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- Empirical Evaluation of Short-Range WiFi Vessel-to-Shore Overwater CommunicationsPublication . d'Orey, Pedro; Gutiérrez Gaitán, Miguel; Santos, Pedro M.; Ribeiro, Manuel; Sousa, J. Borges de; Almeida, LuísUnmanned vehicles used in ocean science, defense operations and commercial activities collect large amounts of data that is further processed onshore. For real-time information exchange, the wireless link between the unmanned vehicle and onshore devices must be reliable. In this work, we empirically evaluate a WiFi link between an autonomous underwater vehicle on the surface and an onshore device under real-world conditions. This work allowed i) collecting a large-scale realistic dataset and ii) identifying major factors impairing communication in such scenarios. The TX-RX antenna alignment, the operation mode (manual vs automatic) and varying reflecting surface induced by AUV mobility lead to sudden changes (e.g. nulls) in the received signal strength that can be larger than 20 dB. This study provides useful insights to the design of robust vessel-to-shore short-range communications.
- Relatório Estágio em Auditoria FinanceiraPublication . Machado, Catarina Maria Correia; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThe main purpose of this study is to convey the procedures that lead to a quality financial audit. This report is based on an internship at Helena Freitas & Márcia Sousa, SROC. Firstly, it´s studied the theoretical framework of financial auditing in Portugal but also the main audit concepts including planning, internal control, materiality, risk, and auditing evidence. Subsequently, it’s described the activities done during the internship. This project allowed the practical application of the concepts mentioned earlier. Lastly, the conclusions about the internship and a global analysis of it are presented.
- Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Corrêa, Vânia Velludo; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraA discussão sobre o desempenho acadêmico e a lei de cotas, após a sua aplicação, tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Pesquisas geram importantes informações para a formulação e execução de políticas públicas educacionais. As políticas de ações afirmativas propiciam o direito à Educação superior pública, de qualidade, a estudantes de escolas públicas, considerando renda e etnia (autodeclarados pretos, pardos e indígenas). Este trabalho é um estudo de caso com o objetivo de apresentar diagnóstico do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas que ingressaram entre 2015 e 2018, no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Como procedimento metodológico, por meio de análise quantitativa foi realizado um estudo descritivo onde se analisou o rendimento acadêmico de 213 (duzentos e treze) estudantes do referido curso, sendo 54% (cinquenta e quatro por cento) estudantes que ingressaram pela Lei de Cotas. Os dados foram obtidos no sistema de registro acadêmico, por meio dos históricos escolares dos estudantes e no sistema unificado de ingresso. Foi utilizado o software SIGMA para as análises e constata-se que os dados apontam que os estudantes cotistas apresentaram notas menores no ingresso. Nota-se, ainda, que os estudantes cotistas precisaram de mais tempo para concluir o curso e a evasão no primeiro ano é significativamente maior que a dos estudantes não cotistas; entretanto, nos anos finais do curso, a evasão desses não cotista é maior. No cômputo geral, a evasão apresenta-se muito elevada superando a casa dos 70% (setenta por cento). Este estudo proporciona a visualização de resultados importantes, pois percebe-se que há mais ações institucionais a serem feitas do que apenas ofertar vagas reservada; a preocupação deve ser permanência e êxito. Os dados poderão ser utilizados para possíveis tomadas de decisões, no sentido de aprimorar a implementação desse sistema.
- Relatório de Estágio em Auditoria - da Expetativa à RealidadePublication . Tavares, Eduardo José Durão; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThis report follows the curricular internship in the company CFA - Cravo, Fortes e Antão & associados sroc, Lda. for a period of six months, with the aim of obtaining a master's degree in auditing. The work carried out during the internship period is presented, covering most of the auditing process and, in a more in-depth manner, the tests carried out on the work charts adopted by the host entity, in various areas. Scientific articles relevant to the theme in question were analysed, as well as books and regulations. Regarding the structure of this report, the theme is initially approached through a theoretical aspect of conceptual and normative nature concerning the area of auditing. Subsequently, all the activities developed during the curricular internship are addressed and described. Through the completion of this report, it was possible to understand the audit tests carried out and addressed in practical terms during the curricular internship, establishing links between the theoretical and practical aspects, as well as to understand the extent of the audit procedures and the use of tests that the auditor deems necessary to resort to throughout his work. It was thus concluded that the work carried out throughout the auditing process is laborious, sometimes demanding the auditor's professional judgment. First, a good knowledge of the entity to be audited, as well as of the sector in which it operates, is undoubtedly a vital requirement, which in a certain way will shape a large part of the auditor's work. Furthermore, the legislation and all other diplomas which regulate the work to be carried out by the auditor, until he gives his opinion on what he has tested, are varied and consistent in terms of their content.
- Estágio na kontextor teoranta: a gestão de projetos de tradução e localizaçãoPublication . Coelho, Leonardo Miguel Martins; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes de; Ribeiro, Sandra Patrícia MarquesO presente relatório tem como objeto o estágio curricular na entidade kontextor teoranta, como componente de projeto final de mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP- P. PORTO). O estágio foi, ainda, um estágio ERASMUS+ e decorreu na Alemanha, na cidade de Berlim. No que concerne ao conteúdo do relatório, este está estruturado em três partes. A primeira inclui um enquadramento da entidade de acolhimento, abordando a sua estrutura organizacional, dinâmica interna e modelo operacional de externalização dos serviços linguísticos que oferece. A seguir, centra-se na experiência profissionalizante, pelo que é feita uma descrição do que em que consistiu a atividade como assistente de gestão de projetos de tradução e localização na entidade de acolhimento. Nesta parte, é explorado, ainda, o método de coordenação de projetos de tradução aplicado pelo aluno, em concordância com a cultura da entidade de acolhimento. Por fim, são feitas considerações sobre a importância da gestão de projetos na atual indústria da tradução e de serviços linguísticos, inseridos no contexto da globalização, nomeadamente relativas à sua importância na aprendizagem e no reconhecimento de jovens tradutores, que ingressam num mercado de trabalho em progressiva evolução e expansão.