Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Viagem pelo repertório didático da viola d’arcoPublication . Paulo, Daniela Maria Pinto; Andrikopoulos, Dimitrios; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Rocha, CarinaO principal objetivo e foco deste relatório de estágio de prática de ensino supervisionado e projeto de investigação, prende-se com a prática da autora do mesmo como docente ao longo de um ano letivo consecutivo, na Academia de Música de Costa Cabral e, posteriormente na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Tal prática levou a autora à elaboração de um documento reflexivo acerca do estágio realizado, onde todas as experiências e aprendizagens advêm de tal processo. Relativamente ao projeto de investigação, este surgiu, pois, a autora deste trabalho sentiu a necessidade de uma investigação sobre os métodos usados pelos diversos docentes da zona norte do país e utilizados em vários níveis de estudo, criando assim uma fotografia deste momento temporal. Finalmente, e na ausência de uma aproximação educativa relacionada com a música contemporânea, a autora pediu algumas obras didáticas a três compositores Portugueses para serem utilizadas, explorando assim alguns novos caminhos no ensino da Viola d´ Arco.
- A otimização do estudo de escalas no violinoPublication . Silva, Sara Cristina Oliveira; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Lidegran, SuzannaO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo incide sobre a prática educativa e as aulas supervisionadas no Conservatório do Porto. O segundo capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido na Academia de Artes de Chaves, nomeadamente sobre a otimização do estudo de escalas, havendo sessões intensivas ao longo do ano letivo. As conclusões desta intervenção são de natureza quantitativa, num formato de estudo de caso com recolha de dados através de dois inquéritos de resposta fechada, de forma a analisar toda a evolução dos alunos ao longo do ano.
- Aplicação de um método harmónico/funcional na abordagem a uma partitura de harpaPublication . Febbi, Veronica; Silva, Pedro Alexandre Sousa e; Vázquez Salvi, Angélica MercedesEste trabalho consiste na criação, experimentação e discussão dos resultados de um método harmónico/funcional destinado a facilitar a leitura do reportório tonal na harpa. Este método pretende complementar à didática tradicional da harpa por exemplo Grossi (1986), Bochsa (1976), Al- berti (1977), Salzedo (1921), Naderman (1800), mais voltada para desenvolvimento técnico e desenvolvimento da qualidade sonora do harpista do que a questões de linguagem musical, adaptando-se à fase da formação em que o aluno se encontra. Pretende também observar e automatizar alguns processos comuns no repertório tonal, de forma a evitar uma relação com a partitura baseada numa descodificação cansativa nota a nota, com o objetivo de alcançar uma compreensão mais global do texto musical.
