Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-06"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Reabilitação cardíaca centre-based e em modelo híbrido em indivíduos com doença das artérias coronárias: uma revisão sistemáticaPublication . Ferreira, Daniel Gomes; Vieira, Ágata Vieira; Noites, AndreiaDe forma a combinar os aspetos positivos e complementares da reabilitação cardíaca (RC) centre-based e home-based, surgiu um novo modelo de reabilitação, o modelo híbrido. Averiguar a efetividade da reabilitação em modelo híbrido comparativamente à reabilitação centre-based nas variáveis: adesão ao programa, modificação de fatores de risco,níveis de atividade física e qualidade de vida em indivíduos com doença coronária. Foi conduzida uma pesquisa online nas bases de dados: PubMed, PEDro, Scielo Portugal, B-on e Elsevier – Science Direct de março até outubro de 2021. Foram aceites estudos randomizados controlados enquadrados com o tema, publicados há menos de 7 anos, inclusive, escritos em português ou inglês e que incluíssem pelo menos uma das variáveis em estudo: adesão, qualidade de vida, atividade física e modificação de fatores de risco, nomeadamente perfil lipídico e hipertensão arterial. Foram aceites os estudos cuja intervenção foi realizada na fase 2 de RC e com as idades dos seus participantes compreendidas entre os 18 e os 80 anos. Foram excluídos todos com um score na escala PEDro inferior a 4/10. Os seis estudos selecionados recrutaram um total de 501 participantes. Verificou-se uma grande predominância do sexo masculino e a idade média encontra-se compreendida entre os 56 e os 63 anos. Dos seis estudos selecionados, três avaliaram a adesão ao programa, três a atividade física ou níveis de atividade física, seis a qualidade de vida e dois os fatores de risco considerados. Em parâmetros como atividade física, qualidade de vida e fatores de risco o modelo híbrido obteve resultados semelhantes a uma reabilitação centre-based em quatro estudos e melhores resultados nas variáveis de atividade física e qualidade de vida nos outros dois estudos. A adesão ao programa foi maior no modelo híbrido comparativamente a reabilitação centre-based em todos os estudos que avaliaram esta variável. O modelo híbrido está associado a resultados semelhantes aos programas tradicionais nas variáveis de atividade física, qualidade de vida e redução de fatores de risco. O modelo híbrido sugere ser capaz de obter taxas de adesão mais elevadas que nos programas centre-based. É necessária uma maior produção de estudos nesta temática para uma melhor avaliação do modelo híbrido.
- Perceção da qualidade de vida de trabalhadores de escritório em contexto pandémicoPublication . Morais, Miguel Augusto Carvalho; Santos, Paula Clara Ribeiro; Mesquita, Cristina Carvalho; Lopes, Sofia; Moreira, SaraOs trabalhadores de escritório habitualmente apresentam no seu contexto laboral pouca variabilidade de movimento o que contribui para o aparecimento de LMERT, comprometendo a sua saúde e Qualidade de Vida. O contexto pandémico vivido nos últimos 2 anos com o recurso ao teletrabalho veio trazer mudanças de comportamento e exposição a contextos ambientais diferentes podendo influenciar a saúde dos trabalhadores. Avaliar a perceção da QV dos trabalhadores de escritório de uma empresa de componentes para automóveis no contexto da pandemia Covid-19, e conhecer a sua perceção sobre as diferentes componentes das dimensões que mais se relacionam com a sintomatologia musculosquelética. Estudo observacional analítico transversal, com uma amostra de 234 trabalhadores tendo sido utilizado o questionário SF-36v2 para avaliação da perceção da Qualidade de Vida e para avaliação de perceção sobre as dimensões que mais se relacionam com a sintomatologia musculosqulética. O questionário de caracterização da amostra foi preenchido no GoogleForms. Na análise dos dados foi realizada estatística descritiva e inferencial, com nível de significância 0,05, através do IBM SPSS Statistics versão 25.0. Verificou-se que a amostra total apresentou em todas as dimensões da Qualidade de Vida, pontuações acima de 50, sendo a Função Física a que apresentou maior pontuação (95.1±8.2), e com menor pontuação a Vitalidade (59.4±19.4) Em relação às Dimensões Físicas da QV (Função Física, Desempenho Físico, Dor, Estado de Saúde Geral), mais relacionadas com a sintomatologia musculoesquelética, as dimensões Função Física e Desempenho Físico são as que apresentam as médias com pontuações mais elevadas. A população estudada, em contexto de pandemia por Covid-19, apresenta valores globalmente superiores para as Dimensões Físicas relativamente às Dimensões Mentais, denotando uma boa Qualidade de Vida.
- Reeducação postural: análise do seu efeito na escoliose de crianças e adolescentes em fase de crescimentoPublication . Pedrosa, Mariana Nunes; Carvalho, Paulo; Batista, JoãoAnalisar o efeito da Reeducação Global Postural na curvatura da escoliose de crianças e adolescentes em fase de crescimento. Foram recrutados voluntariamente pacientes da Clínica Fisiovida, em fase de crescimento e com escoliose idiopática na coluna torácica, que estivessem a ser submetidos ao tratamento com reeducação postural global há pelo menos um ano. Os efeitos foram avaliados por comparação do ângulo de Cobb e índice de Risser, medidos pré e pós tratamento, por intermédio de um raio -x em carga. A amostra foi composta por oito indivíduos, do género feminino e com idade média de 11.88±3,48. Após a análise estatística não foram encontradas diferenças significativas no ângulo da curvatura da escoliose. Parece não existir um efeito positivo na diminuição do ângulo da escoliose quando analisado em grupo, sendo necessários mais estudos para analisar esse efeito.
- Antagonist coactivation analysis during Stand to Sit in post-stroke subjectsPublication . Vasconcelos, Ana Beatriz de Almeida e; Silva, Augusta; Pinho, Francisco; Pinho, LilianaAfter stroke, changes in antagonista coactivation are frequente, which can affect the performance of functinal tasks such as Stand to Sit (StandTS). Explore the changes in the antagonista coactivation ratio of muscle pairs of proximal and distal segments, between ipsilesional and contralesional limbs, and between StandTS subfases in post-stroke subjects. Cross-sectional observational study with 18 post-stroke subjects. Elesctromyographic activity of the rectus femoris, biceps femoris, tibialis anterior, gastrocnemius medialis and soleus was collected bilaterally, durins StandTS. Antagonist coactivation ratio was calculated in muscle pairs of both limbs for each subphase, whose subfases (stop standing, eccentric control, stabilization) dividion was based on force plate data. Between limbs, only the TA/GM muscle pair showed statistically significant diferences. Betwen the initial subphase “stop standing” and the subfases “eccentric control”there were statistically significant diferences in the TA/GM and TA/SOL musle pairs, as well as RF/BF but only the ipsilesional side. Between muscle pairs, significant diferences were revealed, only on the IPSI side, with the RF/BF pair showing greater coactivation in the “eccentric control” subfase. The antagonista coactivation levels seems change between subfases nd between muscle pairs during Stand to Sit, with no great diferences between limbs.
- O efeito imediato da liberação miosfacial na força dos flexores do joelho em atletasPublication . Freire, Sheila Oliveira da Silva; Carvalho, Paulo; Silva, Fabiana Cristina daMyosfacial Release (MFR) como terapia manual é utilizada na prática clínica para diversas condições neuromusculoesqueléticas, contudo, há necessidade de estudar sua contribuição para força e prevenção de lesões em atletas corredores. O objetivo do estudo é investigar o efeito imediato da MFR na produção de força dos músculos flexores do joelho e verificar se os resultados da MFR podem auxiliar na prevenção de lesões em corredores de rua. Trata-se de um estudo quasi-experimental em 21 corredores de rua assintomáticos, avaliando força através das variáveis Peak Torque (PT) e Total Work (TW) no pré-teste (MO) e pós-teste (M1), realizando a MFR entre eles. Estatisticamente recorreu-se ao Test-t para amostra pareada, d de Cohen para o tamanho do efeito com nível de significância de p<0,05. Quanto aos resultados to TW verifica-se diferença estatisticamente significativa (p=0.007) e o PT não apresentou resultado significativo (p=.652) entre MO e M1. Concluiu-se assim que o TW aumentou nos flexores do joelho e o resultado em PT não apresentou diferença estatisticamente significativa após a intervenção. Assim, a MFR não tem evidência forte suficiente para ser usado como ferramenta na prevenção de lesões em corredores assintomáticos.
- The antisocial heart: emphaty; interoception and psychopathic traits in children and adolescentsPublication . Marinho, Elisabete Mariana Veiga; Rocha, Nuno Barbosa; Campos, CarlosThe triarchic model of psychopathy organizes characteristics associated with psychopathy in 3-dimensional personality traits: boldness (interpersonal), disinhibition (behavioral), and meanness (affective), thus considering it a multidimensional condition. These traits can be parallel to grandiose-manipulative, callous-unemotional, and impulsive-irresponsible tendencies in the youth population. Relatively to empathy, it has been linked both to psychopathic traits and to interoception processing. However, only a few studies consider these relations through a triarchic model vision. Therefore, the major aim of the present study was to explore the role of interoception as an underlying mechanism to the empathy deficits associated with the phenotypic traits of psychopathy, in a sample of community adolescents. The secondary objective was to explore the relation between psychopathy phenotypes (boldness, meanness, and disinhibition), empathy domains (affective and cognitive), and interoceptive accuracy while controlling for alexithymia. The results show: psychopathy dimensions were differentially associated with empathy domains, with cognitive empathy negatively associated with the behavioral dimension of psychopathy, while the affective dimension of psychopathy was negatively associated with both empathy domains; relation between the affective and behavioral dimensions of psychopathy and interoceptive accuracy, which disappeared, when controlling for alexithymia; a relation between cognitive empathy and interoceptive accuracy.