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- Estratégias integradas de inbound marketing na geração de leadsPublication . Rebelo, Mariana Sofia Paulos; Lima, Ana Patrícia Pinto deO relatório em questão foi elaborado como parte dos requisitos para a conclusão do segundo ciclo de estudos do mestrado de Marketing Digital do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O estágio curricular foi iniciado na empresa E-goi, iniciando-se em 1 de fevereiro de 2024 e sendo finalizado no dia 30 de junho de 2024, totalizando 400 horas de experiência profissional. O principal objetivo do estágio consiste em adquirir conhecimento prático sobre as metodologias de inbound marketing na geração de leads, além de compreender a complementaridade entre a estratégia de inbound marketing, a jornada do cliente, realizar a segmentação e a monitorização de resultados. Durante o período de estágio, foram realizadas atividades essenciais para impulsionar o crescimento e a eficiência da empresa. Uma dessas atividades incluiu a identificação e seleção cuidadosa de potenciais clientes, através da aplicação de estratégias e ferramentas (isto está explicado nas atividades desenvolvidas, incluindo as ferramentas utilizadas) específicas para encontrar leads qualificados, alinhados com os objetivos da empresa. Além disso, foi conduzida uma análise detalhada dos concorrentes, explorando as suas estratégias de Inbound Marketing, visando posicionar a empresa de forma mais competitiva e identificar oportunidades de destaque. Adicionalmente, foram organizadas reuniões estratégicas com potenciais clientes, nas quais as soluções da plataforma foram apresentadas de forma convincente e profissional, estabelecendo assim relações sólidas e construindo confiança para fechar negócios. Como resultado direto dessas atividades, observou-se um aumento significativo nas chamadas inbound, o que se traduziu num aumento correspondente no número de reuniões realizadas. Essa maior atividade comercial, por sua vez, resultou num aumento substancial no número de clientes que assinaram contrato com a empresa. Esse sucesso demonstra a eficácia das estratégias implementadas e o impacto positivo do trabalho realizado durante o estágio.
- Profiling and assessing the risks of image- and performance-enhancing drugs use during the COVID-19 lockdownPublication . De Luca, Ilaria; Di Carlo, Francesco; Burkauskas, Julius; Dores, Artemisa Rocha; Carvalho, Irene P.; Ángeles Gómez-Martínez, M.; Szabo, Attila; Fujiwara, Hironobu; Barbosa, Cristina Monteiro; Nicola, Marco Di; Mazza, Marianna; Sani, Gabriele; Luciani, Debora; Pettorruso, Mauro; Giannantonio, Massimo di; Cataldo, Ilaria; Esposito, Gianluca; Martinotti, Giovanni; Zandonai, Thomas; Rabin, Olivier; Corazza, OrnellaImage and Performance-Enhancing Drugs (IPEDs) can enhance mental and physical capabilities and impact one’s overall health. Initially confined in sport environments, IPEDs use has become increasingly widespread in a high-performing society. The present study was aimed at profiling IPEDs use during the COVID-19 lockdown among an international sample of young adults. A cross-sectional observational study was carried out in eight countries (United Kingdom, Italy, Lithuania, Hungary, Portugal, Spain, Brazil, and Japan) between April and May 2020. The survey questionnaire included validated measurements such as Exercise Addiction Inventory (EAI), Appearance Anxiety Inventory (AAI), and Self-Compassion Scale (SCS) as well as questions about the type of IPEDs, purchasing methods and socio-demographic information. A total of 736 IPEDs users were included in the survey. Their mean age was 33.05 years (±SD = 10.06), and 64.2% were female participants. Overall, 6.8% were found at risk of exercise addiction (EAI >24), 27.6% presented high levels of appearance anxiety, and 24.9% revealed low levels of emotional regulation’s self-compassion. Most participants (55.6%) purchased IPEDs through pharmacies/specialized shops, while 41.3% purchased IPEDs on the Internet. Online IPEDs buyers were mainly men who had higher scores on the Exercise Addiction Inventory. One or more IPEDs classifiable as “potentially risky” were used by 66.3% of the sample. Users of “potentially risky IPEDs” were younger and primarily men. They showed higher scores both on the Exercise Addiction Inventory and Appearance Anxiety Inventory. This study profiled users of IPEDs when the most restrictive COVID-19 lockdown policies were implemented in all the participating countries. More targeted post-COVID 19 prevention strategies should be implemented according to the emerged socio-demographic and psychopathological traits and cross-cultural differences emerged. Longitudinal studies will also be needed to determine the long-term effect of the COVID-19 lockdown on IPEDs consumption.
- Vertentes do Marketing Digital: relatório de estágio na empresa WDMIPublication . Fundo, Abel Filipe Ribeiro do; Teixeira, Sandrina FranciscaNo âmbito do mestrado em Marketing Digital do ISCAP, foi elaborado o presente relatório, que tem por objetivo, relatar e aprofundar as várias atividades realizadas ao longo do estágio curricular. O mesmo decorreu na WDMI, uma empresa de distribuição de material informático, tendo a duração de 400 horas, realizadas entre o período de 20 de novembro de 2023 até 9 de fevereiro de 2024. Optei por realizar estágio curricular, uma vez que pretendia consolidar os conhecimentos lecionados durante o mestrado, através de vertentes mais práticas do marketing digital. Durante o período que estagiei na WDMI, tive a possibilidade de realizar tarefas relacionadas com diferentes vertentes do marketing digital, tendo disponibilizado mais tempo com SEO, planeamento e gestão de redes sociais, email marketing e copywriting. Todo o período de estágio foi uma constante aprendizagem, sendo fundamental para adquirir conhecimentos, que serão bastante úteis para ingressar no mercado de trabalho com uma maior experiência prática.
- O impacto do content-based image retrieval na experiência de compra de artigos fast-fashion via aplicação da ZaraPublication . Hirano, Nádia Nagata; Teixeira, Sandrina Francisca; Lima, Ana Maria Lima FariaO presente estudo explorou o impacto do Content-based Image Retrieval (CBIR) na experiência de compra de artigos fast-fashion através da aplicação móvel da Zara. O objetivo principal foi avaliar como o CBIR influencia a intenção de compra, a satisfação do consumidor e a eficácia na recomendação da busca por produtos, além de comparar sua usabilidade com métodos de busca tradicionais. Utilizando uma metodologia quantitativa, foram coletados e analisados dados de 130 respondentes, focando sua interação com a tecnologia durante a experiência de compra. Os resultados indicaram que o CBIR melhora significativamente a experiência de compra online ao proporcionar uma interface intuitiva e personalizada, que facilita a busca por produtos através da aplicação. A tecnologia demonstrou aumentar a satisfação do consumidor, fortalecendo a intenção de compra e a confiança nas decisões de compra. Além disso, a vantagem percebida e o controlo percebido foram destacados como fatores que contribuem para a preferência do consumidor pela utilização do CBIR em comparação com métodos de busca baseados por descrição. Este estudo contribui para o modelo de negócio de fast-fashion online ao demonstrar a importância de integrar novas tecnologias, como o CBIR, num modelo de negócio caracterizado pela necessidade de inovação constante e resposta rápida às tendências de consumo. As implicações práticas são claras: a adoção do CBIR pode não apenas melhorar a eficiência das operações de mobile commerce, mas também elevar a experiência do utilizador, potencializando o envolvimento e a fidelização do cliente. Futuras pesquisas poderiam explorar a aplicação do CBIR em diferentes plataformas e segmentos de mercado, bem como sua integração com outras tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a realidade aumentada, para enriquecer ainda mais a experiência de compra online.