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- O impacto do investimento em I&D na rendibilidade das PME portuguesas: o caso do setor farmacêutico e do setor químicoPublication . Castro, Sofia Luís de; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daAlthough the world we live in is constantly evolving and we are in a constant search for knowledge, there are still many aspects that we cannot take for granted. What differentiates a good company from a bad one? What makes them more competitive? What is the key to success? These are some of the questions that still have no clear and absolute answer. In this study, we have tried to approach one of the variables that causes a lot of discussion among companies, namely regarding Portuguese SMEs in the chemical and pharmaceutical sector: Innovation. Is there an effective relationship between innovation and the financial performance of these companies? Is this relationship positive or negative? And also, is this a linear relationship? Additionally, will the age and size of a company have an impact on the relationship between innovation and performance? These are the main questions that will be raised throughout this study. The truth is that measuring innovation is, by itself, something complex, so as a proxy for it we used the variation of Intangible Assets, having resorted to the SABI database. The sample used in this study covered the time horizon from 2009 to 2019, a total of 629 companies and the GMM estimation methodology was used to process the data. This study allowed validating the positive relationship between innovation and financial performance of SMEs belonging to the Portuguese chemical and pharmaceutical sector, which is stronger in younger companies than in older ones, and also that the relationship between innovation and performance is not a linear relationship, so that investment in Research and Development is beneficial for companies up to a certain point, after which it begins to generate negative returns.
- O papel do marketing digital na perceção das Marcas Cidades – O caso de Castelo Branco, bordar e receberPublication . Matos, Margarida Marques Afonso de; Bernardino, Susana Jacinta QueirósConsequente à globalização, a concorrência entre territórios aumentou e com ela a necessidade de criar identidades diferenciadoras. O marketing territorial procura potencializar características intrísecas do local, enquanto promove atividades e medidas que vão ao encontro das necessidades dos seus agentes. Associado ao marketing territorial, o marketing digital pode ser aplicado à realidade urbana através da utilização de diferentes instrumentos. Com esta investigação pretende-se compreender a estratégia de place marketing usada no caso de Castelo Branco, na criação da marca “Castelo Branco, Bordar e receber”. Para o efeito, a dissertação terá como objetivo principal compreender a estratégia seguida para a construção da marca cidade e a forma como esta é percecionada pelos residentes. Para além disso, pretende-se ainda analisar em que medida as perceções formadas pelos residentes vão de encontro à estratégia de marca cidade definida, bem como o papel desempenhado por diferentes meios de comunicação. Tendo em conta os objetivos definidos, optou-se pelo uso de uma metodologia de investigação mista. Num primeiro momento, para compreensão do processo de construção da marca cidade “Castelo Branco, Bordar e receber” fez-se uso do método qualitativo, através da análise documental e de uma entrevista semi-estruturada à Vereadora responsável pela implementação e gestão da marca. Depois disso, o método quantitativo foi usado para a compreensão da perceção dos residentes sobre a marca, tendo os dados primários sido recolhidos através de um inquérito por questionário on-line. A investigação realizada indica que a construção da marca respeitou os fatores inerentes ao território, o seu património e as perceções das suas gentes. Valida-se que os valores e pressupostos da marca são reconhecidos pelos cidadãos como representativos da cidade, não sendo no entanto óbvio para os residentes qual é efetivamente a designação da marca. Relativamente aos canais de comunicação utilizados para proliferar a marca, evidencia-se um misto entre canais tradicionais e Consequente à globalização, a concorrência entre territórios aumentou e com ela a necessidade de criar identidades diferenciadoras. O marketing territorial procura potencializar características intrísecas do local, enquanto promove atividades e medidas que vão ao encontro das necessidades dos seus agentes. Associado ao marketing territorial, o marketing digital pode ser aplicado à realidade urbana através da utilização de diferentes instrumentos. Com esta investigação pretende-se compreender a estratégia de place marketing usada no caso de Castelo Branco, na criação da marca “Castelo Branco, Bordar e receber”. Para o efeito, a dissertação terá como objetivo principal compreender a estratégia seguida para a construção da marca cidade e a forma como esta é percecionada pelos residentes. Para além disso, pretende-se ainda analisar em que medida as perceções formadas pelos residentes vão de encontro à estratégia de marca cidade definida, bem como o papel desempenhado por diferentes meios de comunicação. Tendo em conta os objetivos definidos, optou-se pelo uso de uma metodologia de investigação mista. Num primeiro momento, para compreensão do processo de construção da marca cidade “Castelo Branco, Bordar e receber” fez-se uso do método qualitativo, através da análise documental e de uma entrevista semi-estruturada à Vereadora responsável pela implementação e gestão da marca. Depois disso, o método quantitativo foi usado para a compreensão da perceção dos residentes sobre a marca, tendo os dados primários sido recolhidos através de um inquérito por questionário on-line. A investigação realizada indica que a construção da marca respeitou os fatores inerentes ao território, o seu património e as perceções das suas gentes. Valida-se que os valores e pressupostos da marca são reconhecidos pelos cidadãos como representativos da cidade, não sendo no entanto óbvio para os residentes qual é efetivamente a designação da marca. Relativamente aos canais de comunicação utilizados para proliferar a marca, evidencia-se um misto entre canais tradicionais e Consequente à globalização, a concorrência entre territórios aumentou e com ela a necessidade de criar identidades diferenciadoras. O marketing territorial procura potencializar características intrísecas do local, enquanto promove atividades e medidas que vão ao encontro das necessidades dos seus agentes. Associado ao marketing territorial, o marketing digital pode ser aplicado à realidade urbana através da utilização de diferentes instrumentos. Com esta investigação pretende-se compreender a estratégia de place marketing usada no caso de Castelo Branco, na criação da marca “Castelo Branco, Bordar e receber”. Para o efeito, a dissertação terá como objetivo principal compreender a estratégia seguida para a construção da marca cidade e a forma como esta é percecionada pelos residentes. Para além disso, pretende-se ainda analisar em que medida as perceções formadas pelos residentes vão de encontro à estratégia de marca cidade definida, bem como o papel desempenhado por diferentes meios de comunicação. Tendo em conta os objetivos definidos, optou-se pelo uso de uma metodologia de investigação mista. Num primeiro momento, para compreensão do processo de construção da marca cidade “Castelo Branco, Bordar e receber” fez-se uso do método qualitativo, através da análise documental e de uma entrevista semi-estruturada à Vereadora responsável pela implementação e gestão da marca. Depois disso, o método quantitativo foi usado para a compreensão da perceção dos residentes sobre a marca, tendo os dados primários sido recolhidos através de um inquérito por questionário on-line. A investigação realizada indica que a construção da marca respeitou os fatores inerentes ao território, o seu património e as perceções das suas gentes. Valida-se que os valores e pressupostos da marca são reconhecidos pelos cidadãos como representativos da cidade, não sendo no entanto óbvio para os residentes qual é efetivamente a designação da marca. Relativamente aos canais de comunicação utilizados para proliferar a marca, evidencia-se um misto entre canais tradicionais e canais digitais, sendo os mais eficazes o Facebook, website, mupis, e jornais locais.
- Dívida Conservadora nas Indústrias transformadoras da zona euro: escolha livre ou situação imposta?Publication . Rodrigues, Bárbara Soraia Sousa; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daUma regularidade empírica persistente e intrigante é o facto de que muitas empresas adotarem uma política de endividamento conservador. Essas empresas “subalavancadas” carregam substancialmente menos dívidas do que o previsto pelas principais teorias de estrutura de capital (Myers, 1984). Neste estudo, investigou-se os motivos pelos quais as empresas escolhem uma política de endividamento conservadora do ponto de vista das necessidades de financiamento. Através de uma análise quantitativa usando o modelo Logit e o modelo Probit numa amostra de empresas cotadas em bolsa do setor das indústrias transformadoras da Zona Euro, no período de 2010 a 2018, foram possíveis apurar as seguintes conclusões: 1) empresas sem necessidade de financiamento externo têm maior probabilidade de apresentar uma política de dívida conservadora; 2) empresas com maiores restrições financeiras têm maior probabilidade de apresentar políticas de alavancagem conservadora; 3) as empresas com maior flexibilidade financeira têm maior probabilidade de apresentar uma política de alavancagem conservadora; e 4) as empresas com alavancagem conservadora têm menores dimensões, demonstram um maior crescimento do ativo, possuem mais disponibilidades de caixa, apresentam menores ativos tangíveis e mostram-se menos lucrativas do que as empresas mais alavancadas.
- Caracterização dos polimorfismos genéticos CYP2R1 rs2060793 e CYP2R1 rs 12794714: Potenciais biomarcadores na predisposição de EndometriosePublication . Varandas, Tatiana Nunes; Rui Medeiros, Rui; Dias, Francisca; Sousa, Ana; Amorim, ManuelaA endometriose é uma doença ginecológica, dependente de estrogénios, definida pela presença de endométrio fora da cavidade uterina, a qual provoca dismenorreia, dor pélvica crónica, dispareunia, infertilidade e queixas intestinais e urinárias. Estudos de Genome Wide Association Studies sobre endometriose reconheceram a importância de polimorfismos associados ao desenvolvimento desta patologia. A vitamina D é uma hormona esteroide reconhecida pela sua relevância em diferentes processos biológicos, nomeadamente no controlo do crescimento celular do endométrio. A vitamina D pode ter um papel direto durante as modificações que o endométrio sofre ao longo do ciclo menstrual, uma vez que o tecido do endométrio também expressa as enzimas envolvidas no seu metabolismo. Assim, o estudo de polimorfismos genéticos funcionais em genes da via da vitamina D, nomeadamente o CYP2R1 rs 2060793 e CYP2R1 rs 12794714, poderá contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares e a predisposição para o desenvolvimento de endometriose, tornando-se potenciais biomarcadores da doença. Avaliar a aplicabilidade dos polimorfismos CYP2R1 rs 2060793 e CYP2R1 rs 12794714 como potenciais biomarcadores de predisposição genética para o desenvolvimento da endometriose. O estudo do tipo caso-controlo envolveu a análise de 482 mulheres recrutadas em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro no Brasil, entre 2011 e 2018, no âmbito do “Protocolo de Cooperação” entre a UEZO e o CI-IPOP. A análise dos polimorfismos foi efetuada por discriminação alélica no sistema de PCR em tempo real StepOnePlusTM com recurso a sondas TaqManTM. Quer no polimorfismo CYP2R1 rs 12794714 quer no polimorfismo CYP2R1 rs 2060793, verificamos que mulheres portadoras do alelo A com idade maior ou igual a 39 anos apresentam um maior risco de desenvolvimento de endometriose (OR=1,81; IC95%=1,05-3,10; p=0,031 e OR=1,86; IC95%=1,09-3,18; p=0,022, respetivamente). As mulheres portadoras do alelo A do polimorfismo CYP2R1 rs 12794714 e com o tom de pele caucasiano apresentam um risco acrescido de desenvolvimento de endometriose (OR=2,32; IC95%=1,15-4,67; p=0,018). Observou-se uma associação entre as mulheres portadoras do alelo A do polimorfismo CYP2R1 rs 12794714 e o desenvolvimento precoce de endometriose em cerca de 10 anos (p=0,026). Verificamos que mulheres portadoras do alelo A do polimorfismo CYP2R1 rs 12794714 com IMC<30, caucasianas e com ausência de doença ovárica desenvolveram endometriose 10 anos (p=0,031), 14 anos (p=0,013) e 15 anos (p=0,004) mais cedo do que mulheres portadoras do genótipo GG, respetivamente. Apesar da endometriose surgir em idades mais avançadas, existem fatores que podem estar associados ao desenvolvimento desta patologia em idade mais precoce. Adicionalmente, a influência do background genético, presente desde o nascimento, parece ser fundamental para o desenvolvimento da doença em idade precoce. O estudo de polimorfismos genéticos funcionais associados à via da vitamina D poderão tornar-se potenciais biomarcadores de predisposição genética para o desenvolvimento de endometriose. Assim, o alelo A do polimorfismo CYP2R1 rs 12794714 poderá tornar-se um potencial biomarcador de prognóstico da doença.