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- A reação dos fãs de desporto em Portugal ao ativismo por parte dos atletas profissionais nas redes sociaisPublication . Guedes, Hugo Filipe Antunes; Carvalho, António João Vidal deO ativismo por parte dos(as) atletas profissionais tem ganho uma popularidade tremenda a vários níveis ao longo dos anos, e especialmente com a chegada da pandemia da Covid 19, onde começámos a assistir a numerosos atos de ativismo, tais como protestos e comícios que contaram com a presença e apoio de alguns dos maiores nomes do desporto. Podemos dizer que este tópico, em particular a reação dos fãs de desporto a este mesmo ativismo, continua a ser uma temática muito pouco estudada. Para melhor compreender as formas como os fãs portugueses de desporto reagem ao ativismo dos atletas profissionais nas redes sociais, é necessário aprofundar a nossa compreensão sobre este tema junto destes adeptos. Muitas das pesquisas e estudos académicos realizados na área do ativismo desportivo e da reação dos adeptos ao referido ativismo têm sido realizados nos EUA, sendo que a maioria dos mesmos emprega ainda uma metodologia qualitativa. De forma a progredir a investigação desenvolvida sobre este tema, foi criado um questionário como instrumento de investigação para medir a reação dos adeptos de desporto em Portugal, ao ativismo desportivo, nas redes sociais, de uma forma quantitativa. Este questionário foi respondido por uma amostra total de 189 participantes, recrutados através das redes socias e e-mail. O mesmo visava adquirir informação sobre fatores tais como a utilização das redes sociais pelos participantes, quão adequadas consideram estas plataformas para os atletas profissionais publicarem conteúdos relacionados com o ativismo e como ou se as relações ou ligações que têm com um determinado atleta têm influência na forma como irão reagir ao conteúdo relacionado com o ativismo, colocado por um atleta profissional, nas redes sociais.
- Plano de comunicação digital: empresa FimartelPublication . Magalhães, Patricia dos Santos; Pinto, Susana Mónica CruzAtualmente, o marketing digital assume um papel primordial na vida das empresas, pois devem estar presentes nas plataformas digitais que o consumidor utiliza. As empresas devem fazer um esforço em termos Search Engine Optimization (SEO) para serem descobertas pelos consumidores ativos que propositadamente procuram na internet a satisfação das suas necessidades. O plano de comunicação digital para a Fimartel, uma empresa fabricante e que comercializa material elétrico com mais de 50 anos de experiência, no mercado nacional e internacional, pretende, através de ações na área do digital e de uma futura presença nos canais digitais, aumentar a notoriedade e criar valor junto do seu público. Para isso, torna-se importante definir o público-alvo, fazendo uma análise da segmentação dos públicos com atitudes e necessidades diferentes, tendo em atenção a área de negócio de atuação da empresa. Tendo como objetivo ativar a empresa nos canais digitais foi usada a metodologia investigação-ação, definindo-se uma estratégia de comunicação digital utilizando diferentes táticas digitais.