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- Projeto de equipamento de deteção de componentes para a indústria automóvelPublication . Gonçalves, Manuel Alberto do Carmo; Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesA indústria automóvel tem-se tornado ao longo do tempo um setor essencial na sociedade. O automóvel tem, atualmente, um papel muito importante na economia mundial devido ao seu crescimento e evolução. Assim, a indústria automóvel enfrenta um grande desafio no que diz respeito às necessidades do mercado, pois tem de estar em constante otimização de forma a satisfazer as necessidades dos clientes, necessidades estas que são relativas aos requisitos de qualidade e prazos de entrega. Este crescimento levou a que a indústria necessitasse de uma produção em massa, pelo que teve de recorrer a novas técnicas relacionadas com a automação e robótica de forma a alcançar os objetivos. Este trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de um equipamento semiautomático de deteção de componentes, de modo a garantir a qualidade do produto final e assim corresponder às expectativas do cliente. O objetivo é a conceção de um equipamento semiautomático capaz de fazer a deteção de clips inseridos em duas peças obtidas por injeção plástica e fornecidas pelo cliente, peças estas que são os painéis interiores de bagageiras automóveis. O equipamento deve estar equipado com duas ferramentas para os respetivostipos de peça, munidas com componentes de imobilização para que a deteção a realizar seja feita com sucesso. O equipamento deve também ter integrado um sistema que possibilite o avanço e o recuo do sistema de deteção. Os resultados deste projeto foram muito positivos, já que o projeto mecânico e de automação foram concluídos, o equipamento foi concebido com sucesso e o seu funcionamento foi motivo de satisfação do cliente, uma vez que todos os seus requisitos foram cumpridos, tanto na validação do processo em si, como também no tempo de ciclo registado.
- Melhoria do processo de fabrico de cabos de controlo para a indústria de componentes automóveisPublication . Pinto, João Pedro Madureira; Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRESUMO A indústria automóvel tem uma grande importância na economia global por todos os postos de trabalho que gera, materiais que explora, ou desenvolvimento técnico e tecnológico que impulsiona. Associada à indústria automóvel, destaca-se a indústria de componentes automóveis, responsável por diversos componentes posteriormente utilizados na construção de automóveis, tais como cabos de controlo. Estes asseguram funções indispensáveis a qualquer automóvel, como a abertura de portas e janelas, ou o acionamento do travão de mão e do acelerador. O processo de montagem destes cabos envolve inúmeras etapas, bem como o fabrico dos vários componentes constituintes, sendo os mais importantes a espiral, revestimento interior e exterior, terminal de espiral e os terminais. Os terminais de cabo de controlo são pequenas peças obtidas por fundição injetada, fabricadas em ligas leves e de baixo ponto de fusão, principalmente o zamak, que consiste numa liga de zinco. Durante este processo de injeção é normal a ocorrência de problemas associados ao aquecimento do bico de injeção, o que dificulta o processo de extração do terminal do cabo de controlo do molde de injeção e, em casos mais graves, a paragem do equipamento. A presente dissertação apresenta três objetivos, pelo que o primeiro consiste no desenvolvimento de uma nova solução para o aquecimento de bicos de injeção de liga zamak por indução eletromagnética, para o fabrico de terminais de cabos de controlo. Este aquecimento é realizado por resistências elétricas, que não permitem um controlo preciso na temperatura dos componentes ou uma rápida resposta a variações da temperatura do bico de injeção. Foi concluído que, com recurso a um sistema de indução eletromagnética é possível a solução destes problemas, bem como a implementação de um sistema mais eficiente, de fácil automação e menos poluente. Em contrapartida, são esperadas dificuldades, designadamente a determinação de parâmetros como a frequência e intensidade da corrente elétrica, ou a potência necessária, de modo a maximizar a eficiência do processo. Destaca-se ainda o elevado custo associado a estes sistemas. O segundo objetivo encontra-se associado ao conjunto de injeção resultante do processo de injeção. Existe a necessidade de separar o conjunto de injeção nos seus constituintes, nomeadamente os terminais e o sistema de alimentação, comummente designado gito, processo que é realizado manualmente. Isto implica a ocupação do operador responsável pela máquina com uma tarefa repetitiva, não gratificante e potenciadora de problemas de saúde, principalmente tendinites. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema automatizado pneumático para realizar esta tarefa, o qual ultrapassou dificuldades como o reduzido espaço disponível e o processamento dos sete tipos diferentes de peças injetados pela máquina de injeção. O objetivo foi cumprido através da implementação do sistema automatizado projetado, e resultou numa redução de tempo necessário para completar a mesma ordem de produção de, aproximadamente, 36 %. O terceiro objetivo deste trabalho está associado ao terminal de espiral, sobre injetado no revestimento exterior, numa linha de produção automática. Uma alteração anterior no projeto conduziu à alteração dos moldes de injeção, o que resultou no aparecimento do gito, anteriormente inexistente neste processo de injeção plástica. Foi projetado um sistema automatizado para retirar o gito plástico da zona de injeção, de modo a garantir a continuidade do processo de montagem na linha de produção. O projeto desenvolvido foi apresentado à empresa, e encontra-se atualmente em construção.