Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das boas práticas contabilísticas no desenvolvimento da AuditoriaPublication . Sousa, Matilde Cadete Ferro de; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoA contabilidade é uma área que tem como função classificar e registar os movimentos contabilísticos efetuados de modo a ser possível construir as demonstrações financeiras. A auditoria, tem como objetivo supervisionar e dar um parecer sobre a credibilidade dos dados contabilísticos aplicados nas demonstrações financeiras, tendo como finalidade o auxílio na tomada de decisão dos órgãos de gestão. O relatório de estágio tem como objetivo perceber o impacto das boas práticas contabilísticas na performance dos trabalhos de uma auditoria, tendo por base a revisão de literatura realizada e as atividades desenvolvidas em estágio na empresa Faurecia. Neste contexto foram definidos os seguintes objetivos: 1. Verificar se as práticas contabilísticas têm relação direta com a performance dos trabalhos de auditoria. 2. Perceber se a independência do auditor é um dos aspetos imprescindíveis para o desenvolvimento da auditoria. 3. Identificar o nível de importância da auditoria na saúde financeira de uma organização. A metodologia utilizada, foi a metodologia quantitativa, tendo sido utilizada como principal ferramenta para recolha de dados um questionário. A população englobou os colaboradores do departamento Order to Cash, sendo composto pelo Invoicing e pelo Cash Collection, a amostra se cingiu-se aos que responderam ao questionário e desempenhavam funções nos departamentos Cash Collection ou Invoicing. Com este relatório de estágio concluímos que, as boas práticas contabilísticas aplicadas influenciam diretamente a performance do auditor, sendo este um dos aspetos identificados como fundamentais para uma boa performance do auditor, a existência de um controlo interno sólido e eficaz.
- Taraxacum spp. in vitro and in vivo anticancer activity – a reviewPublication . Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Quintela Vieira, Ana Filipa; Silva, Regina; Cruz, AgostinhoCancer is one of the major causes of death universally. Conventional chemotherapeutic agents are associated with severe side effects which limit their general acceptability and leads to a search for alternative efficient and safe options. Plants have been used for centuries as medicinal agents in the treatment of several diseases, including cancer. Dandelion is a plant of the genus Taraxacum and a member of the Asteraceae family with worldwide distribution. It has been used in traditional medicine for the treatment of various disorders, such as gastrointestinal and kidney diseases, dyspepsia, Diabetes mellitus, pneumonia and cancer. The present review aims to provide a comprehensive summary of the main biologically active compounds of dandelion, gathering and describing the information about its anticancer activity. Several in vitro and in vivo studies have demonstrated the cytotoxic ability of Taraxacum species, which can be possibly explained by the complexity and diversity of its phytochemical profile. Therefore, dandelion may have the potential to become an effective chemotherapeutic agent despite the need for further studies.
- Estágio curricular no estúdio de fotografia de Bénédicte Kurzen: arquivo de autorPublication . Neves, Mariana Ribeiro; Silva, Olívia Marques daO presente trabalho é resultado de um estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, Especialização em Fotografia e Cinema Documental, realizado sob a orientação científica da Professora Doutora Olívia Maria Marques da Silva do Departamento de Artes da Imagem, da Escola Superior de Media Artes e Design, do Instituto Politécnico do Porto e com orientação do estágio pela fotógrafa Bénédite Kurzen. Configurando-se um relatório de estágio que assume o papel central no âmbito do presente documento. A função principal deste estágio consistiu no levantamento e digitalização do arquivo da fotógrafa Bénédicte Kurzen. Ao longo do estágio foram testados vários métodos até ser atingida a qualidade exigida, tais como um tripé e mesa de luz e o Scanner1, em substituição da coluna de reprodução com iluminação a 45. Para além do trabalho proposto pela tutora de estágio, Bénédicte Kurzen, foi também desenvolvido um trabalho autónomo, num registo autoral. Ambos foram essenciais para alargar os meus conhecimentos teóricos e práticos sobre a fotografia e o que esta envolve. Para sustentar o trabalho executado ao longo do estágio, foram realizadas várias visitas a instituições que me ajudaram a enquadrar neste mundo do arquivo fotográfico. Destaco a visita ao Arquivo Municipal de Lisboa, onde foi possível conhecer todas as salas de trabalho, como as salas de preservação do arquivo, a zona de receção de provas de contacto e a sala de digitalização. Pude também visitar a biblioteca e o espaço expositivo. Depois de concluir todas as tarefas de digitalização, concentrei-me na criação de provas de contacto, bem como no projeto autónomo, referido acima.