Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prescrição de exercício físico nas grávidas obesas e com sobrepeso e o seu impacto nos outcomes cardiorrespiratórios: uma revisão sistemáticaPublication . Carmona, Ana Filipa Varela; Santos, Paula Clara Ribeiro; Mesquita, Cristina; Ferreira, Margarida Susete; Lopes, Sofia RochaA obesidade materna é um problema de saúde grave na mulher, quanto maior o índice de massa corporal (IMC), maior o risco de complicações para a grávida e para o feto. O exercício físico é considerado uma estratégia de prevenção e mitigação destas condições. Determinar o impacto do exercício físico estruturado nos outcomes cardiorrespiratórios (volume de oxigénio; frequência cardíaca ou pressão arterial), nas grávidas obesas ou com sobrepeso. Foram utilizados dois motores de busca (b-on; Web of science) e quatro bases de dados (PubMed; PEDro; Cochrane Library; EMBASE) para a realização da pesquisa. Critérios de inclusão: grávidas com um IMC ≥ 25kg/m2, intervenção única de exercício físico, medição de um dos seguintes parâmetros, volume de oxigénio, frequência cardíaca ou pressão arterial. Critérios de exclusão: patologias associadas, contraindicações absolutas ao exercício físico e omissão da prescrição do exercício detalhada. A pesquisa de 1796 registos resultou em 5 estudos incluídos na revisão sistemática. Verificou-se que existe benefício à realização de exercício físico, pela manutenção da aptidão cardiorrespiratória ou melhoria da mesma. Não foi possível aferir o impacto do exercício físico nos outcomes cardiorrespiratórios, pelo que foi comprometido pela baixa adesão aos protocolos, apesar de ter sido identificado uma manutenção da aptidão cardiorrespiratória entre os estudos da revisão.
- On Air, dar a verPublication . Serrano, Frederico Eduardo Viana; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Franco, Diogo LeichsenringOn Air, dar a ver é um programa radiofónico que resulta de um projecto de mestrado de investigação-acção em prática artística na área de som. Nesta monografia, sobre o mesmo, propõe-se uma re-escuta, primeiramente acompanhada por um Guião de Escuta que comenta cada bloco em que se subdividiu o programa, organizado por sentidos estéticos e conteúdos. Deixa-se, ainda, ‘no ar’ a vontade de revisitar o novo ao seu tempo. Seguidamente, acrescentam-se algumas considerações sobre a Rádio, que de algum modo reverberam em On Air, dar a ver. Neste capítulo, dá-se conta das contribuições de várias personalidades que viveram o aparecimento da rádio e reflectiram e/ou criaram sobre/para este novo media: R. Arnheim, W. Benjamin, T. Adorno, B. Brecht. No quarto capítulo, recontam-se estórias da História da Rádio, que demonstram o poder deste media, protagonizadas por nomes como A. Artaud, S. Beckett, O. Wells, Milo Rau, entre outros. Acrescentam-se, também, algumas notas sobre o processo de construção estética e técnica do programa. Por fim, enunciam-se as diferentes fases de criação de On Air, dar a ver na sua relação com os possíveis formatos de apresentação e revisitam-se pontos de partida para a pesquisa prática, à luz das sensações provocadas no eu-ouvinte.
- Investigação de repertório português de acordo com o programa curricular da disciplina de harpaPublication . Aroso, Ana de Vasconcelos Dias; Vivan, Ilaria; Guerner, Áurea; Salvi, Angélica; Falcão, CecíliaO relatório de estágio aqui apresentado foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo ao longo do ano letivo 2019/2020. Este documento é composto por três capítulos: 1) breve descrição sobre o enquadramento histórico e projeto educativo do Conservatório de Música do Porto onde foi realizado o estágio; 2) relato da experiência obtida pela prática de ensino supervisionada, o estágio, onde são feitas reflexões sobre a planificação e modo de leccionamento das aulas; 3) recolha e análise de repertório português original para harpa solo e consequente classificação das suas composições musicais de acordo com o ano/grau de ensino no qual as mesmas se enquadram.