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- Work engagement, burnout e resiliência: um estudo com trabalhadores temporários durante a pandemia COVID-19Publication . Nascimento, Inês de Sousa; Ferreira, Jorge NunesNuma era em claro e evidente crescimento tecnológico e digital as pessoas, independentemente da sua função ou hierarquia, são a maior património das organizações. Por isso, conhecer, reconhecer e valorizar são fulcrais para sua importância e caminho no sentido do sucesso sustentado. Esta dissertação tem como objetivo perceber a relação da resiliência no work engagement e burnout de trabalhadores temporários reunindo um conjunto de fundamentos teóricos e conclusões de um estudo sobre quatro fatores que sustentam conceitos estruturais sobre as organizações e indivíduos: Engagement. materializado num contexto laboral – Work Engagement; Burnout; Resiliência e Trabalho Temporário. Isto é, tem como principal objetivo capacitar o nível dos conceitos e a relação entre os temas acima referidos nos trabalhadores temporários associados a uma organização no período de COVID-19. Estes quatro pilares assumem-se cada vez mais como eixos fundamentais para alavancar os negócios, e claramente (re)impulsionados, (re)questionados e (re)trabalhados num contexto pandémico. São construtores do capital humanos, por este motivo a sua gestão equilibrada permite antecipar as oportunidades e ameaças num mercado em constante mudança e exigência competitiva. Este estudo tem por base uma amostra com cerca de 2050 participantes (trabalhadores temporários), onde se utilizou o tipo de investigação o método de pesquisa quantitativa. Onde se conseguiu verificar se tanto o Work Engagement, o Burnout e a Resiliência foram positivos no sentido em que realmente os Trabalhadores Temporários se sente com uma boa saúde mental. No entanto, existiram algumas limitações como se poderá verificar mais à frente na dissertação, sendo uma delas a questão de quando esta tese foi desenvolvida foi no mesmo tempo (espaço temporal diferente – COVID-19) onde o público-alvo não consegue comparar com outros tempos vividos anteriormente semelhantes, ou seja, é tudo novo.
- Design de mobiliário inspirado na cultura da marca ViarcoPublication . Rodrigues, José Carlos Vaz; Tavares, AbelO desenrolar do paradigma do consumismo presente na sociedade atual, propõe desafios contantes aos fabricantes de produtos e detentores das marcas que os representam. A criação de valor, independentemente da sua tipologia, tornou-se o seu principal foco, numa tentativa de aproximação e atração dos consumidores para a marca, serviço ou produto, utilizando inúmeros fatores como a diferenciação, experiência, interação e propósitos com os quais os clientes se identifiquem e permitam a sua fidelização. Neste sentido, as extensões de marca surgiram como uma forma de expandir o portefólio de produtos, contribuindo para um aumento de valor e reconhecimento no mercado. O desenvolvimento de novos produtos que vão além do seu setor, permite uma visão mais ampla da marca, abrindo portas a novos mercados e consumidores, tornandose assim uma mais-valia e uma tendência nos vários ramos comerciais. Em Portugal pode-se constatar o regresso de várias marcas centenárias, como a Sanjo, Ach Brito, Ramirez e Topázio que devido à evolução da industrialização foram obrigadas a repensar o seu valor e posicionamento no mercado, surgindo revivalismos e lançamentos de antigos produtos numa vertente contemporânea, servindo-se da memória e do saudosismo como elemento principal da sua identidade (BuzzFeed, 2015). A Viarco é um desses casos, especializada no fabrico de lápis desde a sua origem em 1907, foi recentemente alvo de uma reestruturação assente na valorização do seu património e no envolvimento da comunidade com a marca. A experimentação e criação de produtos personalizados, que muitas vezes num ambiente industrial não é possível pois a maquinaria está destinada à produção em série, tornou-se parte da sua cultura e levou-a a encontrar o seu lugar no mercado. Os cruzamentos destas realidades serviram como base para a proposta de projeto, na qual o design se torna o fio condutor na criação de uma extensão de marca, abraçando todo o espólio e cultura da Viarco de modo a ser desenvolvido um novo produto de mobiliário capaz de oferecer uma nova perspetiva sobre a marca, aumentando o seu valor e reconhecimento.