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- Métodos de contrabaixo mais utilizados em PortugalPublication . Peixoto, Tiago Manuel da Silva; Pertzborn, Florian; Azevedo, JoelO presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada que decorreu no ano letivo de 2018/2019, no Conservatório de Música do Porto. Este foi realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. No primeiro capítulo é feita uma descrição sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, instituição onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo aborda a Prática Educativa Supervisionada e o funcionamento do ano letivo. Encontra-se ainda disponível, no segundo capítulo, uma breve contextualização dos alunos, descrição das aulas supervisionadas e reflexão sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, é exposto um trabalho de investigação com o tema “Métodos utilizados pelos professores de contrabaixo em Portugal” no âmbito do ensino básico e secundário. Para o efeito, foi realizado um inquérito onde foi possível apurar quais as preferências de métodos de contrabaixo utilizados atualmente na prática pedagógica no âmbito do ensino básico e secundário.
- Implementação de uma CAATT com elaboração e integração de um processo de auditoriaPublication . Carreira, Jorge Alves; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal; Cardoso, IsabelEste projeto, no âmbito do mestrado de auditoria no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, aborda a implementação de um software de auditoria nos trabalhos da Sociedade de Revisão de Contas, Armando Magalhães & Carlos Silva, Sroc, Lda. Para a implementação do software de auditoria ser abordada, teve de ser explicado todo o processo de auditoria efetuado pelos profissionais, desde a aceitação do cliente até à certificação legal das contas. Neste relatório existem duas fases crucias, a explicação teórica e a explicação prática de todas as etapas que precisam de ser abordadas, para que o processo de auditoria fique completo. A explicação teórica aborda todos os conceitos necessários, de modo a ser feito um enquadramento teórico para leitor. Já a explicação prática é elaborada com recurso a uma auditoria financeira realizada, com a participação do autor do projeto.
- Música que canta y cuenta: relación entre música y texto en dos obras de Salvador EspasaPublication . Mateos-Aparicio, Cristina Salas; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaEste proyecto estudia la relación entre la música y el texto en dos obras, Argos y Lamentos bajo el mar, del compositor y flautista español Salvador Espasa Cháfer. Cada una de estas piezas está ligada a un relato, sin embargo, esta vinculación es muy diferente en cada una de las composiciones, así como también lo es la manera en la que fueron concebidas. A lo largo del trabajo se presentará al compositor, se analizarán ambas obras, se expondrán las historias que las acompañan, se mostrarán algunas de las técnicas extendidas más utilizadas por el autor, y sus fines pedagógicos, y se mencionarán brevemente otras obras con influencia mitológica del repertorio de flauta travesera.
- A ética e a opinião do auditorPublication . Lopes, Inês Filipa CorreiaNa sua origem, a auditoria financeira tinha como finalidade prevenir e detetar erros e fraudes cometidos pelas empresas. Atualmente, o seu papel é bem diferente, a auditoria financeira tem como objetivo comprovar que a informação contida nas demonstrações financeiras está de acordo com o estabelecido nas normas que lhe são aplicáveis. A auditoria financeira tem sido marcada, ao longo dos últimos anos, pelos vários escândalos financeiros, não só ocorridos no país como em todo o mundo. A ética profissional do auditor e a opinião emitida pelo mesmo através do relatório de auditoria financeira tem-se relevado, nos últimos tempos, um importante tema de investigação. Isto porque o relatório de auditoria financeira representa o produto final de uma auditoria externa, que se espera independente. Assim, o problema em estudo nesta investigação centra-se em perceber se a falta de ética profissional por parte do auditor influencia os seus trabalhos de auditoria e, principalmente, se existe uma relação direta entre os resultados do relatório de auditoria e a ética profissional do auditor. Para o efeito, após uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, foram realizados dois questionários, um para auditores (ROC, não ROC e auditor interno) e outro para o público em geral, para analisar a sua perceção quanto à atividade de auditoria. Após uma análise de dados, pode-se concluir que a maioria dos inquiridos do público em geral tem a perceção que se existir o fator “dependência económica” pode levar o auditor a ponderar a sua opinião a emitir. Já os auditores são da opinião que o pagamento de honorários não influência a opinião emitida, mas que devem existir parâmetros para a avaliação da independência do auditor. Por fim, foi possível concluir que os modelos em análise do presente estudo ficaram validados tanto por auditores, como pela perceção do público em geral.
- Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György KurtágPublication . Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de; Torres, Madalena Abranches de Soveral; Resende, EduardoEste relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula.