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- Árias de Rossini, Donizetti e Bellini: uma interpretação informadaPublication . Monteiro, Raquel Freitas Pedra; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaEste trabalho aborda o bel canto italiano do ponto de vista do seu contexto histórico, do estilo interpretativo e dos seus compositores mais influentes. O principal objetivo desta tese foi fazer uma análise interpretativa de um conjunto de árias pertencentes ao repertório do bel canto italiano focando-se no que o cantor enquanto performer deve fazer para interpretar este tipo de reportório de uma forma estilisticamente correta, mas também de uma forma uma forma expressivamente adequada. Nesse sentido, apresenta-se primeiramente o enquadramento histórico da música referida e em especial da ópera italiana no século XIX, em especial do Bel Canto. Em seguida apresenta-se uma reflexão sobre o que é uma análise interpretativa em que se pode basear uma performance Os três compositores selecionados foram os que mais marcaram este estilo e a sua época, a saber, Rossini, Donizetti e Bellini. Para cada um desses compositores, e de acordo com o meu tipo de voz e capacidades vocais, foram selecionadas uma ou duas árias que apresentassem aspetos importantes do estilo bel canto italiano. Para cada uma das árias selecionadas foi realizado um intenso trabalho de pesquisa, onde se procurou contextualizar as árias na ópera a que pertencem e se procurou definir e compreender a personagem a que pertencem. Documentou-se a pesquisa procurando opiniões e performances de artistas de renome sobre a personagem, as árias e o estilo de canto desta época, ao qual se juntou uma seleção das informações dadas por professores durante as aulas de canto de preparação das diferentes árias e dos diferentes personagens. Com base nas informações assim recolhidas procurou-se realizar uma análise da interpretação das árias selecionadas que serão apresentadas no recital final de Mestrado em Interpretação Artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.
- Níveis de Atividade Física dos trabalhadores Docentes e Não Docentes do Instituto Politécnico do PortoPublication . Inês Raquel Ferreira Zilhão; Macedo, Rui Manuel Urbano Veiga deA Atividade Física (AF) é essencial para que haja uma diminuição dos riscos e dos efeitos negativos para a saúde. Comportamentos sedentários são todas as atividades que não aumentam o nível de dispêndio energético recomendado, tornando-se mais evidentes este tipo de comportamento na idade adulta. Caracterizar os hábitos saudáveis de trabalhadores docentes e não docentes do Instituto Politécnico do Porto (IPP), averiguar se existe uma relação entre o tipo de trabalho e os níveis de atividade física e de comportamentos sedentários dos docentes e não docentes do IPP, verificar qual é a percentagem de quantidade dos docentes e não docentes do IPP que cumprem as recomendações da organização mundial de saúde OMS para a A.F. Estudo observacional analítico transversal. O presente estudo faz parte do Projeto do Politécnico do Porto para Promoção da Atividade Física (4PAF), que tem como objetivo a caracterização de toda a comunidade do IPP. A nossa amostra é constituída +por docentes e não docentes das várias unidades orgânicas (UO) que correspondem ao questionário que foi enviado via email institucional. Através do questionário que incluiu o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Occupational Siting and Physical Activity Questionnaire (OSPAQ), o estudo analisou o tempo gasto em atividade física e os comportamentos sedentários dos docentes e não docentes de todas a UO do IPP. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas em alguns comportamentos como a percentagem de trabalho sentado, tempo por dia de atividade moderada e minutos por dia de atividade moderada que são diferentes entre docentes e não docentes sendo que os não docentes apresentaram melhores resultados que os docentes. Constatou-se que tanto os docentes como os não docentes não cumprem as recomendações da OMS relativas à AF moderada/vigorosa (≥150 min/semana, sendo que foi possível verificar que praticam mais A.F moderada do que A.F vigorosa. Os resultados exibem mais comportamentos sedentários prevalentes nos não docentes.
- Manuel Bandeira: poesia e música: canções nascidas da obra poética de um escritor brasileiroPublication . Netto, Crislaine Hildebrant; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente trabalho visa apresentar uma parte da obra poética do escritor brasileiro Manuel Bandeira, que inspirou a criação de variado repertório camerístico por parte de diversos compositores brasileiros. São seis capítulos com a inclusão de uma análise de peças musicais preparadas para um recital, parte integrante deste Projeto de Mestrado. No primeiro capítulo, o enfoque é na relação do poeta com a música. Desde as suas primeiras referências como escritor até a influência evidente da linguagem e temática musical por toda a sua obra poética. O capítulo também discorre sobre a trajetória da canção de câmara no Brasil e o nascimento do Movimento Modernista Brasileiro responsável por desenvolver uma corrente nacionalista que influenciaria toda uma geração de artistas e ligaria Manuel Bandeira a muitos compositores da época. No segundo capítulo, o destaque vai para o compositor Heitor Villa-Lobos, primeiro parceiro musical de Bandeira, autor de importantes canções do repertório vocal brasileiro. O terceiro capítulo dedica-se a relação de amizade e parceria musical entre o escritor e o compositor Jayme Ovalle, autor da célebre canção Azulão. No quarto capítulo as raízes brasileiras são plantadas nas canções fruto da parceria do escritor com o compositor Francisco Mignone. O quinto capítulo, relata a reinterpretação musical feita de alguns dos poemas mais importantes da obra “banderiana” musicados de forma diversa por diferentes compositores, além da composição baseada em seu poema mais célebre Vou-me embora pra Pasárgada. O sexto e último capítulo trata da análise musical das dezesseis canções de câmara escolhidas para o recital com o objetivo de apresentar um panorama da obra vocal realizada a partir da genialidade poético-musical de Manuel Bandeira a pintar um quadro com as diferentes cores da música de câmara brasileira.
