Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto da COVID-19 nos farmacêuticos portugueses: fadiga e exaustão emocionalPublication . Vaz, Inês Ribeiro; Serrão, Carla; Teixeira, Andreia; Castro, Luísa; Duarte, IvoneOs farmacêuticos são um dos grupos de profissionais de saúde que esteve envolvido no combate à pandemia por COVID-19 desde a primeira hora, mantendo em funcionamento um serviço essencial à população: as farmácias. Tendo em conta as lacunas que se fizeram sentir no sector no início da pandemia, fosse por falta de material de proteção individual e de desinfeção, fosse por falta de orientações claras quanto ao estabelecimento de planos de contingência, este foi um grupo muito exposto à pressão e ao escrutínio público. Importava, assim, estudar de que forma estes profissionais de saúde percecionaram a sua saúde mental durante este período, para que no futuro sejam delineadas estratégias para a sua proteção.
- Recognizing Emotions through Facial Expressions: A Largescale Experimental StudyPublication . Dores, Artemisa Rocha; Barbosa, Fernando; Queirós, Cristina; Carvalho, Irene P.; Griffiths, Mark D.Experimental research examining emotional processes is typically based on the observation of images with affective content, including facial expressions. Future studies will benefit from databases with emotion-inducing stimuli in which characteristics of the stimuli potentially influencing results can be controlled. This study presents Portuguese normative data for the identification of seven facial expressions of emotions (plus a neutral face), on the Radboud Faces Database (RaFD). The effect of participants’ gender and models’ sex on emotion recognition was also examined. Participants (N = 1249) were exposed to 312 pictures of white adults displaying emotional and neutral faces with a frontal gaze.
- Intervenção do Terapeuta da Fala, na área da alimentação, junto dos cuidadores de idosos institucionalizadosPublication . Teixeira, Cátia Patrícia Vítor; Patrício, Ana Brígida FranciscoO envelhecimento é um processo de degradação progressiva e diferencial com impacto em diferentes aspetos do dia-a-dia do idoso, sendo um deles a alimentação. O presente estudo segue uma metodologia de investigação-ação e tem os seguintes objetivos: 1) Identificar necessidades prementes dos utentes da SCMSC na área da mastigação e deglutição; 2) Intervir ao nível das necessidades identificadas: 2.1) Melhorar práticas dos profissionais intervenientes no processo de alimentação para melhorar a satisfação das necessidades dos utentes. O estudo passou por diferentes fases: recolha de dados por observação, questionários aplicados a auxiliares e idosos, avaliação da deglutição dos idosos, formação dos auxiliares, intervenção nos momentos de alimentação e reavaliação do processo. Os objetivos foram ajustados às necessidades encontradas ao longo das várias fases. A amostra total é constituída por 12 auxiliares de ação direta com idade média de 48,9 anos e 19 idosos, com idade média 81,3 anos. Nem todos os idosos participaram em todas as fases do estudo devido aos critérios de inclusão e exclusão de cada fase. No fim da intervenção, verificaram-se diferenças no modo de atuação dos auxiliares e na sua opinião relativamente aos momentos de alimentação dos idosos. Os idosos referiam melhorias na mastigação e deglutição.