Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento sedentário e atividade física em estudantes de cursos superiores - análise comparativa entre cursosPublication . Barbosa, Natália de Morais; Macedo, Rui Manuel Urbano Veiga de; Vale, Susana Maria Coelho GuimarãesÉ comum os estudantes que ingressam no ensino superior abandonarem hábitos saudáveis, devido à nova rotina adotada durante a vida académica, trocando-os por maus hábitos, tais como a ingestão de alimentos menos saudáveis, o aumento do consumo do álcool, uma tendência para a diminuição do número de horas de sono e uma tendência para a falta de participação regular em atividade física, levando a um aumento do comportamento sedentário. Averiguar e analisar o tempo gasto em Atividade Física (AF) e em comportamento sedentário (CS) entre os estudantes de duas escolas do Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação (ESE) e Escola Superior de Saúde (ESS); quantificar a percentagem de estudantes que cumprem as recomendações da AF diária e semanal de acordo com os diferentes cursos. Foi realizado um estudo observacional transversal. Foram analisados os dados de 346 estudantes do ensino superior com idades compreendidas entre 18 e 32. Os estudantes utilizaram um acelómetro modelo GT3X que permite monitorizar os níveis de AF e de CS durante 7 dias consecutivos. Utilizou-se o programa SPSS para análise dos dados. Constatámos que há diferença entre os sexos, apresentando os estudantes do sexo masculino uma média semanal de minutos de AFM, AFV, AFMV e steps superior que o sexo feminino. Porém o inverso acontece relativamente ao CS. Relativamenta às diferenças entre os cursos, verificamos que os estudantes do curso de Desporto em média passam menos tempo em CS e os estudantes do curso de biomédicas são os que despendem mais tempo em CS. Observando os valores médios semanais de AFM, AFV, AFMV e nº de passos (Steps) constatamos que apenas existem diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes do curso de Desporto e os restantes cursos (p≤0,001). Verificámos que cerca de 95% dos estudantes cumpre com as recomendações AF ≥150 min/semana e apenas 20,23% cumpre em média o número de passos diário. Independentemente dos alunos cumprirem as recomendações de AF ainda assim existe um ressalto em relação ao CS, apesar de pertencer a diferentes cursos.
- Development of new drugs in LeishmaniaPublication . Martins, Carlos Alberto Fernandes; Ferraz, Ricardo; Santarém, NunoA Leishmania é o parasita responsável por uma doença infeciosa (leishmaniose) que é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma doença tropical negligenciada. Esta doença tem um impacto mundial acentuado. Na ausência de vacinas o controlo desta doença necessita de novos fármacos para melhorar as opções terapêuticas existentes que estão longe de serem ideais. Com, isto, o grupo de investigação Parasite Disease do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo no sentido de encontrar possíveis novos fármacos. Neste sentido, foi testada a atividade biológica dos novos compostos, derivados da miltefosina, em diferentes espécies de Leishmania. Foram realizados ensaios de atividade e ensaios de toxicidade in vitro no sentido de avaliar as diferentes moléculas com base na potência e no índice de seletividade. Para melhor integração dos resultados foi também essencial a caracterização da atividade de alguns fármacos de referência contra diferentes espécies de Leishmania em estudo. Espera-se com este projeto selecionar novas moléculas promissoras com o objetivo final de identificar e desenvolver novos compostos que possam ser mais eficientes nos tratamentos da leishmaniose. Além disso, foram dados os primeiros passos na compreensão das possíveis tendências de atividade dos diferentes fármacos nas diferentes espécies/estirpes testadas. De uma forma geral os compostos mostraram-se promissores. Um dos compostos mostrou grande potencial para o desenvolvimento de fármacos contra a Leishmaniose.
- Comparação dos efeitos das ondas de choque e da radiofrequência associada ao exercício físico no tecido adiposo subcutâneo, em indivíduos do sexo feminino - estudo randomizado controladoPublication . Neves, Joana Filipa Alves das; Noites, AndreiaA adiposidade abdominal apresenta-se como um fator de risco cardiovascular. pensa-se que a combinação de ondas de choque ou radiofrequência com exercício físico aeróbio tenha um efeito positivo na diminuição do tecido adiposo subcutâneo. Analisar o efeito de sies sessões de ondas de choque ou radiofrequência associadas a um programa de exercício físico na espessura adiposa subcutânea; qual a abordagem mais eficaz; e, como se comportam os resultados obtidos 21 dias após. Estudo randomizado controlado com 36 mulheres, saudáveis e com idades entre 18 e 60 anos foram alocadas em três grupos. O protocolo de intervenção teve a duração de seis sessões com frequência bissemanal. O GE1 realizou ondas de choque combinadas com exercício físico, o GE2 radiofrequência com exercício físico e o GC realizou apenas exercício físico. Foram avaliadas no momento inicial e reavaliadas 48h a 72h após e 21 dias após o término da intervenção, as medidas antropométricas e de composição corporal e a espessura adiposa subcutânea com recurso à ecografia. Analisaram-se os resultados através dos testes ANOVA, teste t para amostras emparelhadas, Kruskal-Wallis, Wilcoxon e Friedman com nível de significância de 0,05. Analisaram-se 31 participantes na primeira reavaliação e 13 participantes 21 após a intervenção. Na primeira reavaliação, verificou-se uma diminuição significativa nos GE1 e GE2 em relação ao GC na espessura subcutânea, prega abdominal, perímetro da cintura e rácio cintura/anca, sendo que estas diferenças não foram observadas entre técnicas. Na segunda reavaliação, observou-se uma diminuição significativa entre GE1 e o GC na espessura subcutânea e prega abdominal. A associação de ondas de choque ou radiofrequência ao exercício tem um efeito benéfico superior na diminuição da espessura subcutânea em realização à realização de exercício físico isoladamente, sendo que não se encontraram diferenças entre as tecnologias.
- Competências percebidas e efetivas de alfabetização informática: um estudo de caso em uma instituição de ensino brasileiraPublication . Oliveira, Silvia Lopes de; Oliveira, Luciana Gomes de; Naves, Juliano FischerImersos em tecnologia desde o berço, aos nativos digitais são caracterizados por um estatuto de elevada proficiência digital, sem precedentes, e constituem o grupo com maior potencial para enfrentar os desafios da 4ª Revolução Industrial. No entanto, apesar da imersão tecnológica, este perfil de indivíduos carece frequentemente de competências críticas de literacia informática que é entendida como uma das componentes transversais da literacia digital, nomeadamente a relacionada com as TICs, e especificamente no que se refere às competências de utilização do processador de texto, sendo esta uma competência digital que lhes é inerente e socialmente intrínseca. Esta investigação teve como principal objetivo realizar uma autoavaliação e uma avaliação efetiva das competências críticas de literacia informática de estudantes nativos digitais, com vista à análise e comparação das competências percebidas e efetivas na utilização de processador de texto para organizar e formatar trabalhos académicos/profissionais e à relevância que lhes é atribuída. A metodologia utilizada foi um estudo de caso aplicado a uma instituição de ensino brasileira com uma amostra constituída por 142 estudantes que estão em fase de conclusão dos estudos. Na fase empírica, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados, sendo um inquérito por questionário, uma avaliação efetiva e uma pesquisa documental. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes acha que não possui domínio das competências de alfabetização informática voltada ao uso de processador de texto para formatar e organizar trabalhos. Existe uma grande parcela de estudantes com baixo nível de competências técnicas consideradas essenciais para utilizar as ferramentas do Word de maneira eficiente. Verificou-se que há deficiências básicas nas competências dos nativos digitais no seu perfil de saída da formação curricular, isto poderá impactar na vida profissional. Esta investigação oferece reforços positivos às instituições de ensino que preparam jovens para o mercado de trabalho.