Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo em torno dos possíveis benefícios da introdução da disciplina de fonética no currículo do curso básico de música, na vertente de canto líricoPublication . Esteves, Tania Oliveira; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Santos, Marta; Felgueiras, ManuelO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Canto Lírico. Depois de uma Introdução Geral, segue-se o primeiro capítulo onde é apresentada a sustentação teórica do Projeto de Investigação. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada na prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas, e onde também se faz a apresentação da instituição que aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Academia de Música Fernandes Fão. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “Estudo em torno dos possíveis benefícios da Introdução da disciplina de Fonética no currículo do Ensino Básico de Música, vertente Canto Lírico”. Este projeto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada através de uma entrevista semiestruturada a um conjunto de docentes do Canto de reconhecido mérito nacional, e de uma investigação experimental: Estudo de Caso. A investigação incidiu sobre alunos da Academia de Música Fernandes Fão, que nunca tiveram a possibilidade de ter durante o Ensino Básico de música, vertente Canto lírico, competências a nível de fonética. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas através de uma análise ao conjunto das respostas das entrevistas realizadas aos referidos professores de Canto e, também, a partir das conclusões dos resultados obtidos através do Estudo de Caso. Os resultados obtidos mostram que o estudo da fonética não terá sucesso se for esporádico, e que a introdução e a regularidade desta disciplina no âmbito do Ensino Básico de Música, na vertente Canto lírico, é crucial para uma melhoria no desenvolvimento técnico, na compreensão e na interpretação musical dos jovens alunos.
- Generation Z: Fitting Project Management Soft Skills Competencies—A Mixed-Method ApproachPublication . Magano, José; Silva, Cláudia; Figueiredo, Cláudia; Vitória, Andreia; Nogueira, Teresa; Dinis, M. A. P.Generation Z is arriving in the workforce. Do these youngsters have the skills and traits to fit project teams? This study reviews the literature concerning project management competencies and the traits that are associated with Generation Z. To deepen the understanding of its members (Gen Zers) traits, we explore the self-awareness of their profile, strengths and weaknesses with an empirical study. We used a mixed-method approach, implementing a survey on a sample of 211 college students about to enter the labor market. Comparing our survey results with the literature, we identified differences that reveal some of the lack of awareness of Gen Zers about their traits. Further analysis also revealed a significant correlation between the most highlighted Generation Z traits and essential project management soft skills, pointing to Generation Z as a promissory asset in the project management field. However, other essential project management (PM) soft skills were not grounded in personality traits. Our findings, namely the lack of awareness and association results, suggest the need for further research on educational approaches and re-thinking and targeting education and training policies that could strengthen Generation Z soft skills. Our results also suggest reflections about whether the Gen Zers traits fit the PM competencies sought by organizations.