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- Corporate governance e gestão do risco no setor bancário portuguêsPublication . Vaz, Carina de Jesus Lima; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daEsta dissertação compreende um estudo que analisa a eficácia dos mecanismos de Corporate Governance para controlar a tomada de riscos pelos bancos no mercado português. Devido à complexidade do setor bancário, as práticas de Corporate Governance são de extrema importância para monitorizar o comportamento dos gestores e, características como a estrutura acionista, composição do Conselho de Administração e auditor externo, são questões críticas para a estabilidade do sistema financeiro em Portugal. Portanto, centra-se na seguinte questão de investigação: “Uma melhor Corporate Governance associa-se a uma menor tomada de riscos pelos bancos?” Para responder a esta questão foi realizada uma análise empírica à relação entre o risco bancário e indicadores de Corporate Governance, selecionados a partir da revisão de literatura. A metodologia utilizada consiste na estimação de modelos de regressão linear múltipla para o período compreendido entre 2009 e 2018, utilizando-se dados semestrais de um painel de 10 instituições bancárias, por forma a analisar o valor explicativo dos fatores de Corporate Governance nos riscos bancários. Em termos gerais, os resultados sugerem que as boas práticas de Corporate Governance mantêm uma relação negativa com a tomada de riscos das entidades bancárias que operam no mercado português. As evidências mostram que maiores níveis de Corporate Governance, medidos por um índice agregado, associam-se a níveis de risco mais baixos. Relativamente aos testes realizados às características de Corporate Governance desagregadas, os resultados obtidos foram consistentes nuns casos (tamanho do Conselho, existência de acionistas-gestores, acionistas estrangeiros e auditor externo), associando-se a políticas de menor risco, enquanto nos restantes (acumulação de funções de Chairman e Chief Executive Officer e administradores independentes) não são conclusivos. Neste sentido, a relação destas características com a gestão dos riscos dos bancos portugueses ainda é ambígua. O objetivo complementar de testar a relação entre a Corporate Governance e o desempenho bancário, revelou que a associação negativa entre o risco bancário e a Corporate Governance acaba por contribuir para a melhoria do desempenho dos bancos.
- Expectativas versus satisfação dos clientes face aos serviços oferecidos: o caso da S. Hotels CollectionPublication . Santos, Sílvia Marisa Gomes Queiroz dos; Oliveira, Mónica; Silva, SusanaAs expectativas e a satisfação dos clientes têm estado em desenvolvimento no estudo do marketing em hotelaria. Este tema é decisivo para o bom posicionamento de um hotel relativamente à concorrência. Sendo poucos os estudos que relacionam a satisfação com as expectativas dos clientes relativamente aos serviços prestados pelo segmento dos hotéis de luxo como tendência futura, o estágio a desenvolver e o relatório subsequente têm como principal objetivo analisar e concetualizar as expectativas dos clientes face aos serviços oferecidos nos hotéis da S. Hotels Collection. É também, objetivo deste trabalho, analisar e identificar as perceções dos clientes face aos serviços e a sua relação com os colaboradores, caraterizando o mercado hoteleiro do luxo e as suas tendências futuras. Planeia-se desenvolver uma proposta para o Grupo Sonae, que detém a marca S. Hotels Collection, onde se realizará um estágio no departamento de marketing para os diversos hotéis, Porto Palácio Congress Hotel & SPA, The Artist Porto Hotel & Bistrô, The House Ribeira Hotel, Aqualuz Suite Hotel & Apartamentos e Troia Residence Apartamentos Turísticos e Moradias. Tendo em conta o crescimento do turismo em Portugal, os hotéis tiveram a necessidade de se diferenciar dos restantes utilizando estratégias de marketing em todo o tipo de segmentos. Deste modo o foco é inquirir os hóspedes dos hotéis da S. Hotels Collection e analisar as suas expectativas. Para responder aos objetivos da investigação, desenvolveu-se um estudo com uma metodologia que será quantitativa de caráter descritivo, correlacional e transversal, uma vez que se pretende realizar questionários aos clientes e aos colaboradores do grupo Sonae durante um período de tempo, onde se deseja analisar a preocupação dos colaboradores relativamente à perspetiva dos clientes nos serviços oferecidos. Participaram na investigação 330 clientes dos cinco hotéis da S. Hotels Collection, de ambos os géneros, com idade média de 46,8 anos (DP = 13,9). Todos os participantes responderam a um questionário com questões sociodemográficas e outras questões que serviram para avaliar o nível de satisfação dos diversos serviços prestados pelos hotéis. Foram também inquiridos 105 colaboradores dos cinco hotéis da S. Hotels Collection, de ambos os géneros, com idade média de 36,6 anos (DP = 10,8). Também neste questionário todos os participantes redarguiram relativamente a questões sociodemográficas e algumas perguntas direcionadas para as suas perceções relativamente aos serviços que prestam em cada unidade hoteleira. Os resultados introdutórios mostraram que os clientes da S. Hotels Collection avaliaram positivamente os serviços que lhes foram prestados nos diferentes hotéis do grupo. A relação entre o mesmo tipo de serviço prestado é significativa, ou seja, quando o cliente considera relevante a qualidade do bar, também avalia as características do restaurante. Foram também detetadas diferenças nos serviços prestados pelos diferentes hotéis do grupo. Deste modo, é possível concluir que a satisfação dos clientes é de crucial importância para os serviços prestados pelos hotéis, essencialmente no segmento de luxo. Como complemento, o mercado de luxo está a posicionar-se como tendência futura no setor da hotelaria, exigindo dos hoteleiros atenção e rigor na prestação de serviços e na qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao cliente. Pretende-se, com os resultados obtidos, criar instrumentos que possibilitem aos gestores hoteleiros melhorar a prestação dos serviços e caminhar na excelência garantindo a satisfação dos clientes e o negócio sustentável.
- Motivações para a fidelização em hotelariaPublication . Lopes, Ana Catarina Pinto; Silva, SusanaO conceito de marketing surgiu verdadeiramente no início do século XX e desde então o seu termo tem sofrido várias alterações. Dessas várias alterações surgiu o marketing relacional que é o marketing que está voltado para o relacionamento entre o cliente e a entidade proveniente de serviços ou produtos. O marketing relacional em hotelaria apareceu nas duas últimas duas décadas, quando os marketers entenderam que era mais lucrativo para o hotel manter os clientes existentes do que tentar atrair novos. Para conseguir fidelizar os clientes os marketers entenderam que estão em jogo necessários vários aspetos como, por exemplo, satisfação do cliente, valor percebido, confiança e reputação da marca, afeto à marca e os colaboradores, entre outros aspetos. A existência de poucos estudos com foco nos hotéis de 5 estrelas do Porto deu o mote para o tema da presente dissertação, tendo como objetivo geral compreender de que forma o marketing relacional atua no mercado hoteleiro no distrito do Porto. Tendo em conta os objetivos específicos pretende-se identificar as razões que levam os clientes a fidelizarem-se em hotéis de 5 estrelas, identificar o tipo de turistas que revisita o hotel, compreender a oscilação de clientes fidelizados na zona do Porto e compreender de que forma os aspetos exteriores ao hotel podem afetar as motivações dos clientes. Para a realização da presentação dissertação a metodologia utilizada foi quantitativa, transversal, explicativa e descritiva com a aplicação de um questionário por inquérito a 294 pessoas. Os resultados mostraram que a maioria das hipóteses testadas estão em concordância com os estudos previamente efetuados (qualidade do serviço, colaboradores, confiança na marca, reputação da marca, valor percebido, afeto, preferência na cadeia, serviços oferecidos, preço, satisfação do cliente, experiência turística, localização), apenas o teste que menciona o sexo dos participantes revelou uma diferença. O que permitiu determinar as variáveis que influenciam a fidelização de clientes em hotéis de 5 estrelas do Porto. Com base na pesquisa efetuada foi possível concluir que o processo de fidelização de clientes, no que concerne a hotéis de 5 estrelas em Portugal, tem de ser estudado com mais profundidade, uma vez que a características validadas são as mesmas para outro tipo de serviços e produtos. Isto significa que são necessários mais estudos para que se possa averiguar quais as características que são somente especificas para que os clientes se fidelizem aos hotéis de 5 estrelas.
- Avaliação de empresas - estudo de caso: Mota-EngilPublication . Monteiro, Rafaela Inês Pinto; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeNo âmbito da conclusão do Mestrado em Auditoria, foi realizada a presente dissertação que pretende demonstrar algumas teorias e práticas mais estudadas e desenvolvidas pelos avaliadores para realizar a avaliação de empresas. Face à competitividade global e à incerteza constante, presente no contexto empresarial, a avaliação do desempenho financeiro tem-se tornado cada vez mais importante, como apoio à tomada de decisão. Existem vários métodos de avaliação para colmatar as várias diversidades de cada empresa, sendo o Fluxo de Caixa Atualizado o mais usado. Se é verdade que existem diversos modelos alternativos, apresentados por vários autores que sustentam este processo, é importante referir que cada avaliação é única e não há uma fórmula para obter um resultado absoluto. O objeto de estudo deste trabalho diz respeito a avaliação da empresa Mota-Engil, SGPS, SA, uma empresa presente no PSI 20, principal índice da Euronext Lisbon, desde 2005. Para isso, foram utilizados os dados financeiros presentes nos Relatórios & Contas compreendidos entre 2013 e 2017. Utilizando os dados históricos e através da aplicação do modelo estatístico regressão linear, obteve-se uma projeção de dados futuros, nomeadamente da Demonstração dos Resultados, para os anos de 2018 a 2020. De forma a verificar se o modelo apresenta um grau de confiança satisfatório, foi efetuado um teste complementar, designado Teste T-Student. Apenas serão aceites as variáveis que apresentam um nível de significância estatístico.
- Cooperativas agrícolas em PortugalPublication . Duarte, Raquel Susana Teixeira da Cunha; Bandeira, Ana Maria Alves; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioO objetivo primordial desta dissertação é o estudo do regime das secções nas cooperativas agrícolas polivalentes e multissectoriais portuguesas. Especificamente, pretende-se saber se as diferentes secções das cooperativas agrícolas polivalentes e multissectoriais têm contabilidade separada. Para o efeito, fizemos uma revisão ao estado da arte e reflexão sobre a matéria escrita. As cooperativas apresentam-se como uma das famílias da economia social, setor que tem um papel preponderante na economia. Especificamente, as cooperativas agrícolas são um ramo do setor cooperativo com características próprias e, por isso, torna-se pertinente fazer um estudo jurídico e contabilístico das especificidades impostas às cooperativas agrícolas polivalentes e multissetoriais, particularizando as secções. A metodologia utilizada é qualitativa, baseando-se num estudo de caso múltiplo, através do estudo de fenómenos. Através deste método pudemos validar se, as cooperativas agrícolas polivalentes estudadas cumprem os normativos jurídicos e contabilísticos. Verificámos que existem lacunas nos estatutos e relatórios de contas das cooperativas, nomeadamente no referente às secções. Conclui-se que as cooperativas agrícolas deveriam estar enquadradas num sistema contabilístico mais apropriado às suas especificidades.
- Impacto das fusões e aquisições no desempenho e criação de valor das empresas (um estudo de caso: a fusão da REFER, E.P.E. com a EP, S.A.)Publication . Reis, Ana Catarina Barbosa dos; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeAtualmente tem-se assistido a um fenómeno crescente de Fusões e Aquisições (F&A) em todo o tipo de entidades, sendo conhecidas por proporcionarem um caminho mais rápido, flexível, eficiente e aparentemente mais seguro em termos de crescimento, inovação e expansão para novos mercados. Este tipo de práticas cria oportunidades que não estão disponíveis quando as empresas atuam de forma independente. Perante a incerteza de que tudo corra de forma vantajosa, a presente dissertação visa compreender o conceito de F&A, as motivações e motivos subjacentes à ocorrência deste tipo de estratégias, o desempenho das empresas, assim como a criação de valor das mesmas. Assim sendo, o método de análise deste trabalho baseia-se num estudo de caso que analisa a fusão entre a Rede Ferroviária Nacional (REFER, E.P.E.) com a Estradas de Portugal (EP, S.A.), tendo a sociedade incorporante sido renomeada para Infraestruturas de Portugal (IP, S.A.). Por fim, utilizaram-se indicadores económico-financeiros de forma a estudar o desempenho das empresas antes e após fusão. Deste modo, a análise financeira revela-se uma ferramenta muito pertinente, uma vez que fornece indicadores precisos que permitem efetuar um diagnóstico fidedigno da performance global da empresa. Por último, foi possível verificar que, em regra geral, este processo trouxe um desempenho bastante positivo após o processo de F&A, resultado que merecerá futuramente uma análise posterior mais cuidada e profunda.
- Os efeitos das divergências entre a fiscalidade e a contabilidade- estudo de casosPublication . Barbosa, Susana Maria de Sousa; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA contabilidade tem enfrentado desafios importantes relacionados com a globalização dos mercados, com a forte concorrência e com a inovação tecnológica. Desta forma, consideramos de extrema importância que, seja interpretada por quem gere a empresa e pelos stakeholders como um recurso que providencia informação económica empresarial útil para a tomada de decisões. O objetivo desta investigação consiste em analisar o efeito das correções fiscais segundo o preconizado no Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas no relato financeiro, no período de 2016 - 2018 e, por consequência, aferir sobre a utilidade e a qualidade da informação divulgada para a tomada de decisões. Assim, recorremos ao estudo de casos, à análise documental do quadro 07 do modelo 22, balancetes e mapas dos registos de movimentos contabilísticos das duas empresas, AL, Lda. e EE, Lda. (nomes fictícios), o que permitirá evidenciar se a influência da fiscalidade na contabilidade dessas empresas condiciona a escolha dos diferentes critérios e práticas contabilísticas e, por conseguinte, a preparação das demonstrações financeiras e se a tomada de decisões é influenciada pelos efeitos dessas divergências ou pela influência da fiscalidade na contabilidade. Dos resultados obtidos, salientamos a influência da fiscalidade na contabilização das depreciações baseada em regras definidas pela Autoridade Tributária, bem como a opção pelo regime de depreciação em quotas anuais. Destacamos, também, incoerências na elaboração da contabilidade das duas empresas em análise, principalmente no que concerne à constituição e reversão de perdas por imparidade, à anulação dos saldos das contas de terceiros e na interpretação das políticas contabilísticas. Concluímos, assim, que a informação contabilística produzida e divulgada, na qual as empresas e outras entidades, como, por exemplo, os bancos, baseiam a tomada de decisões é à partida de má qualidade, uma vez que não refletem adequadamente a posição financeira e o desempenho das empresas.