo real e analisar relatórios e gráficos do tempo despendido em cada tarefa. Através da estrutura criada em CONFLUENCE, a equipa terá capacidade para aumentar a visibilidade e acessibilidade das informações dos projetos. Desenvolvimentos efetuados: • Estruturação detalhada dos projetos no JIRA, incluindo fases, entregas e tarefas com definição clara de responsáveis e prazos. • Criação de páginas no CONFLUENCE para documentação dos projetos, assegurando a visibilidade e acessibilidade das informações após a entrega. • Proposta de implementação de um método híbrido, começando com Waterfall nas fases iniciais e transição para Agile nas fases subsequentes.
- Patients' health care resources utilization and costs estimation across cardiovascular risk categories: insights from the LATINO studyPublication . Gavina, Cristina; Borges, Alexandra; Afonso-Silva, Marta; Fortuna, Inês; Canelas-Pais, Mariana; Amaral, Rita; Costa, Inês; Seabra, Daniel; Araújo, Francisco; Taveira-Gomes, Tiago; Amaral, Rita"Atherosclerotic Cardiovascular Disease (ASCVD) is a global public health concern. This study aimed to estimate the healthcare resource utilization (HRU) and costs stratified by cardiovascular disease (CVD) risk categories using real-world evidence, in a regional population in Portugal. This is a retrospective observational study, using data from Electronic Health Records between 2017 and 2021. Patients aged≥40 years, and with at least one general practitioner (GP) appointment in the 3 years before 31st of December 2019, were included. CVD risk categories were determined based on 2021 ESC prevention guidelines. HRU encompassed hospital data (hospitalizations, outpatient and emergency room visits) and GP appointments. Total direct costs per patient were calculated based on the reference cost of the Portuguese legislation for payment methodology on Diagnosis-Related Groups (DRGs). Analysis of 3 122 695 episodes, revealed consistent HRU and costs across the five years. Very high-risk patients, showed higher HRU, particularly in hospital admissions. Costs tended to rise with higher CVD risk level. Very high-risk patients with ASCVD had higher costs for hospital admissions, while low-to-moderate risk patients had higher costs for GP visits. Despite a smaller proportion, very high-risk patients with prior ASCVD represent the highest costs per patient across healthcare settings (from 115€ in emergency visits to 2 673€ in hospitalizations), followed by very high-risk patients without prior ASCVD (ASCVD-risk equivalents). This study revealed a substantial HRU and costs by patients with very high CVD risk, particularly those with prior ASCVD. Moreover, ASCVD-risk equivalents emerge as notable consumers, emphasizing the importance of risk assessment and preventive measures in cost-effective management of these patients. "